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ESEV - DCL - Capítulo em obra internacional, como autor

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  • “Nas abreviaturas do imenso:” espaços ficcionais da opressão em Uma longa viagem, de Daniel Chambers
    Publication . Melão, Dulce; Carneiro, Fabianna Simão Bellizzi; Borges Filho, Ozíris
    Os relatos de viagens alimentados e atravessados pela violência, pela opressão e pelo medo são perturbadores. A literatura infantojuvenil que tem como cerne deslocações forçadas, suscitadas pela guerra, é matéria-prima de relevo para tal reflexão, dado poder espelhar uma panóplia de emoções que eclodem em circunstâncias adversas. Neste capítulo, damos voz a uma das obras que o corrobora: Uma longa viagem (CHAMBERS, 2018), da autoria de Daniel Chambers, com ilustrações de Federico Delicado. No âmbito da análise realizada, primeiramente, buscam-se deambulações do olhar nos limiares da narrativa, neles atentando para dar a ler trajetos peritextuais ancorados na página e fora dela. Em seguida, procede-se ao mapeamento do medo e do desalento que transbordam em distintos microespaços da obra, seguindo o referencial teórico da topoanálise (BORGES FILHO, 2007) e analisando “espaços do medo” (BOLLNOW, 2019) que emergem da névoa e da escuridão que permeiam a longa viagem narrada. A par de tais linhas norteadoras, indagam-se modos de estar em tempos e espaços associados à “modernidade líquida” explanada por Bauman (2013). Ganhando alento nessa transitoriedade, a terceira parte desta reflexão propõe um mergulho na margem como desvio, oscilação e promessa de múltiplas conotações e vozes que o espaço projeta. As considerações finais apontam para a fecundidade dos sentidos do espaço na obra em análise, bem como para a sua atualidade na sociedade hodierna – em movimento vivaz que acolhe mobilidades.
  • Grafias dos peritextos no livro-álbum: propostas de travessias nas (entre)linhas de O rosto da avó
    Publication . Melão, Dulce
    Os peritextos adquirem, no livro-álbum contemporâneo, estatuto de particular relevo, nomeadamente pela sua condição de travessia e de instabilidade que ampara e inquieta os leitores. Embora estudos de distinto escopo e profundidade tenham possibilitado ir desvendando o seu relevo e a sua versatilidade, a permanente evolução das formas de encarar a leitura convoca, hoje, novos modos de os redescobrir. Face ao referido, nesta reflexão, apoiada no aparato conceptual de Gérard Genette no que aos peritextos diz respeito, em diálogo com as características do livro-álbum contemporâneo, procuramos entrelaçar leituras do limiar com o papel que os leitores nele vão desempenhando, revisitando modos de estar na Literatura e, por consequência, formas de nos repensarmos enquanto viajantes que continuamente reaprendem a olhar e a escutar, de forma atenta e crítica. Para o cumprimento dos objetivos traçados, tomamos como matéria da nossa análise o livro-álbum O Rosto da Avó, de Simona Ciraolo, cruzando-o, sempre que tal consideremos pertinente, com linhas de reflexão que abrigam, também, outros espaços liminares. Concluímos que, neste livro-álbum, os limiares que repetidamente se reabrem aos olhos dos leitores lhes possibilitam uma experiência de leitura plasmada de reinícios inquietos que muito contribuem para que o aparato peritextual se assuma como inseparável do texto, envolvendo-o, e gerando cumplicidades plurais com os leitores.
  • Práticas plurilíngues e estratégias de leitura num programa de intercompreensão em línguas para surdos
    Publication . Lúgaro, Carolina; Araújo e Sá, Maria Helena; Silva, Ana Isabel; Limberger, Bernardo Kolling; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Klein, Angela Ines
    As interações comunicativas na sociedade contemporânea são moldadas na base da multimodalidade e do multilinguismo e multiculturalidade aos quais os indivíduos são expostos. Essa realidade se refete em sala de aula, onde tem aumentado o interesse pelas perspectivas plurais no ensino de línguas, visando a preparar os estudantes para uma participação cidadã ativa e crítica neste mundo globalizado, instável e complexo (De Carlo; Anquetil, 2019; Lúgaro et al., 2022).
