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A influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinho

dc.contributor.authorMarques, Carlos
dc.contributor.authorGuia, Ana
dc.date.accessioned2017-01-31T10:42:38Z
dc.date.available2017-01-31T10:42:38Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste trabalho pretende avaliar de que modo a frequência de consumo de vinho depende do género do comprador e da ocasião a que se destina a compra. Para tal, foi desenvolvido e validado um modelo estrutural que incluiu o conhecimento subjetivo da categoria e as motivações para consumir como variáveis mediadoras. Os dados empíricos foram recolhidos de uma amostra de 523 compradores entrevistados após a compra em grandes superfícies retalhistas de Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal, havendo também um efeito muito significativo da motivação por gratificação sensorial. O conhecimento subjetivo revelou-se um elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. Sugere-se que o marketing de vinhos para compradores regulares reforce a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produtopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.18089/tms.2015.11228pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4233
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectcomportamento do consumidor de vinhopt_PT
dc.subjectocasião de consumopt_PT
dc.subjectconhecimento subjetivopt_PT
dc.subjectmotivações para o consumo de vinhospt_PT
dc.subjectgéneropt_PT
dc.titleA influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinhopt_PT
dc.title.alternativeThe role of gender and occasion on the frequency of wine consumptionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage234pt_PT
oaire.citation.issue11pt_PT
oaire.citation.startPage227pt_PT
oaire.citation.titleTourism and Management Studiespt_PT
oaire.citation.volume(2)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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