Browsing by Issue Date, starting with "2013-12"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- The Terminal Value (TV) Performing in Firm Valuation: The Gap of Literature and Research AgendaPublication . Reis, Pedro; Augusto, MárioThe uncertainty about the future of firms must be modeled and incorporated in the valuation of enterprises outside the explicit period of analysis, i.e., in the continuing or terminal value (TV). There is a multiplicity of factors that influence the TV of firms which are not being considered within current evaluation models. This aspect leads to the incurring of unrecoverable errors, thus leading to values of goodwill or bad will far away from the substantial value of intrinsic assets. As a consequence, the evaluation results will be presented markedly different from market values. There is no consensus in the scientific community about the method of computation of the TV as a forecast in an infinite horizon. The size of the terminal, or non-explicit period, assumed as infinite, is never called into question by scientific literature, or the probability of business bankruptcy. This paper aims to promote a study of the existing literature on the TV, to highlight the fragility of the evaluation models of companies that have been used by the academic community and by financial analysts, and to point out lines for future research to minimize these errors.
- Seringais de Histórias: Trajetórias sociais, conflitos, socialidades e vivências no Vale do JuruáPublication . Araújo, Jordeanes do NascimentoResumo Este ensaio procura refletir a respeito da experiência social de ex-seringueiros enquanto contadores de histórias e “causos” no Vale do Juruá, uma vez que, para além de evocar uma identidade distinta, o contador juruaense marca uma socialidade – um imaginário e um “ver o mundo” – inextricavelmente marcado pela presença de uma memória rica e pela complexidade do imaginário amazônico.
- Tecnologia de Games e Reabilitação Virtual: Adaptação do Software Labview para Captura de Dados do Wii Balance BoardPublication . Romano, Rosangela; Raia, Fábio; Dias, Igor; Blascovi-Assis, SilvanaResumo O objetivo do presente trabalho foi discutir e demonstrar a adaptação do software LabView para leitura e quantificação dos dados gerados a partir do acessório Wii Balance Board, com foco na avaliação do equilíbrio estático. Foram utilizados o acessório Balance Board (BB), do Nintendo Wii Fit, um notebook, o programa LabView versão 11.0, e um software ajustado em sua programação especificamente para o uso do BB. A captura dos dados com o uso do LabView ocorreu durante a avaliação do equilíbrio estático de 80 crianças em idade escolar, entre os 7 e os 14 anos, utilizando-se o acessório BB como instrumento. Os dados gerados pelo equipamento foram trabalhados posteriormente para organização da forma de captura. Para este estudo foi realizada uma calibração através de testes para verificação das grandezas envolvidas no processo de medidas dos deslocamentos dos Eixos X e Y e dos sensores left, right, top e bottom no BB. Para a interpretação dos dados gerados pelo feedback do BB, foi utilizado e adaptado um software livre operado pelo programa LabView 11.0. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram que o equipamento acessório BB pode ser utilizado como instrumento de coleta de dados para o equilíbrio estático em crianças e adolescentes. Este modelo de avaliação pode fornecer dados precisos, tal qual outros equipamentos considerados como padrão ouro para medidas de equilíbrio, como a plataforma de força, em um contexto lúdico e com menor custo de implementação.
- A Espiral do Pensamento Mítico em duas Tragédias: De Nelson Rodrigues a PoePublication . Gonçalves, Antônio; Alves, DaniellaResumo O artigo centra-se nas linhas de reflexão estrutural dentro do universo literário, mais precisamente no conto “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe e na peça mítica de Nelson Rodrigues, “Anjo Negro”. Estão em causa autores vinculados a movimentos estéticos e literários específicos, que inscrevem a sucessão de acontecimentos históricos de suas narrativas em gêneros distintos. O objetivo consiste em investigar as facetas de similaridades das obras. Mesmo tendo sido produzidas por impulsos intelectuais diferentes, o conto e a peça apresentam uma filiação à antinomia fundante do pensamento mítico. Ambas as composições não somente criam dualismos, como também os repetem na tessitura histórica estabelecida em cada uma das narrativas, num movimento semelhante ao de uma espiral. Constatam-se também as características universais e universalizantes dos textos, na medida em que não existe uma delimitação espacial e temporal definida.