  • The value of historical knowledge through challenging mathematical tasks
    Publication . Menezes, Luís; Costa, Ana Maria
    Learning mathematics does not simply mean acquiring/developing a set of content knowledge. It also means being able to solve problems, think mathematically and communicate ideas with others. If we think about the mathematics taught to prospective mathematics teachers, the study of the nature of mathematical knowledge, mathematical processes and their historical development is fundamental to their future teaching practice. To achieve this goal, we designed a formative experience in which were proposed challenging, historically framed mathematical tasks to prospective mathematics teachers who teach in the early years (Kindergarten and Primary). In this setting, the study aims to understand how challenging mathematical tasks, which bear upon historical context, contributed to student learning in terms of understanding: the nature of mathematics; the historical development of mathematical knowledge and the processes by which it is developed; mathematical concepts and their modes of representation. The study applies a qualitative and interpretive methodology with the participation of 45 prospective teachers who recently enrolled in the undergraduate programme. The data comes from student resolutions, individual reflections, observations and field notes. The results reveal that as a corollary to working with challenging mathematical tasks framed historically, students have developed their knowledge of mathematics and the nature of mathematical knowledge. They understand the value of problem solving towards an improvement of their historical knowledge and in the development of some fundamental mathematical concepts taught in the initial school years, such as number, operation, regularity, geometric objects.
  • Active foreign language learning practices in higher education: the perspectives of the actors
    Publication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Pereira, José; Fidalgo, Susana
    The digital age and Generation Z are key features within the current panorama of teaching-learning practices in higher education and drive innovative student-centred strategies, oriented towards the reality of the labour market. The article describes an experience of pedagogical activation carried out through project-based learning using digital tools, with undergraduate Media Studies students of the School of Education in Viseu (Portugal), towards the acquisition of skills in French and English, during the academic year 2021-2022. The objective was to renew teaching practices, so as to foster greater student motivation on the part of forthcoming media professionals, by enhancing their competences and confidence with concern to spoken and written interaction within the context of foreign languages for specific purposes. The dynamics of learning combined with authentic contexts and digital tools, encourages teachers to rethink their methodology and objectives, in order to be more innovative. One accounts for the chosen strategy and the various steps followed, evaluates the path of both students and teachers, analyses the benefits, the drawbacks and the impact in terms of acquired skills and concludes with reflections for forthcoming work projects.
  • Looking into Foreign Languages and Multimodal Creativity as a Tool for Pedagogical Innovation in Higher Education: The JASM Project - Open Window onto the World
    Publication . Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro Da; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana; Delplancq, Véronique
    The innovation of pedagogical practices is a challenge currently faced by higher education, in which the student is the main actor in the learning process. The aim of this project is to develop collaborative work, using multimodality in communication, adapted to the professional context, as a strategy to foster the learning of foreign languages. The JASM project ([Janela aberta sobre o mundo].Open Window onto the World: Foreign Languages, Multimodal Creativity and Pedagogical Innovation in Higher Education), developed by a multidisciplinary team, rests upon an active learning dynamic based on projects, through the creation of digital narratives focused on the linguistic and cultural diversity of a city in Beira Alta, Viseu. The use of several action-research approaches allowed students of the undergraduate course in media studies at the School of Education in Viseu to develop a multilingual and multicultural awareness, in a creative, collaborative, and interdisciplinary environment.
  • Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso
    Publication . Melão, Dulce; Balula, João Paulo
    Esta reflexão é norteada pelo objetivo principal de indagar modos de reconstrução de práticas de leitura que favoreçam o cultivo de hábitos de leitura de futuros professores. O referencial teórico do estudo contempla: i) a relação entre a formação de leitores e os hábitos de leitura; ii) o crescimento de práticas de mediação da leitura; iii) o relevo concedido ao livro, no âmbito da Educação Literária e suas repercussões em contexto educativo. No que se refere à metodologia, optou-se por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso, assentando numa visão holística da realidade, com ênfase em processos plurissignificativos que pudessem reverberar as práticas de cuidado partilhadas. O estudo teve lugar no 1.º semestre de 2021/2022, na unidade curricular de Formação de Leitores, integrando o plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, de uma instituição de ensino superior politécnico sediada em Portugal. Os participantes foram nove estudantes do sexo feminino, a totalidade dos inscritos na unidade curricular. Os instrumentos de recolha de dados foram constituídos por nove reflexões individuais, resultantes dos itinerários percorridos ao longo da unidade curricular, e quatro planificações de projetos de mediação da leitura, realizados em grupo, tendo como público-alvo alunos do 2.º CEB. Globalmente, o estudo contribuiu para ilustrar como modos de ler instigam modos ser, aí ganhando renovado destaque os hábitos de leitura na atualidade, a exigir permanente e vigilante atenção. Tal poderá contribuir para agilizar o crescimento da compreensão da Educação para a Cidadania Global (ECG), no respeitante ao iluminar de gestos de empatia que possam augurar a tão necessária Paz.
