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- Estudo comparativo da perceção de resiliência por pais e crianças adolescentesPublication . Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Duarte, João; Silva, Ernestina; Cunha, Madalena; Bica, Isabel; Albuquerque, Carlos; Cabral, LídiaObjetivo: Caracterizar a auto-perceção de resiliência das crianças e adolescentes; analisar as diferenças na perceção dos pais e sua relação com algumas variáveis de contexto sociodemográfico. Métodos: Estudo transversal realizado no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental, numa amostra não probabilística de conveniência de 567 crianças e adolescentes, 50,6% do sexo feminino, idade entre 9-17 anos (média=12,40; Dp= 1,59 anos) de escolas do ensino básico da região centro de Portugal e 592 pais (média idade=40,43 anos; Dp= 2,58 anos). Utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e a subescala Internal Assets do Healthy Kids Resilience Assessment Module (versão 6.0), adaptada à população Portuguesa por Martins (2005), composta por 18 itens e seis dimensões. Resultados: Das crianças / adolescentes 78,8% moravam com os pais. Dos progenitores a maioria tinha entre 40 e 41 anos. A resiliência foi classificada como moderada por 47,8%, das crianças / adolescentes, numa distribuição idêntica pelos pais. O test-t mostrou que as crianças têm uma auto-percepção mais positiva de resiliência, face à percepção dos pais, com diferenças significativas em todas as dimensões (p <0,000). Os pais mais jovens têm uma perceção mais positiva da resiliência dos filhos, mas apenas significativa na empatia (p = 0,036) e resolução de problemas (p = 0,001). A resiliência diminuiu significativamente com o aumento da idade e escolaridade e foi mais elevada em crianças que vivem com os pais. Conclusão: Os resultados do estudo evidenciam diferenças entre a perceção de resiliência nas crianças e pais, sendo esta influenciada por características sociodemográficas.
- Hazelnuts: a valuable resourecePublication . Guiné, Raquel; Correia, PaulaHazel (Corylus avellana L.) nutshell is one of the most consumed and most appreciated nut fruit all over the world. It is believed to have constituted a basic food in early prehistory, in temperate zones of the globe, such as for example Europe. Presently the hazelnut production is mainly concentrated on the Black Sea coast of Turkey, but other countries are also important producers, like for example Portugal, situated on the western Europe, in the Iberian Peninsula. The objective of this talk is to make a review about the worldwide importance of hazelnut, their usages, including gastronomic and industrial applications, as well as some ways that allow adding value to this fruit, making it an even more valuable resource. The advantages include higher income for produces, lower environmental impacts and valorisation of residues improving sustainability and providing valuable products for consumers and/or ingredients to incorporate into those products.
- Identificação de emoções e sentimentos : estudo exploratório com alunos do ensino básicoPublication . Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Ribeiro, Olivério; Amaral, Odete; Cruz, Carla; Duarte, João; Martins, RosaObjetivo: Avaliar a competência de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico na identificação e diferenciação de emoções e sentimentos. Métodos: Estudo exploratório de corte transversal, desenvolvido no âmbito do Projeto MaiSaúdeMental com referência CENTRO-01-0145-FEDER-023293, desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Foi realizado com uma amostra de conveniência constituída por 101 crianças/ adolescentes. Foi utilizado um questionário de caracterização sociodemográfica e o Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos. Este é um inventário de auto-relato que avalia a capacidade das crianças/ adolescentes identificarem e diferenciarem emoções e sentimentos, partindo de situações quotidianas. É composto por 15 itens que correspondem a 15 situações. A aplicação do questionário decorreu em sala de aula, após uma breve explicação do seu funcionamento e esclarecimento de dúvidas. No tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS versão 24.0) e efetuada análise descritiva e analítica, considerando-se para análise dos testes o Intervalo de Confiança (IC) a 95% (significância p<0,05). Resultados: Os alunos tinham entre 9 e 15 anos de idade e a maioria (27,7%) frequentava o 8º ano de escolaridade. Globalmente identificam poucas emoções e sentimentos, numa média de 13,36 pontos para um score máximo de identificação emocional de 39, sendo que em média identificam mais emoções e sentimentos positivos (5,11 pontos) do que negativos (4,33 pontos) e neutros (3,91 pontos). Para todas as dimensões os valores médios são mais elevados no sexo feminino e nos alunos de 14 anos, mas apenas significativos em algumas das diferenciações emocionais (p<0,05). Conclusão: Os resultados encontrados vão ao encontro de investigações nesta área, concluindo-se que as crianças e adolescentes apresentaram fraca capacidade de identificação e diferenciação de emoções, evidenciando contudo maior capacidade de diferenciação emocional positiva do que negativa e/ou neutra. Verificou-se ainda que existem maiores competências de diferenciação e identificação emocional no género feminino e que essas competências aumentam com a idade.
- Hazelnut Storage at Controlled Conditions with Different Packaging MaterialsPublication . Correia, Paula; Filipe, Ana; Ramalhosa, Elsa; Guiné, RaquelThe nutritional and organoleptic quality of hazelnuts can be greatly influenced by storage conditions. The aim of this study was to evaluate the effect of vacuum packaging and raffia bags on the physicochemical characteristics of hazelnuts, both in shelled and unshelled (kernel) fruits when stored under controlled conditions of temperature (25ºC) and relative humidity (65%), simulating the average annual conditions of a tropical country. The following properties were evaluated: moisture, water activity (aw), color and fat oxidative stability, both in the initial sample and also after 6 and 12 months of storage. After 6 months, the gradual degradation of the shelled and without shell (kernel) hazelnuts stored in the raffia bags was clear and they were completely damaged at the end of 12 months of storage. There was a decrease in the initial values of water activity and moisture content (being 0.76 and 8.1% respectively) in the first 6 months of storage. The aw varied significantly after 6 months, between 0.60 and 0.71 in the samples packed in raffia. The moisture of vacuum packed fruits decreased from 6 to 12 months, reaching values between 4.3% and 4.8%. As far as color is concerned, there were generally no significant variations in the L *, a * and b* coordinates during storage in the hazelnut shell or kernel. Fat stability decreased over the shelf life, with a marked decrease in the first 6 months for hazelnuts in raffia bags and after 6 months for vacuum packed ones, with vacuum packed hazelnuts showing higher oxidative stability. From this study it can be concluded that vacuum packaging allows the best preservation of hazelnuts, with color being the least affected property. Both packaging and length of storage influence the quality of the hazelnuts.
- GROUP WORK METHODOLOGY IN THE DIFFERENT SUBJECT AREAS OF PRIMARY EDUCATION FROM TEACHERS AND STUDENTS’ PERSPECTIVEPublication . Santos, Joana; Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Costa Lopes, Ana MariaGroup work is a methodology that allows the student to learn in interaction with his/her peers, through active involvement and participation in the teaching-learning process. However, this teaching practice isn’t always welcome by all teachers, as it implies a pedagogical organization that contrasts in many ways to the traditional teaching model. In addition, there is still no common understanding of the age at which it should be implemented or of the actual benefits it can provide to students. Bearing this assumption in mind, our goal was to find out more about teachers and students’ perspectives on group work methodology and how it should be used in the different subject areas of primary education. Our main research objectives were to understand the importance attached to this methodology, the subjects in which this methodology is most frequently implemented, the subjects where students work better in group, and the kind of training in group work methodology received by teachers. A questionnaire was applied in three School Groupings located in Viseu (centre region of Portugal) to a sample composed of 42 primary teachers and to their 4th grade students (218 students). 4th grade was the school year selected because students had already developed group work assignments before. Consequently, they were able to reflect on that past practice. The data obtained showed that group work is felt to be particularly important, both to teachers and students. Differences are quite significant when it comes to express how often that methodology is implemented in the classroom, though. Environmental Studies, Physical Education, and Dramatic Expression are the subject areas where teachers claim to use this methodology on a more regular basis. It should also be noted that more than half of the teachers admit they had no training whatsoever in the field of group work. The conclusions of this study indicate that a more frequent use of this methodology in primary education is beneficial, and highlight the clear need to invest in teacher training, namely in a training plan that focuses on the organization and development of group work in the classroom as a means to improve pedagogical action.
- Increased risk of hepatitis E virus infection in workers occupationally exposed to sheepPublication . Mesquita, João; Santos-Ferreira, Nanci; Ferreira, Ana S.; Albuquerque, Carlos; Nóbrega, Carmen; Esteves, Fernando; Cruz, Rita; Vala, Helena; Nascimento, Maria S. J.Hepatitis E virus (HEV) is an enteric RNA virus from the family Hepeviridae with five genotypes (genotypes 1–4 and 7) known to infect humans. HEV infection is known to have a zoonotic swine origin in industrialized countries. The role of pigs and wild boars as major reservoirs for human infection is today well-established; however, the list of new animal reservoirs is ever-expanding as new HEV strains are continuously being found in a broad host range. The recent detection of HEV in sheep stools brings concerns on the possibility of HEV transmission from these animals to humans, particularly in those occupationally exposed. The present work investigated the potential occupational risk of HEV infection in shepherds and sheep milk cheesemakers—workers occupationally exposed to ovine (WOEOs; N = 96)—from a region of the Centre of Portugal (‘Serra da Estrela’) based on the differences of anti-HEV IgG seroprevalence rates between these professionals and the general population (N = 192). The presence of HEV-specific antibodies in sheep (N = 90) from the same region was also evaluated. The HEV seroprevalence in WOEOs (29.3%) was found to be significantly higher (p = .0198) when compared with population controls (16.1%) which suggests an increased risk for HEV infection in these workers. HEV-specific antibodies were also found in 16.6% of the studied sheep showing that HEV circulates in these animals. Further studies are needed to confirm the zoonotic potential of sheep HEV.
- Literacia em saúde em cuidados paliativos : influência das variáveis sociodemográficas e de satisfação da família com os cuidados prestadosPublication . Lima, Sílvia Rodrigues de; Ribeiro, Olivério de Paiva; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A satisfação das famílias com os cuidados prestados aos doentes é considerada um importante indicador da qualidade dos mesmos, onde o Enfermeiro assume uma posição de destaque. A literacia em saúde assume-se como uma preocupação crescente no caminho para a melhoria dos cuidados, na medida em que diferentes estudos têm demonstrado um nível inadequado de literacia na população portuguesa Objetivos: Avaliar o nível de Literacia em Saúde e o grau de satisfação com os cuidados prestados, dos familiares de doentes internados em Unidades de Cuidados Paliativos, identificando as variáveis sociodemográficas; analisar a relação existente entre as variáveis sociodemográficas e o grau de satisfação com os cuidados e o nível de Literacia em Saúde do familiar de referência do doente internado em UCP. Métodos: Estudo quantitativo descritivo-correlacional e explicativo com uma amostra não probabilística por conveniência de familiares dos doentes internados em Unidades de Cuidados Paliativos na região Centro de Portugal. Colheita de dados realizada com a aplicação de um questionário de dados sóciodemográficos; da Escala FAMCARE e do Questionário HLS-EU-PT, após autorização dos autores. Resultados: Os familiares que participaram no estudo são maioritariamente mulheres (67,7%),assumem-se como cuidadores principais (73.8%); com idades ≤ 64 anos (84.6%); o grau de parentesco é Filho/a (41.7%); vivem com companheiro (64.6%) e com os filhos (56.3%); possuem o ensino básico; sem experiência anterior em CP (90.6%); residem em meio urbano (54.2%), exercem profissão (61.5%) e não têm experiência na área da saúde (87.5%). Os familiares apresentam maior índice de Literacia na Prevenção da Doença (M=31.06 ±9.59) e menor na Promoção da Saúde (M=26.57 ±10.69). Em todas as dimensões, os níveis de Literacia distribuem-se entre o Inadequado e Problemático. Os familiares do sexo feminino; com idade ≥65 anos; que coabitam, com o ensino Básico; sem atividade profissional ativa e sem profissões relacionadas com a saúde apresentam um menor nível de Literacia em Saúde. Tiveram impacto, na Literacia em Saúde Geral e de Promoção da Saúde casais sem filhos; com estatuto de esposo/a; a cohabitar com o doente, como cuidador principal e residir em meio rural. Os familiares encontram-se satisfeitos com os cuidados (X=40.50 ±13.72). Estão mais satisfeitos com a Informação dada e Cuidados Físicos e menos satisfeitos nos Cuidados Psicossociais. As variáveis: papel cuidador principal, escolaridade básica, familiares com profissão não relacionada com a saúde influenciam positivamente esta avaliação. O agregado familiar monoparental teve impato positivo na dimensão disponibilidade de cuidados. Conclusões: Existe ainda um longo caminho a percorrer no sentido de melhorar a satisfação pelos cuidados e o nível de Literacia em Saúde destes familiares, pois os resultados revelaram baixos e preocupantes índices de Literacia em Saúde. Estas variáveis devem ser respeitadas quando planeados os Cuidados Paliativos diferenciados ao doente e sua família por toda a equipa, que deve estar empenhada na melhoria contínua e no seu empoderamento. Palavras-Chave: Cuidados Paliativos, Família, Alfabetização em Saúde, Satisfação
- Gestão no bloco operatório : metodologia LeanPublication . Fernandes, Patrícia Rocha Maravilha; Dias, António MadureiraEnquadramento: A procura permanente de mais qualidade dos cuidados de saúde no Bloco Operatório implica uma maior aposta na sua gestão, com recurso à metodologia Lean. Objetivos: identificar as variáveis sociodemográficas e socioprofissionais que interferem na perceção dos enfermeiros sobre a gestão do Bloco Operatório; averiguar a perceção dos enfermeiros sobre os benefícios da filosofia Lean no Bloco Operatório. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. Os dados foram colhidos junto de 40 enfermeiros a exercerem funções num bloco operatório de um Hospital da zona Norte de Portugal, maioritariamente do género feminino (80,0%), com uma idade média de 44,88 anos (±9,86 anos). Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e socioprofissional, uma escala que permite avaliar a perceção dos enfermeiros acerca da gestão no Bloco Operatório, adaptada de Pereira (2014); escala de likert de 5 pontos de autoria de Nascimento (2014), que avalia a perceção sobre a gestão do Bloco Operatório e uma escala, elaborada ad hoc, de acordo com os pressupostos teóricos de Luz (2013), que recolhe informação sobre a opinião dos participantes acerca dos benefícios da filosofia Lean no Bloco Operatório. Resultados: Os fatores com maior impacto na gestão do bloco operatório foram, em termos de prioridade, a qualidade técnica dos profissionais responsáveis pelo tratamento cirúrgico (M=3,820,94), o tempo de espera pela preparação da sala (M=3,660,87), o tempo de espera pelos equipamentos/material cirúrgico (M=3,520,86), a cooperação e entreajuda dos profissionais no bloco operatório (M=3,440,64) e o número de cirurgias realizadas/dia (M=3,350,68). No que concerne aos benefícios da filosofia lean no bloco operatório, em todas as suas dimensões há um nível de concordância elevado, destacando-se o aumento do valor para o doente, melhoria da satisfação do doente e melhoria da qualidade e segurança do doente, onde se obteve um total de concordância (100,0%). O sexo interfere nos fatores que podem interferir na gestão do bloco operatório (tempos de espera pelos profissionais no bloco operatório p=0,025; qualidade técnica dos profissionais responsáveis pelo tratamento cirúrgico p=0,007). Em relação ao tempo de exercício no bloco operatório, registou-se a existência de diferença estatisticamente significativa nas ações de melhoria contínua (Rho=-0,380; p=0,022), onde se estabelece uma correlação negativa entre as duas variáveis, sugerindo que quanto menos tempo de exercício no bloco operatório, maior é a concordância dos enfermeiros em relação às ações de melhoria contínua. O tipo de horário teve influência estatisticamente significativa na perceção que os enfermeiros têm acerca do acesso a recursos necessários para a cirurgia (p=0,042) e a variável acumular de funções noutro local exerce influência estatisticamente significativa no acesso a recursos necessários para a cirurgia (p=0,003). Conclusão: Os resultados apurados sugerem que os enfermeiros devem ter na aplicação da metodologia lean no bloco operatório resultados bem-sucedidos, onde o valor agregado e a remoção de resíduos dos processos e do fluxo de trabalho contribuem para uma melhor gestão do mesmo e, consequentemente, para uma melhor assistência ao doente, foco da prática profissional.
- Abandono dos clientes admitidos no serviço de urgênciaPublication . Matos, Paula Bernardete Ramos de; Cunha, MadalenaEnquadramento: As taxas de abandono do serviço de urgência constituem, na atualidade, um indicador clínico de qualidade, pelo que o seu estudo se assume como pertinente. Objetivo: Avaliar o perfil dos clientes que abandonam o serviço de urgência. Metodologia: Estudo de análise quantitativa e de coorte retrospetivo, com uma amostra de 2599 clientes que abandonaram o Serviço de Urgência de um Hospital central da zona centro de Portugal, em 2018. O estudo insere-se no Projeto de investigação “Evidências para Não arriscar Vidas: do pré hospitalar ao serviço de urgência e à alta”, desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Saúde de Viseu e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, autorizado pelo Conselho de Administração e com parecer favorável da Comissão de Ética para a Saúde da instituição selecionada como participante. Os dados foram recolhidos com base na informação administrativa, com registo numa grelha de recolha de dados. Resultados: Tendo em conta a totalidade da população que acorreu ao serviço de urgência geral em 2018, num total de 85596 clientes, constatou-se uma taxa de abandono do serviço de urgência de cerca de 3,04% (n=2599 em n=85596), sendo 3,20% do género masculino (n=1315 em n=41052) e 2,88% do género feminino (n=1284 em n=44544). O estudo patenteia que o perfil dos clientes que abandonaram o Serviço de Urgência tem como características ser 50,60% mulheres e 49,40% homens, possuir uma média de idades de 48,21 anos, com um predomínio dos pertencentes à faixa etária dos 36-65 anos (46,4%). O distrito de pertença é maioritariamente o de Viseu (91,2%), com 80,2% a pertencem ao Sistema Nacional de Saúde. A origem da maioria dos clientes foi o exterior (72,9%), tendo sido 39,6% classificados com a prioridade clínica de urgente (amarela) e 37,9% com prioridade pouco urgente (verde); 78,7% dos clientes foram avaliados pela triagem médica. A idade, o género e a origem do episódio de admissão no Serviço de Urgência são variáveis sociodemográficas com interferência estatisticamente significativa no tempo entre a triagem e o abandono do Serviço de Urgência, o tempo decorrido entre a primeira observação médica e o abandono do Serviço de Urgência. O mês e o dia de admissão no Serviço de Urgência revelaram-se como variáveis de contexto com relevância estatística no abandono do serviço de urgência por parte dos clientes nele admitidos. Registou-se também influência das variáveis clínicas no abandono do Serviço de Urgência, nomeadamente a prioridade clínica e a especialidade de primeira avaliação. Conclusão: Percentagem ligeiramente superior de clientes do género feminino, tendo a maioria 36- 65 anos de idade, representatividade dos oriundos do exterior, pertencentes ao Distrito de Viseu, afetos ao Sistema Nacional de Saúde, com classificação de prioridade clínica de urgente e avaliados pela triagem médica. Palavras-chave: Pessoa; Serviço de urgência; Abandono; Alta contra o parecer médico; Perfil.
- Sistema de Gestão da QualidadeCriação do Manual de Sistema de Gestão da Qualidade para o CentroSocial Paroquial de Castelo de PenalvaPublication . Ferreira, Jéssica Filipa Figueiredo; Marques dos Santos, PaulaO Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), nos dias de hoje, assume um papel imperativo, para a sustentabilidade das organizações sociais. Neste trabalho é feita uma retrospetiva da pertinência e evolução da Qualidade e o papel que esta assume na sustentabilidade das organizações sociais. A envolvência da Gestão de Topo na Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade pode-se caracterizar como um desenvolvimento estratégico da organização. Aqui também estão descritas todas as referências normativas para a certificação, dando uma especial atenção à Abordagem por Processos. Tornou-se necessária a análise de alguns pontos para a implementação, nomeadamente as ferramentas da Gestão da Qualidade e os Custos inerentes a esta. É ainda apresentada a metodologia utilizada no trabalho, tendo em conta a revisão da literatura. Por fim, apresenta-se a elaboração do Manual da Qualidade para uma futura Implementação na instituição em estudo, o Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva.