Browsing by Issue Date, starting with "2014-10"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Desempenho do coordenador de departamento curricular e supervisão pedagógicaPublication . Abreu, Alice do Céu dos Santos; Cardoso, Ana Paula; Rocha, JoãoO presente estudo debruça-se sobre a perceção dos professores acerca do desempenho do Coordenador de Departamento Curricular na atual organização escolar portuguesa e sobre alguns fatores que podem influenciar esse mesmo desempenho. A metodologia utilizada enquadra-se no contexto de uma investigação de caráter descritivo e transversal, com a aplicação de um inquérito por questionário. Atendendo às características desta investigação, selecionámos uma amostra de conveniência, relativamente à proximidade geográfica e à exequibilidade do estudo, procurando abranger todos os professores dos vários departamentos curriculares, de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. A informação recolhida foi sujeita a análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados obtidos indicam que, relativamente ao desempenho do Coordenador de Departamento Curricular, os docentes valorizam a promoção da articulação entre os professores do próprio departamento curricular com outros departamentos, o incentivo à reflexão sobre as práticas docentes e à abertura à mudança e inovação. Consideram também que o Coordenador de Departamento Curricular deve promover o trabalho colaborativo, bem como gerar e partilhar conhecimentos. Os professores consideram ainda que os fatores que podem influenciar de forma negativa o desempenho do cargo são a elevada carga letiva atribuída ao coordenador e a consequente falta de tempo para responder a todas as solicitações que o cargo exige. Relativamente à formação especializada em supervisão pedagógica, de todos os professores inquiridos, apenas os educadores de infância consideram que este é um fator que pode influenciar positivamente o desempenho do cargo. Dada a escassez de estudos neste âmbito, as conclusões desta investigação podem contribuir para o maior conhecimento sobre a figura do Coordenador de Departamento Curricular, as suas funções enquanto líder e supervisor e a sua influência no desenvolvimento do trabalho da escola enquanto organização, uma vez que este é um cargo de gestão intermédia relativamente recente na estrutura escolar portuguesa.
- Indoor environmental quality of classrooms in Southern European climatePublication . Almeida, Ricardo; Freitas, VascoThe indoor environmental quality within a classroom is linked to the health, comfort and performanceof students. It is well established that there are classroom environments where indoor environmentalquality is poor. Therefore, the rehabilitation of school buildings is assumed as an appropriate strategy.Consequently, some countries have sponsored nationwide programs for the rehabilitation of school build-ings, whose result has been, in some cases, other than the expected. Classrooms performance in serviceconditions must be evaluated and, from the results, optimized solutions should be established and care-fully designed and executed to have the desired effect. Thus, a research project was defined, aiming toassess the impact of retrofit on the indoor environmental quality of school buildings. The methodologyused included the in situ measurement of temperature, relative humidity, carbon dioxide concentrationand ventilation rates. A total of 24 classrooms of 9 school buildings (2 non-retrofitted and 7 recentlyretrofitted) were studied. A long term monitoring was defined with three measurement campaigns:winter, mid-season and summer conditions, each with three weeks length. The results confirmed thatnon-retrofitted schools need to improve their indoor environmental conditions and in retrofitted build-ings mechanical ventilation systems are not being used, with important consequences on the indoor airquality.
- A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Isabel da Conceição Gomes Mendes; Gomes, Cristina Azevedo; Gonçalves, NelsonO presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.
- A compreensão de textos literários : estratégias de intervenção na sala de aulaPublication . Miragaia, Etelvina Maria Dinis; Balula, João Paulo RodriguesEsta dissertação relaciona-se com a didática da leitura, dada a importância capital que assume na vida dos indivíduos na sociedade atual. Ler é compreender e requer do leitor um papel ativo na construção do significado do texto. Os programas da disciplina de Português refletem estas preocupações dada a ênfase no domínio da leitura e no desenvolvimento de estratégias de leitura no Ensino Básico. Com este estudo pretende-se: 1) caraterizar a compreensão na leitura dos alunos em textos literários, ao iniciarem o 5.º ano de escolaridade; 2) melhorar a compreensão na leitura dos alunos do 5.º ano de escolaridade, em textos literários, através do ensino explícito de estratégias de leitura. Numa primeira fase, avaliamos o nível de desempenho dos alunos em tarefas de compreensão na leitura, através da aplicação de uma prova de leitura aos alunos que iniciam o 5.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, implementamos uma intervenção didática em duas turmas do 5.º ano, destinada ao ensino explícito de estratégias de leitura visando a melhoria dos níveis de compreensão. Na terceira fase, avaliamos a modificação de comportamentos dos alunos relativamente ao desempenho em atividades de compreensão na leitura. Utilizamos a metodologia de investigação-ação. Na avaliação quantitativa dos efeitos da intervenção, consideramos os resultados dos alunos nas variáveis: compreensão literal, inferencial, crítica e reorganização. No tratamento estatístico, recorremos a testes não paramétricos. Os resultados mostram que após a intervenção se verificam ganhos em todos os domínios, ainda que no literal não sejam estatisticamente significativos. Estes resultados permitem-nos concluir que o ensino sistemático de estratégias de leitura desenvolve a compreensão nos domínios analisados e constitui uma alternativa metodológica para a educação literária.
