dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Abrantes, José Luís | |
dc.date.accessioned | 2016-12-29T10:51:20Z | |
dc.date.available | 2016-12-29T10:51:20Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | “O segundo capítulo – “Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundário” – de Manuela Ferreira, Ana Paula Cardoso e José Luís Abrantes, continua de certa forma esta discussão, ao identificar variáveis influentes no êxito académico dos estudantes no ensino secundário. Este tema é tanto mais importante se tivermos presente que este ciclo de ensino tem registado taxas de abandono e de insucesso massivas, tendo recentemente atravessado uma profunda mudança em Portugal, com a expansão da escolaridade obrigatória e do ensino profissional. A partir de um inquérito a estudantes do ensino secundário, os autores mostram como alguns fatores são importantes para a perceção da aprendizagem e o rendimento académico, tais como o sentimento de pertença à escola, a motivação intrínseca para o curso, a “conscienciosidade” e a autoestima, a interação dos discentes e com os docentes. Trata-se, pois, de um estudo que identifica fatores promotores do sucesso escolar que não têm sido abordados no debate público e nas orientações governamentais, mas que são certamente relevantes para o desenho de políticas educativas mais eficazes e equitativas” (Veloso e Abrantes, 2013, p. 3). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8536-28-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3554 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editora Mundos Sociais | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Variáveis preditoras | pt_PT |
dc.title | Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundário | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/FSE%2FCED%2F83466%2F2008/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 58 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar | pt_PT |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.familyName | Abrantes | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | José Luís | |
person.identifier | R-000-QS4 | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.ciencia-id | 8E14-FE20-06DA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0565-7207 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | G-8134-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 17342132100 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication | 36d5fb0b-9354-4a7b-9660-0aa0b5431c1e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isProjectOfPublication | 5e6f27e9-4ffb-4cd9-80dc-dd255dccfa8d | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 5e6f27e9-4ffb-4cd9-80dc-dd255dccfa8d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Introdução-Sucesso escolar-Cap.2.pdf
- Size:
- 177.12 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: