Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.99 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A centralidade do estudante no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem é, desde há muito, reconhecida como fundamental no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham a autonomia no seu cerne. Tal centralidade continua a instituir-se enquanto desafio, mormente face à diversidade de contextos em que participamos, bem como à necessidade de respeitar a sua singularidade. Conhecer as representações dos estudantes sobre os conteúdos programáticos das unidades curriculares que frequentam reveste-se, pois, de crescente relevância no âmbito de uma pedagogia para a autonomia enquanto arena de reconstrução de conhecimento partilhado. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é refletir sobre a relevância do conhecimento das representações dos estudantes sobre a escrita criativa e a importância das dimensões que pode assumir em contexto académico para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Participaram 54 estudantes do 3.º ano da licenciatura em Comunicação Social de uma instituição de ensino superior portuguesa, inscritos na unidade curricular de Escrita Criativa. Os instrumentos de recolha de dados foram três reflexões realizadas pelos estudantes no início, a meio e no final da unidade curricular.
A investigação realizada possibilitou inferir que o processo de ensino e aprendizagem pode adquirir uma dimensão transformadora quando é conferida centralidade às representações dos estudantes. Estes valorizaram o seu papel na reconstrução de processos de ensino e aprendizagem, redescobrindo, ao longo do percurso, o caráter multifacetado da escrita criativa.
Description
Keywords
Ensino superior Pedagogia Escrita criativa Estudantes Representações
Citation
Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia. In E. Chaleta, A. Ferreira e J. Beltrán (Coords.) Formas de enseñar y aprender en educación superior. Faces do ensinar e do aprender no ensino superior (pp.429-452). València: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València
Publisher
Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València