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Pontes de pedra: estudo de um caso prático

dc.contributor.advisorRouxinol, Gilberto Antunes Ferreira
dc.contributor.authorCordeiro, Pedro Nuno Morgado Marques
dc.date.accessioned2015-01-14T10:56:25Z
dc.date.available2015-01-14T10:56:25Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.date.submitted2015-01
dc.description.abstractAs pontes em arco de alvenaria de pedra representam um tipo de construção muito utilizado no passado para complementar o traçado de vias de comunicação. Através das pontes a passagem de peões e veículos de tração animal entre as margens de rios foi assim possibilitada. Com a evolução do conhecimento e com a introdução de novos materiais como o aço e o betão armado foi-se conseguindo vencer vãos cada vez maiores, com menos mãode- obra e menos tempo para a sua execução. Apesar de hoje em dia a construção de pontes em arco de alvenaria de pedra ter-se quase extinguido, as existentes apresentam boa estabilidade permitindo assim ainda o seu uso. Desta forma as gerações atuais e futuras têm a responsabilidade de garantir a sua manutenção e seu bom funcionamento. Com o presente trabalho pretende-se realizar uma inspeção a uma ponte em arco de alvenaria de pedra, nomeadamente, a Ponte Românica de Salzedas situada no concelho de Tarouca em, Portugal, bem como avaliar a sua capacidade de carga. Para tal, foram utilizadas fichas de inspeção da autoria de Morais (2012) e um programa computacional baseado no método dos elementos discretos desenvolvido por Rouxinol (2007) – o LFE-MEDM. Para visitar a ponte foi realizado um protocolo entre a Câmara Municipal de tarouca e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV). Para a utilização do método dos elementos discretos realizou-se um estudo de sensibilidade a certas formulações e valores ou constantes que o programa incorpora, designadamente, tipo de formulação, valores de incrementos de carga, valor da rigidez de contacto normal entre elementos discretos e tipo de amortecimento. O estudo permitiu a determinação da combinação ou modelo que melhor se adequa – execução em menos tempo possível e resultados viáveis.por
dc.description.abstractABSTRACT: The arched bridges of stone masonry construction represent a type widely used in the past to complement the layout of roads. Trough bridges the passage of pedestrians and horse-drawn vehicles between the riverbanks was thus secured. With the evolution of knowledge and the introduction of new materials such as steel and reinforced concrete was up getting beat spans, with less labor work and less time to implement. Although nowadays the construction of masonry arch bridges almost extinguished, the existing ones exhibit good stability thus allowing its further use. Thus the current and future generations have the responsibility to ensure its maintenance and proper functioning. With this work we intend to perform an inspection to an arched bridge of stone masonry, including the Romanesque Bridge Salzedas located in the municipality of Tarouca in Portugal, as well as accesses their capacity. LFE-MEDM - for such inspection sheets authored by Morais (2012) and a computer program based on the method of discrete elements developed by Nightingale (2007) were used. To visit the bridge, a protocol between the Municipality of Tarouca and the School of Technology and Management Viseu (ESTGV) was performed. For the use of the method of discrete elements carried out a study of sensitivity to certain values formulations or constants that incorporates, inter alia, type of formulation, the load increment, normal stiffness value between discrete contact elements and type damping. The study allowed the determination of the combination or model that best fits - running in less time possible and reliable results.por
dc.identifier.tid201028093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2519
dc.language.isoporpor
dc.subjectPontes em arcopor
dc.subjectElementos discretospor
dc.subjectAlvenaria de pedrapor
dc.subjectModelação numéricapor
dc.subjectCarga de colapsopor
dc.titlePontes de pedra: estudo de um caso práticopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Engenharia Civilpor
thesis.degree.levelMestre em Engenharia de Construção e Reabilitaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Construção e Reabilitaçãopor

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