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Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar das famílias

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-02-02T09:49:26Z
dc.date.available2017-02-02T09:49:26Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractHodiernamente, as pesquisas sobre o bem-estar e qualidade de vida têm vindo a assumir uma centralidade nos discursos e nas práticas dos profissionais que intervêm na área das populações com fragilidade psicossocial. A literatura científica acentua a vastidão desta linha de estudo, a qual também tem ganho visibilidade no âmbito da investigação sobre as famílias de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, sobre a influência do suporte social (formal e informal) nas dimensões relacionadas com a saúde e o bem-estar dos cuidadores. Diener (2009) apresenta uma definição de bem-estar subjetivo como sendo uma resposta avaliativa das pessoas relativamente à sua própria vida, quer em termos de satisfação (elemento cognitivo da avaliação), quer em termos de afectividade (elemento emocional estável). No quadro de uma abordagem inclusiva e, em linha com orientações nacionais e internacionais, reconhecemos o papel dos pais na defesa dos interesses educativos dos filhos e decisores participantes no processo educativo, pelo que a promoção da sua saúde e bem-estar constituem áreas chave no contexto da intervenção educativa e terapêutica. O presente estudo tem como propósito fazer uma análise comparativa dos pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que concerne ao suporte social (dimensão da rede social e satisfação com o apoio) e ao bemestar parental (satisfação com a vida). A amostra é constituída por 152 e 149 cuidadores, respetivamente, pais de crianças com e sem NEE. As análises estatísticas revelam que os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas no bem-estar e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Relativamente aos subgrupos de pais de crianças com NEE (problemas cognitivos, motores e Perturbações do Espectro do Autismo) observamos diferenças estatísticas; os progenitores das crianças com autismo revelam valores significativamente mais elevados no suporte social (disponibilidade do suporte e satisfação com o suporte) e na satisfação com a vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4319
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdição Instituto Politécnico de Bejapt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjecteducação especialpt_PT
dc.titleNecessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar das famíliaspt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBeja, Instituto Politécnico de Bejapt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos - Encontro em Educação Especial – Roteiros para uma Educação Inclusivapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT

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