Publication
Nas entrelinhas da literatura para a infância: diálogos entre o português e matemática
dc.contributor.author | Macedo, Márcia | |
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T10:05:33Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T10:05:33Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O livro-objeto tem vindo a adquirir importância crescente no âmbito da literatura para a infância, associando o seu caráter multifacetado à capacidade de promover vínculos de perene afeição com os leitores, solicitando, de modo generoso, a sua participação. O formato pop-up privilegia, fortemente, tal participação, e proporciona o desvelar de experiências sensoriais que tornam a leitura particularmente prazerosa. Nesse sentido, nesta comunicação procura-se articular a literatura para a infância com a aprendizagem da Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud (2015). Foram traçados os seguintes objetivos : i) apurar a sensibilidade estética dos alunos, através da exploração sensorial do livro-álbum, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) construir, em contexto de sala de aula, com os alunos, um livro-objeto, compreendendo as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, de modo a incrementar a sua criatividade e imaginação, por meio da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações; iii) conhecer as conceções dos docentes relativamente à inclusão do livro-objeto no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O referencial teórico do artigo contempla: i) o relevo da literatura para a infância no entrelaçamento do Português com a Matemática; ii) as potencialidades do livro-objeto e a sua relevância na atualidade. Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Optou-se por uma abordagem de carácter qualitativo que incluiu, no âmbito dos instrumentos de recolha de dados utilizados, a observação participativa, os diários de bordo e entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora, no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. O caráter tridimensional e a materialidade do livro pop-up possibilitaram a criação de pactos de leitura inusitados que revelaram o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado. Os espaços representados contribuíram fortemente para tal fruição, reabrindo outros modos de ler. As representações das docentes revelaram a necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Macedo, M., Melão, D. & Menezes, L. (2024). Nas entrelinhas da literatura para a infância: diálogos entre o português e matemática. In Ramos, A. M., Rodrigues, C. & Lopes, M. J. (Orgs.) 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature: Books for changing the world. Book of Posters (pp. 30-30). Universidade de Aveiro. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8464 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.subject | Livro-objeto | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Português | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | Nas entrelinhas da literatura para a infância: diálogos entre o português e matemática | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.title | 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature: Books for changing the world | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Dulce Helena Morgado Raimundo | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.ciencia-id | 9012-9535-91C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57201314223 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 |