Repository logo
 
Publication

Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2021-11-02T09:54:57Z
dc.date.available2021-11-02T09:54:57Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA centralidade do estudante no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem é, desde há muito, reconhecida como fundamental no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham a autonomia no seu cerne. Tal centralidade continua a instituir-se enquanto desafio, mormente face à diversidade de contextos em que participamos, bem como à necessidade de respeitar a sua singularidade. Conhecer as representações dos estudantes sobre os conteúdos programáticos das unidades curriculares que frequentam reveste-se, pois, de crescente relevância no âmbito de uma pedagogia para a autonomia enquanto arena de reconstrução de conhecimento partilhado. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é refletir sobre a relevância do conhecimento das representações dos estudantes sobre a escrita criativa e a importância das dimensões que pode assumir em contexto académico para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Participaram 54 estudantes do 3.º ano da licenciatura em Comunicação Social de uma instituição de ensino superior portuguesa, inscritos na unidade curricular de Escrita Criativa. Os instrumentos de recolha de dados foram três reflexões realizadas pelos estudantes no início, a meio e no final da unidade curricular. A investigação realizada possibilitou inferir que o processo de ensino e aprendizagem pode adquirir uma dimensão transformadora quando é conferida centralidade às representações dos estudantes. Estes valorizaram o seu papel na reconstrução de processos de ensino e aprendizagem, redescobrindo, ao longo do percurso, o caráter multifacetado da escrita criativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPráticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia. In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.) Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp.429-452). València: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Valènciapt_PT
dc.identifier.isbn978-84-09-27401-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6856
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de Valènciapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEscrita criativapt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.titlePráticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogiapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceValènciapt_PT
oaire.citation.endPage452pt_PT
oaire.citation.startPage429pt_PT
oaire.citation.titleFormas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superiorpt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce Helena Morgado Raimundo
person.identifier.ciencia-id9012-9535-91C4
person.identifier.scopus-author-id57201314223
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capítulo.pdf
Size:
9.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format