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Afetos, desafetos e abuso relacional na adolescĂȘncia

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LOPES, Ana Isabel Silva - DissertMestrado - EMBARGO 23 JUN 2015.pdfDocumento principal4.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento - A violĂȘncia no namoro Ă© um problema social relevante nas relaçÔes romĂąnticas de adolescentes e jovens adultos, tendo começado a ser alvo de particular atenção por parte da comunidade cientĂ­fica nas Ășltimas duas dĂ©cadas. NĂŁo se restringe Ă  dimensĂŁo sexual, podendo envolver mĂșltiplas e variadas formas, entre as quais o abuso fĂ­sico e o psicolĂłgico, requerendo diferentes estratĂ©gias de prevenção e de intervenção. Objetivo - Identificar os fatores que influenciam a violĂȘncia no namoro nos estudantes que frequentam o ensino secundĂĄrio; determinar a sua prevalĂȘncia e analisar o efeito de variĂĄveis contextuais ao namoro no desenvolvimento da violĂȘncia. Material e MĂ©todo - Optou-se por um estudo quantitativo nĂŁo experimental, com corte transversal, descritivo e correlacional. Aplicamos um protocolo de questionĂĄrios composto por caraterização sociodemogrĂĄfica e contextual de namoro, InventĂĄrio de Conflitos nas RelaçÔes de Namoro entre Adolescentes e Escala de Atitudes acerca da ViolĂȘncia no Namoro, a 243 adolescentes que frequentavam, os 10Âș, 11Âș e 12Âș anos. Resultados – Cerca de 41,0% dos adolescentes tĂȘm idade superiore a 17 anos (40.7%), com um predomĂ­nio de raparigas (44.1%). Habitam principalmente em zonas rurais e na sua maioria sĂŁo de nacionalidade portuguesa, com prevalĂȘncia dos que frequentam o 10Âș ano. Mais de metade vive com os pais (56.0%). A grande maioria Ă© catĂłlica. Quase todos os participantes namoram ou jĂĄ namoraram. Existiram diferenças estaticamente significativas em todos os tipos de violĂȘncia, sobretudo nos estudantes que tiveram relaçÔes sexuais. A fonte de informação sobre a sexualidade influenciou algumas dimensĂ”es de violĂȘncia tendo-se destacado a violĂȘncia sexual masculina. Quanto Ă s diferentes formas de violĂȘncia exercidas pelos rapazes e raparigas, os valores mĂ­nimos foram para a violĂȘncia fĂ­sica e sexual, enquanto os mĂĄximos se situaram na violĂȘncia psicolĂłgica. As estratĂ©gias do conflito do outro sobrepuseram-se Ă s do prĂłprio. As estratĂ©gias nĂŁo abusivas do prĂłprio revelaram um Ă­ndice mĂ©dio mais elevado quando comparado com as estratĂ©gias nĂŁo abusivas do outro. ConclusĂŁo – Os resultados apontam para a necessidade de integrar a temĂĄtica da violĂȘncia no namoro na educação/formação do adolescente, utilizando metodologias ativas com a participação efetiva de todos os atores do processo (adolescentes, pais, professores e profissionais de saĂșde), pois sĂł assim se conseguirĂĄ desenvolver competĂȘncias relacionais afetivas saudĂĄveis. Palavras-chave: Adolescentes, namoro, violĂȘncia no namoro.
Abstract Framework - The dating violence is a socially relevant problem in romantic relationships of adolescents and young adults, and has begun to receive particular attention by the scientific community over the past two decades. Not restricted to the sexual dimension, which may involve multiple and varied forms including physical and psychological abuse, requiring different strategies for prevention and intervention. Objective - We intend to identify the factors that influence dating violence among students who attend secondary school; determine its prevalence and analyze the effect of contextual variables to dating in the development of violence. Material and Methods - We opted for a quantitative non-experimental, cross-sectional, descriptive and correlational study. We applied a protocol of questionnaires consisting of socio-demographic and contextual characterization of dating, Inventory of Conflict in Dating Relationships among Teenagers and a Scale of Attitudes about Dating Violence to 243 adolescents attending the 10th, 11th and 12th years. Results - Teens aged over 17 years (40.7%), with a predominance of girls (44.1%). Inhabit mainly in rural areas and are mostly Portuguese, with a prevalence of attending the 10th grade. More than half live with their parents (56.0%). The vast majority was Catholic. Almost all participants are dating or have dated. There are statistically significant differences in all kinds of violence, especially among students who had sexual intercourse. The source of information about sexuality influenced some dimensions of violence having been seconded by male sexual violence. Has to the different forms of violence by boys and girls, the minimum values were for physical and sexual abuse, while the maximum stood at psychological violence. The strategies of the conflict on the other overlapped those of himself. Non-abusive strategies of self revealed a higher average rate when compared with non-abusive strategies of the other Conclusion - The results point to the need to integrate the topic of dating violence in the education / training of adolescents, using active methods with the effective participation of all stakeholders in the process (teens, parents, teachers and health professionals), because only thus will we be able to develop healthy emotional relationship skills. Keywords: Adolescents, Dating, Dating Violence.

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Adolescente Corte Ensino secundĂĄrio Estudantes Factores de risco Namoro RelaçÔes interpessoais ViolĂȘncia Adolescent Courtship Interpersonal relations Risk factors Secondary education Students Violence

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