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  • Nas entrelinhas da literatura para a infância: diálogos entre o português e matemática
    Publication . Macedo, Márcia; Melão, Dulce; Menezes, Luís
    O livro-objeto tem vindo a adquirir importância crescente no âmbito da literatura para a infância, associando o seu caráter multifacetado à capacidade de promover vínculos de perene afeição com os leitores, solicitando, de modo generoso, a sua participação. O formato pop-up privilegia, fortemente, tal participação, e proporciona o desvelar de experiências sensoriais que tornam a leitura particularmente prazerosa. Nesse sentido, nesta comunicação procura-se articular a literatura para a infância com a aprendizagem da Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud (2015). Foram traçados os seguintes objetivos : i) apurar a sensibilidade estética dos alunos, através da exploração sensorial do livro-álbum, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) construir, em contexto de sala de aula, com os alunos, um livro-objeto, compreendendo as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, de modo a incrementar a sua criatividade e imaginação, por meio da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações; iii) conhecer as conceções dos docentes relativamente à inclusão do livro-objeto no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O referencial teórico do artigo contempla: i) o relevo da literatura para a infância no entrelaçamento do Português com a Matemática; ii) as potencialidades do livro-objeto e a sua relevância na atualidade. Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Optou-se por uma abordagem de carácter qualitativo que incluiu, no âmbito dos instrumentos de recolha de dados utilizados, a observação participativa, os diários de bordo e entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora, no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. O caráter tridimensional e a materialidade do livro pop-up possibilitaram a criação de pactos de leitura inusitados que revelaram o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado. Os espaços representados contribuíram fortemente para tal fruição, reabrindo outros modos de ler. As representações das docentes revelaram a necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição.
  • Humor in mathematics teaching
    Publication . Menezes, Luís; Ribeiro, António; martins, ana patrícia; Santos vasconcelos gomes, Helena; Delplancq, Véronique; Balula, João Paulo; Matos, I. A.; Oliveira, A. M.; Viseu, F.; Flores, P.
    HUMOR: OUR VIEW FOR MATHEMATICS TEACHING Our assumptions and context. Process humor and be able to produce is clearly a sign of intelligence, revealing, when done well, complex reasoning. Humor has an important social role, assuming as a cognitive experience that as well as creating a sense of well-being, predisposes people to work and can improve the productivity of that work. Mathematics is a discipline in which the reasoning occupies a very prominent place, both as a science as a school area. At the same time, students' interest for mathematics is not always the same and some have initially not very favorable feelings (Toh, 2009; Wanzer, Frymier & Irwin, 2010). Recent curriculum changes to the teaching of mathematics have been, in most countries of the world, showing the need for students to develop skills of critical nature, such as communication, thinking and problem solving along with the acquisition of mathematical knowledge. Also in Portugal, it is claimed the importance of promoting learning that combine the construction of mathematical knowledge with its use, when performing mathematical tasks and communicating mathematical ideas and mathematical reasoning. In the early years of schooling, corresponding to primary education in many countries, the use of texts such as short stories or comics, from which we can develop challenging mathematical tasks, is reported in the literature as having potential to promote learning specified in curricular documents (Wanzer, Frymier., & Irwin, 2010). In particular, some texts focus on mathematical topics in a humorous way and to be understood, students must develop their mathematical competence. The development of mathematical tasks from stories and other humorous presents big challenges to teachers (Flores & Moreno, 2011). Our questions. In this context, we put some questions: Primary teachers use in their classes tasks or situations that present, in a humorous way, mathematical ideas? What resources do they use? Also: How to select, adapt or build texts and tasks which have, in a humorous way, mathematical ideas with didactic potential for education in the early years of schooling? If the resources for this purpose have been produced and if teachers have been sensitized for their use, are they able to integrate them in their classes? Our intentions. This research project seeks to address these questions, focused on: (i ) assessment of teachers’ practices and underlying knowledge, resources available for the use of texts with mathematical ideas presented in a humorous way; (ii) selection, adaptation and construction of mathematical tasks from texts that present, in a humorous way, mathematical ideas with didactic potential in education for the early years of schooling; and ( iii ) integration and use, by primary school teachers, of texts that present , in a humorous way, contexts for the teaching of mathematics. So, the project is organized into three tasks and as a methodological design that combines qualitative elements with quantitative elements, the first one prevailing.