  • "Espaços do feminino e geografias urbanas nos contos de Alice Munro".
    Publication . Relvas, Susana Rocha; Costa Lopes, Ana Maria; Amante, Susana; Sardo, Anabela
    Considerada “mestre do conto contemporâneo”, a canadiana Alice Munro, galardoada com inúmeros prémios, incluindo o Nobel da Literatura em 2013, explora nos seus contos o universo feminino, jovens e mulheres que habitam os arredores de Ontário ou o Lago Huron. Este estudo visa analisar nos contos “Comboio”, “Fugida” e “Miles City, Montana”, os diferentes espaços, físicos ou psicológicos, onde se movem as personagens femininas, entre a cidade e o campo, e de que modo estes espaços as moldam, limitam ou transcendem. Parte-se das teorias elaboradas por Marc Augé (2012) e de Michel Foucault (1994), de forma a decifrar em que medida os não lugares, tal como os definiu Augé, se podem subitamente revelar espaços outros/heterotópicos, como os designa Foucault. Não menos importante para a análise do percurso espacial das personagens se assume a obra de Yi Fu-Tuan (1977), onde os conceitos de topofilia e topofobia são dilucidados de forma clara. Last but not least, interessa perceber de que forma as noções de topofilia e topofobia imbricam com a noção de topofrenia recentemente elaborada por Robert Tally Jr. (2018).
  • Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia
    Publication . Melão, Dulce; Macário, Maria João
    O presente estudo é norteado pelo objetivo de compreender de que modo a literatura para a infância pode ser tela propiciadora de motivação para a leitura, de estudantes futuros profissionais da Educação, contribuindo para fazer germinar percursos autónomos, visando a fruição na leitura. Para tal, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes deste estudo foram vinte e três estudantes inscritos na unidade curricular de Literatura para a Infância I, no ano letivo de 2020/2021, integrando o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior politécnico portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados foram 23 reflexões integradas no Portefólio elaborado pelos estudantes, entregue no final da unidade curricular. O convite feito aos estudantes para a leitura integral de dois livros-álbum e as partilhas em sala de aula que daí resultaram permitiram-nos compreender que a literatura para a infância estimula a motivação para a leitura, tendo repercussões positivas nas abordagens didáticas que os futuros profissionais da Educação terão junto dos seus públicos.
  • Práticas de escrita criativa no ensino superior: redescobrindo caminhos da pedagogia
    Publication . Melão, Dulce
    A centralidade do estudante no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem é, desde há muito, reconhecida como fundamental no âmbito do desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham a autonomia no seu cerne. Tal centralidade continua a instituir-se enquanto desafio, mormente face à diversidade de contextos em que participamos, bem como à necessidade de respeitar a sua singularidade. Conhecer as representações dos estudantes sobre os conteúdos programáticos das unidades curriculares que frequentam reveste-se, pois, de crescente relevância no âmbito de uma pedagogia para a autonomia enquanto arena de reconstrução de conhecimento partilhado. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é refletir sobre a relevância do conhecimento das representações dos estudantes sobre a escrita criativa e a importância das dimensões que pode assumir em contexto académico para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso múltiplo. Participaram 54 estudantes do 3.º ano da licenciatura em Comunicação Social de uma instituição de ensino superior portuguesa, inscritos na unidade curricular de Escrita Criativa. Os instrumentos de recolha de dados foram três reflexões realizadas pelos estudantes no início, a meio e no final da unidade curricular. A investigação realizada possibilitou inferir que o processo de ensino e aprendizagem pode adquirir uma dimensão transformadora quando é conferida centralidade às representações dos estudantes. Estes valorizaram o seu papel na reconstrução de processos de ensino e aprendizagem, redescobrindo, ao longo do percurso, o caráter multifacetado da escrita criativa.