- O impacto da utilização de propostas didáticas de história da matemática nas aprendizagens da grandeza comprimento por alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cunha, Ana Rita Ferreira da; Menezes, Luís; Martins, Ana PatríciaResumo Este relatório de investigação é realizado no âmbito do mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação, que está integrada no Instituto Politécnico de Viseu. Este trabalho é realizado tendo por base dois propósitos. Por um lado, pretende-se analisar e refletir acerca das práticas adotadas no estágio das áreas curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, salientando o que foi feito em ambos os níveis de ensino e as competências pedagógicas que foram sendo adquiridas durante todo este processo. Por outro lado, procura perceber-se, através de uma investigação, o impacto da inserção de propostas didáticas relativas à História da Matemática na aprendizagem de conteúdos relativos à grandeza comprimento por uma turma de alunos do terceiro ano do 1.º ciclo do ensino básico, numa escola da rede pública, situada na região de Viseu. O estudo mostra que a integração de propostas didáticas relativas à grandeza comprimento influencia de forma positiva a aquisição de aprendizagens dos alunos. Assim, é feita uma análise e reflexão acerca das competências por mim adquiridas durante este período de tempo. Este relatório de investigação permitiu melhorar a minha capacidade crítica e reflexiva, fundamentais para a profissão docente, bem como competências relativas à investigação, que muito influenciam na prática de um docente. A investigação permite ainda refletir acerca das práticas adotadas, permitindo alterar práticas menos adequadas, substituindo-as por escolhas mais favoráveis à aprendizagem dos alunos.
- A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física: A realidade de Volta Redonda/RJPublication . Severino, Cláudio; José Miranda Gonçalves, Francisco; Darido, SurayaA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a visão dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de Educação Física em ambiente escolar. Participaram da pesquisa docentes das instituições públicas e privadas do município de Volta Redonda/RJ/Brasil em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo com análise de conteúdo e, como procedimento de coleta de dados, foram entrevistados sessenta docentes que opinaram acerca da questão investigada. Verificou-se a realidade do desenvolvimento do basquetebol não somente na condição de conteúdo das aulas da Educação Física, mas também numa dimensão que transpõe os limites escolares, onde o esporte representa significativo papel na sociedade. Ações conjuntas no sentido de oportunizar o crescimento do basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física podem representar um caminho para a descrição da sua aplicação em todos os contextos, embora não se deva abrir mão da relevância da disciplina no cenário escolar em favor da obtenção de resultados em competições esportivas.
- A Software Architecture for Dynamic Enhancement of Soundscapes in GamesPublication . Pires, Durval; Alves, Valter; Roque, LicinioDespite an emerging interest in the application of dynamic computer music systems to computer games, currently there are no commonly accepted approaches to empirically evaluating game music systems. In this paper we pose four questions that researchers could assess in order to evaluate different aspects of a game music system. They focus on the music's effect on the game playing experience (whether the music leads to a more enjoyable experience, and whether it affects the player in the intended way during the game), and how the music itself is perceived (whether it reaches a certain aesthetic standard, and whether it accurately conveys the intended narrative). We examine each of these questions in turn, for each one establishing a theoretical background as well as reviewing and comparing relevant research methodologies in order to show how it could be addressed in practice.
- Patterns of Play in the Counterattack of Elite Football Teams - A Mixed Method ApproachPublication . Sarmento, H.; Anguera, MT.; Pereira, A.; Marques, C.; Leitão, J.This study aimed to detect and analyse regular patterns of play in football teams during their offensive phase, through the combination of the sequential analysis technique and semi-structured interviews of experienced first League Portuguese coaches. The sample included 36 games (12 per team) of the F.C. Barcelona, Internazionalle Milano, and Manchester United teams that were analysed through sequential analysis with the software SDIS-GSEQ. Based on the detected patterns, semi-structured interviews were carried out with 8 expert high-performance football coaches. Data were analysed through the content analysis technique using the software Nvivo 9. The detected patterns of play revealed specific characteristics of different philosophies of play. Through the performed content analysis we could observe that coaches interpreting play patterns mainly based their opinions on tactical-strategic and tactical-technical aspects, and on the characteristics of the players on their team. On the other hand, consideration was given to three of the main evolutionary trends of play/soccer practice, which focus on the development of exercises that cover: i) the connection between the four play moments (offensive/defensive organization and transitions); ii) the pre-programmed ball possession recovery; iii) the execution of set pieces.