- Curso Mathematico da Academia Real de Marinha, de 1779 a 1837Publication . martins, ana patríciaA Academia Real de Marinha (ARM), fundada no Reinado de D. Maria I, em 1779, foi a primeira das três academias criadas no último quartel do século XVIII no Reino de Portugal e Domínios Ultramarinos proporcionando formação científica para o acesso a profissões militares. Em 1782/83 é criada a Academia Real dos Guardas Marinhas (ARGM) e em 1790 a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho (ARFAD). Aquando da reforma do ensino de Manuel da Silva Passos (Passos Manuel), a ARM dá lugar à Escola Politécnica (EP) e a ARFAD à Escola do Exército, ambas criadas em 1837. Em 1845 é fundada a Escola Naval, sucedendo à ARGM. A ARM não era uma escola militar e, contrariamente ao que sugere a sua denominação, não formava em exclusivo para os destinos da Marinha. Foi a primeira escola que teve à sua responsabilidade a formação científica de indivíduos que se destinavam à Marinha, pela frequência do Curso Mathematico (CM), e a partir de 1807, substituiu a ARGM nessa função. Francisco de Borja Garção Stockler (1759-1829) dá conta que, por ocasião da criação da ARM, o ensino da Navegação em Portugal, assim como os estudos militares, estavam aquém do nível desejável, pretendendo-se da ARM o superar dessas deficiências ([2], pp. 69-70).
- Criação artística multidisciplinar "Projeto ComUnidade"Publication . Leite, Márcia Figueiredo Vieira; Leitão, MadalenaCom este Trabalho de Projeto pretendeu-se a criação de um espetáculo multidisciplinar com a comunidade. Na parte teórica foram desenvolvidas as noções essenciais inerentes ao trabalho artístico com a comunidade. Para além disso, foram descritas as memórias de todo o processo criativo. Por fim, são expostas e analisadas as entrevistas realizadas a uma amostra dos participantes no projeto. O objetivo é descrever de modo coerente as aprendizagens e o sentido crítico desenvolvido ao longo do percurso deste trabalho. Com isso, o trabalho permite uma análise reflexiva e abre espaço para o desenvolvimento das várias competências que se propõem neste mestrado.
- Bertolt Brecht (1898–1956).Vida e ObraPublication . Cunha, Vasco Soares de Oliveira
- Determinants of Terminal Value in the Evaluation of Companies: A Panel Data Approach to the Context of European Companies.Publication . Reis, Pedro; Augusto, MárioThe uncertainty of the future of a firm has to be modelled and incorporated into the evaluation of companies outside their explicit period of analysis, i.e., in the continuing or terminal value considered within valuation models. However, there is a multiplicity of factors that influence the continuing value of businesses which are not currently being considered within valuation models. In fact, ignoring these factors may cause significant errors of judgment, which can lead models to values of goodwill or badwill, far from the substantial value of the inherent assets. Consequently, these results provided will be markedly different from market values. So, why not consider alternative models incorporating life expectancy of companies, as well as the influence of other attributes of the company in order to get a smoother adjustment between market price and valuation methods? This study aims to provide a contribution towards this area, having as its main objective the analysis of potential determinants of firm value in the long term. Using a sample of 714 listed companies, belonging to 15 European countries, and a panel data for the period between 1992 and 2011, our results show that continuing value cannot be regarded as the current value of a constant or growth perpetuity of a particular attribute of the company, but instead be according to a set of attributes such as free cash flow, net income, the average life expectancy of the company, investment in R&D, capabilities and quality of management, liquidity and financing structure.
- Valorização da expressão e educação físico motora pelos professores do 1º ciclo do ensino básico em S. João da MadeiraPublication . Alves, Cláudia da Costa; Figueiredo, Abel, orient.O trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo estas constituídas por uma parte de análise à prática decorrida nos dois últimos semestres do Curso de Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e uma parte que recai numa investigação sobre a Valorização da Expressão e Educação Físico Motora nos professores do 1º Ciclo do Ensino básico (1º CEB). A investigação decorreu no Conselho de S. João da Madeira com professores do 1º ciclo das escolas básicas públicas da cidade. Nesta investigação para além de uma pesquisa documental foram também utilizados inquéritos por questionário, onde, os resultados e conclusões apresentam uma incoerência por parte dos professores entre o que pensam e o que realmente operam.
- A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infânciaPublication . Lourenço, Joana Andreia Pinto; Ribeiro, AntónioOs jogos são um recurso didático importante para a construção de conhecimentos, habilidades e competências. Através da sua utilização, as crianças são estimuladas a utilizar o raciocínio e a criatividade na resolução de problemas, bem como a desenvolverem a sua comunicação. O jogo é uma atividade fundamental na vida das crianças e, por esse motivo, assume grande importância na educação pré escolar, devendo ser considerada pelo educador de infância nas suas propostas de tarefas. Pelos motivos atrás mencionados, pretende-se com este trabalho discutir o papel que o jogo assume no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como no desenvolvimento de competências, quer sejam matemáticas ou pessoais, com crianças em idade pré escolar. Esta investigação tem como objetivo primordial conhecer as conceções dos educadores de infância sobre a importância do jogo nas atividades matemáticas, e de que modo é que estas se articulam com as suas práticas. Dada a natureza deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de matriz qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso, tendo-se recorrido a instrumentos e técnicas de recolha de dados baseados em entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados da investigação apontam no sentido de que o jogo é, neste nível etário, essencial para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento de certas competências, como sejam matemáticas ou pessoais, entre elas, o raciocínio, a comunicação e a resolução de problemas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »