Repository logo
 
Publication

Identificação de emoções e sentimentos : estudo exploratório com alunos do ensino básico

dc.contributor.authorAparício, Graça
dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorRibeiro, Olivério
dc.contributor.authorAmaral, Odete
dc.contributor.authorCruz, Carla
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.date.accessioned2020-06-01T14:33:17Z
dc.date.available2020-06-01T14:33:17Z
dc.date.issued2020-03
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a competência de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico na identificação e diferenciação de emoções e sentimentos. Métodos: Estudo exploratório de corte transversal, desenvolvido no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental com referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Foi realizado com uma amostra de conveniência constituída por 101 crianças/ adolescentes. Foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e o Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos. Este é um inventário de auto-relato que avalia a capacidade das crianças/ adolescentes identificarem e diferenciarem emoções e sentimentos, partindo de situações quotidianas. É composto por 15 itens que correspondem a 15 situações. A aplicação do questionário decorreu em sala de aula, após uma breve explicação do seu funcionamento e esclarecimento de dúvidas. No tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS versão 24.0) e efetuada análise descritiva e analítica, considerando-se para análise dos testes o Intervalo de Confiança (IC) a 95% (significância p<0,05). Resultados: Os alunos tinham entre 9 e 15 anos de idade e a maioria (27,7%) frequentava o 8º ano de escolaridade. Globalmente identificam poucas emoções e sentimentos, numa média de 13,36 pontos para um score máximo de identificação emocional de 39, sendo que em média identificam mais emoções e sentimentos positivos (5,11 pontos) do que negativos (4,33 pontos) e neutros (3,91 pontos). Para todas as dimensões os valores médios são mais elevados no sexo feminino e nos alunos de 14 anos, mas apenas significativos em algumas das diferenciações emocionais (p<0,05). Conclusão: Os resultados encontrados vão ao encontro de investigações nesta área, concluindo-se que as crianças e adolescentes apresentaram fraca capacidade de identificação e diferenciação de emoções, evidenciando contudo maior capacidade de diferenciação emocional positiva do que negativa e/ou neutra. Verificou-se ainda que existem maiores competências de diferenciação e identificação emocional no género feminino e que essas competências aumentam com a idade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Objective: To assess the competence of students from Grade 5 to 10 of elementary and high school to identify and differentiate emotions and feelings. Methods: This was cross-sectional, exploratory study, carried out during the Project “MaiSaúdeMental” (More Mental Health), at the referall CENTRO-01-0145-FEDER-023293, and developed in Escola Superior de Saúde of Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. This was a convenience sample including 101 children/adolescents. A questionnaire for sociodemographic characterization and an Inventory to Identify Emotions and Feelings were used. This self-reporting inventory evaluated the capacity of children/adolescents to identify and differentiate their emotions and feelings, based on everyday situations. The questionnaire was composed of 15 items that correspond to 15 situations. The questionnaire was applied in the classroom, after a short explanation on how it worked and clarifi cation to questions of participants. Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS version 24.0) was used for data process, and a descriptive and analytical assessment was performed. The 95% confi dence interval for the tests analysis was considered signifi cant (p<0.05). Results: The students were aged between 9 and 15 years old, and the majority (27.7%) was attending grade 8. In general, students identifi ed few emotions and feelings, a mean score of 13.36 points for a maximum score of 39 of emotion identifi cation, whereas on average they identify more positive emotions and feelings (5.11 points) than negative (4.33 points) or neutral (3.91 points). In all dimensions, mean values were higher in female students and in 14-year-old students, but slightly signifi cant for some emotion differentiations (p<0.05). Conclusion: The results found corroborate with investigations in this area. Children and adolescents have poor capacity to identify and differentiate emotions, although they show greater capacity to differentiate positive emotions rather than negative or neutral emotions. We also observed that female students have more competence to differentiate and identify emotions, and these competences increase with age.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAparício, G., Ferreira, M., Campos, S., Ribeiro, O., Amaral, O., Cruz, C. ... Martins, R. (2020). Identificação de emoções e sentimentos: Estudo exploratório com alunos do ensino básico. Acta Paulista de Enfermagem, 33, 1-7. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0057pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0057pt_PT
dc.identifier.issn0103-2100
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6277
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherActa Paulista de Enfermagempt_PT
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-023293pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100405pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectInstituições Académicaspt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectSaúde Mentalpt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAdolescentpt_PT
dc.subjectSchoolspt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectMental healthpt_PT
dc.titleIdentificação de emoções e sentimentos : estudo exploratório com alunos do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeIdentifying emotions and feelings : exploratory study with elementary and high school studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleActa Paulista de Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameFerreira Aparício Costa
person.familyNameFerreira
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNamePaiva Ribeiro
person.familyNameAmaral
person.familyNameCRUZ
person.familyNameDuarte
person.familyNameMartins
person.givenNameMaria da Graça
person.givenNameManuela
person.givenNameSofia
person.givenNameOlivério
person.givenNameOdete
person.givenNameCARLA MARIA
person.givenNameJoão
person.givenNameRosa Maria
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-idA414-FF47-02A7
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.ciencia-idC51C-7906-19ED
person.identifier.ciencia-idFE1A-0209-472D
person.identifier.orcid0000-0001-6149-062X
person.identifier.orcid0000-0002-8452-2222
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0001-7396-639X
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6074
person.identifier.orcid0000-0002-7897-0424
person.identifier.orcid0000-0001-7082-8012
person.identifier.orcid0000-0001-9850-9822
person.identifier.ridN-1236-2013
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.ridN-6975-2013
person.identifier.scopus-author-id56109028400
person.identifier.scopus-author-id54795093700
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id54795027800
person.identifier.scopus-author-id21743088900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdba6a69a-ab41-4f4e-9791-5d3b4d44c041
relation.isAuthorOfPublicationb3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567
relation.isAuthorOfPublicationd077b2de-97fa-43c6-9081-fae1a3f87acc
relation.isAuthorOfPublication5fbf7bfa-a458-4b0f-9cd2-8a75242cdb9b
relation.isAuthorOfPublication316ef179-9817-41ea-afd1-5a684d596eed
relation.isAuthorOfPublication9317368d-deea-4341-949e-54243dcf2be6
relation.isAuthorOfPublication83958e9b-89ef-418a-929a-1e734b4204f3
relation.isAuthorOfPublication93a3ed80-3547-4c10-84a8-96e614aefe46
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery316ef179-9817-41ea-afd1-5a684d596eed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1982-0194-ape-33-e-APE20190057.x45416.pdf
Size:
819.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format