- Percepção dos profissionais de saúde sobre as boas práticas de higiene das mãosPublication . Tinoco, Carla Anjos Veloso; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: A higiene das mãos constitui uma medida efectiva na prevenção da transmissão cruzada de infecção e acreditamos ser um importante Indicador de Segurança e Qualidade dos Cuidados. As mãos dos profissionais de saúde são o veículo mais comum na transmissão de microrganismos, no entanto existe uma fraca adesão às boas práticas. Enfermeiros e Médicos lavam as mãos menos de metade das vezes que deveriam (OMS, 2009). Objectivos: Avaliar a percepção dos profissionais de saúde sobre as boas práticas de higiene das mãos. Avaliar a flora microbiana das mãos dos profissionais de saúde. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa, descritivo, correlacional, realizado entre Julho e Setembro de 2013, nos Serviços de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Serviço Médico (Cardiologia/Pneumologia) e Serviço Cirúrgico (Ortopedia) do Hospital de Braga. Resultados: A maioria dos inquiridos considera muito importante a prática da higiene das mãos. São os assistentes operacionais que consideram maior esforço gasto na prática da higiene das mãos. No entanto, são os enfermeiros que assumem maior representatividade ao nível muito elevado de adesão. Os factores relatados como os que mais condicionam a adesão à prática da higiene das mãos são: Esquecimento (47.8%), Superlotação ou falta de pessoal (44.9%) e As necessidades do doente terem prioridade (44.5%). Por sua vez, os factores considerados como os que menos condicionam são: Falta de conhecimento (6.1%), Formação sobre higiene das mãos ineficaz (11.0%) e Assistência ao doente em quarto não isolado (12.7%). Quanto ao estudo microbiológico das mãos dos profissionais e consequente número de unidades formadoras de colónias, os testes revelam que as diferenças são estatisticamente significativas (H=9.684;p00.008) entre os profissionais que não realizaram a higiene das mãos (PM=24,98) e os que utilizaram a fricção anti-séptica na sua higienização (PM=11,25). Conclusão: A higiene das mãos é uma medida incontestável para a redução microbiana das mãos dos profissionais de saúde e a sua importância é reconhecida pela maioria dos inquiridos. É basilar compreender os factores relatados como os que mais condicionam a prática da higiene das mãos, para que possam ser determinadas estratégias efectivas que contribuam para o seu cumprimento. Palavras Chave: Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde, Boas práticas de higiene das mãos.
- Competência dos alunos em SBV : Estudo comparativo entre o 9º ano e o 12º ano de escolaridadePublication . Gala, Clifton Rodrigues; Ribeiro, Olivério de PaivaEnquadramento: O SBV tem por objetivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber pedir ajuda e saber iniciar, de imediato, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até que possa ser instituído o tratamento médico adequado e, eventualmente, se restabeleça a ventilação e circulação. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos em SBV dos alunos; ministrar o conteúdo teórico-prático para a competência em SBV; determinar a relação de um programa de formação acreditado pelo INEM e a aquisição da competência para realizar o algoritmo SBV; identificar os fatores que influenciam a aquisição da competência: idade, escolaridade, sexo, área de estudos e contexto social. Métodos: Estudo analítico, descritivo-correlacional, transversal, utilizando metodologia quantitativa para testar as questões de investigação, propondo-se a avaliar o nível de conhecimentos dos alunos do 9º e do 12º ano e a aquisição de competências para realizar manobras de SBV. Inclui um questionário com questões gerais a visar a caracterização sociodemográfica dos alunos; do agregado familiar; para avaliar a formação e os conhecimentos, em SBV, dos alunos. Para avaliar as competências dos alunos, uma grelha de avaliação (instrumento INEM). Resultados: O ano de escolaridade (U=5588,5; p=0,026) e o fato de os alunos terem formação prévia em SBV (U=409,5; p=0,009) mostram relação significativa com a aquisição de competências em SBV. Todas as outras variáveis em estudo não influenciam nos conhecimentos ou aquisição de competências. Conclusão: Deve ser implementada a formação em SBV aos alunos do 12º ano. A média final de classificações foi 17,49 (Dp=1,278). Para além de serem idades significativas no desenvolvimento cognitivo, 94,4% expressaram a necessidade de formação em SBV. PALAVRAS CHAVE: Suporte Básico de Vida, Conhecimentos, Competências.