Publication
Conceções da literatura para a infância de futuros professores
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:13:48Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T14:13:48Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O caráter fulcral da literatura para a infância na Educação é hoje crescentemente reconhecido, constituindo matéria de investigação de relevo, a nível nacional e internacional. Os desdobramentos que alcança no âmbito da formação de professores merecem atenção, pelo seu papel em práticas de mediação da leitura que os impliquem na construção de futuros sólidos de cidadania. A esta luz, o presente estudo procura identificar e caracterizar as conceções da literatura para a infância de futuros professores e compreender os modos como se poderão repercutir nas suas práticas educativas futuras. Para dar cumprimento a tal objetivo foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 17 estudantes que frequentavam o 2.º ano de mestrados profissionalizantes, inscritos na unidade curricular de Didática da Literatura para a Infância, no 1.º semestre do ano letivo 2023/2024, numa instituição de ensino politécnico portuguesa. Os dados foram recolhidos por meio de 17 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular. Foi possível inferir que os estudantes encaravam o conceito de literatura para a infância na sua pluralidade e diversidade, sublinhando o seu hibridismo, destacando o papel que desempenharia no fomento do prazer de ler e associando-lhe relevância no seu percurso de formação individual. Concomitantemente, concluiu-se que as conceções que emergiram da análise realizada podem ter repercussões nas suas futuras práticas educativas, face ao relevo dado pelos estudantes ao contributo da literatura para a infância, no âmbito do seu percurso de formação, a nível pessoal e profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2024). Conceções da literatura para a infância de futuros professores. Indagatio Didactica, 16 (2), 57-70. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36013 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36013 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8477 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.subject | conceções de futuros professores | pt_PT |
dc.subject | literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | práticas educativas | pt_PT |
dc.title | Conceções da literatura para a infância de futuros professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 70 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 16 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 57 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |