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Authors
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Abstract(s)
As tarefas abertas de responsabilidade individual apelativas à marcialidade, são instrumentos interessantes para a abordagem curricular a uma diversidade de problemas, entre os quais se destaca o problema do respeito pelo outro, do controlo da violência física e seu enquadramento social (o que não pode ser deixado no mundo interior do virtual – jogos, filmes, etc.), e a estimulação da auto estima (autoconfiança pelo aumento da auto-segurança em situações de luta), da meditação e do raciocínio lógico (inerente principalmente mas não em exclusivo às artes marciais orientais) e assim, da atenção e concentração em situações de exercitação corporal.
Neste trabalho faz-se uma breve análise à participação das tarefas de Desportos de Combate nos programas de Educação Física.
Numa primeira parte abordam-se criticamente os objectivos dos programas por ciclo de ensino para, numa segunda parte, analisar por conteúdos a sua coerência horizontal e vertical.
Description
Trata-se de um primeiro trabalho que se prolonga no artigo seguinte na mesma revista onde o autor propõe as bases programáticas para uma metodologia de ensino dos Desportos de Combate na Educação Física escolar.
Keywords
Desportos de Combate Artes Marciais Educação Física Desporto
Citation
Publisher
Livros Horizonte