Repository logo
 
Publication

Práticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centro

dc.contributor.advisorMartins, Emília
dc.contributor.advisorMagalhães, Cátia
dc.contributor.authorBatista, Vanessa Alexandra Correia
dc.date.accessioned2018-05-03T10:34:02Z
dc.date.available2018-05-03T10:34:02Z
dc.date.issued2017-11-10
dc.description.abstractO programa ACT aborda temas relacionados com a Educação Parental e visa ajudar os pais a melhorarem a educação que oferecem aos seus filhos de modo a proporcionar um ambiente saudável e seguro. O presente projeto teve como objetivo principal a avaliação da implementação do Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros – junto de 6 pais que se encontravam numa Comunidade de Inserção e de 4 pais inseridos na comunidade. De modo a responder aos objetivos e questões de estudo adotou-se a metodologia quantitativa e utilizou-se o questionário de avaliação do programa ACT, numa aplicação pré e pós-teste. Os resultam apontam um aumento nos estilos parentais dos participantes e no desenvolvimento infantil, das quatro dimensões avaliadas, entre a aplicação do pré e do pósteste. Apesar deste aumento, não há diferenças significativas em nenhuma das dimensões avaliadas.pt_PT
dc.description.abstractThe ACT program addresses issues related to Parental Education and aims to help parents improve the education they offer their children in order to provide a safe and healthy environment. This project was aimed at assessing the implementation of the ACT Program - To Educate Children in Secure Environments - With 6 parents in a community insertion and inserted four parents in the community. In order to answer the objectives and study questions the quantitative methodology was adopted and the evaluation questionnaire of the ACT program was used in a pre- and posttest application. The results indicate an increase in parenting styles of the participants and child development, the four dimensions evaluated, between the application of pre- and post-test. Despite this increase, no significant differences in any of the measured dimensions.pt_PT
dc.identifier.tid201908859pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4907
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEstilos Parentaispt_PT
dc.subjectProgramas Baseados em Evidênciapt_PT
dc.subjectPrograma ACTpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectParenting Stylespt_PT
dc.subjectEvidence-Based Programspt_PT
dc.subjectACT Programpt_PT
dc.titlePráticas educativas positivas : aplicação do programa de educação parental (ACT) na região centropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final Vanessa Batista - Programa ACT (1).pdf
Size:
4.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: