Repository logo
 
Publication

Conceções da literatura para a infância de futuros professores

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2024-08-20T14:13:48Z
dc.date.available2024-08-20T14:13:48Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO caráter fulcral da literatura para a infância na Educação é hoje crescentemente reconhecido, constituindo matéria de investigação de relevo, a nível nacional e internacional. Os desdobramentos que alcança no âmbito da formação de professores merecem atenção, pelo seu papel em práticas de mediação da leitura que os impliquem na construção de futuros sólidos de cidadania. A esta luz, o presente estudo procura identificar e caracterizar as conceções da literatura para a infância de futuros professores e compreender os modos como se poderão repercutir nas suas práticas educativas futuras. Para dar cumprimento a tal objetivo foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 17 estudantes que frequentavam o 2.º ano de mestrados profissionalizantes, inscritos na unidade curricular de Didática da Literatura para a Infância, no 1.º semestre do ano letivo 2023/2024, numa instituição de ensino politécnico portuguesa. Os dados foram recolhidos por meio de 17 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular. Foi possível inferir que os estudantes encaravam o conceito de literatura para a infância na sua pluralidade e diversidade, sublinhando o seu hibridismo, destacando o papel que desempenharia no fomento do prazer de ler e associando-lhe relevância no seu percurso de formação individual. Concomitantemente, concluiu-se que as conceções que emergiram da análise realizada podem ter repercussões nas suas futuras práticas educativas, face ao relevo dado pelos estudantes ao contributo da literatura para a infância, no âmbito do seu percurso de formação, a nível pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2024). Conceções da literatura para a infância de futuros professores. Indagatio Didactica, 16 (2), 57-70. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36013pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v16i2.36013pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8477
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.subjectconceções de futuros professorespt_PT
dc.subjectliteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectpráticas educativaspt_PT
dc.titleConceções da literatura para a infância de futuros professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage70pt_PT
oaire.citation.issue16pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Indagatio_2024.pdf
Size:
4.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: