Repository logo
 
Publication

A Educação Visual e Educação Tecnológica como potenciadores da relação professor-aluno

dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorSilva, Anabela dos Santos
dc.date.accessioned2023-11-27T14:52:20Z
dc.date.embargo2025-06-01
dc.date.issued2023-06-01
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, contemplando duas partes. A primeira parte é constituída por uma síntese relativa à fase das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III. Desta forma, são abordados contextos, análises e reflexões críticas das práticas desenvolvidas em estágio sendo que os Relatórios de Estágio referentes a cada um dos períodos de Prática Pedagógica se encontram em anexo. A segunda parte diz respeito ao projeto de investigação, que teve como tema “A Educação Visual e a Educação Tecnológica como Potenciadoras da Relação ProfessorAluno”. No que respeita à segunda parte, a investigação procurámos contribuir para o estudo da relação professor aluno no âmbito das Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). No enquadramento teórico procurámos estudar a problemática apoiados em alguns autores de referência como John Dewey, Carl Rogers, Elliot Eisner e Lev Vigotski. No que respeita ao estudo empírico, optámos por uma abordagem predominantemente qualitativa fazendo um trabalho de investigação junto de alunos de 5.º e 6.º anos e professores da escola de Mundão, onde houve oportunidade de realizar as Práticas de Ensino Supervisionadas II e III. As entrevistas de grupo e questionários foram os métodos escolhidos para o desenvolvimento da recolha de dados. Respondendo aos objetivos iniciais enunciados a partir da questão de partida, os resultados obtidos permitem-nos chegar a algumas conclusões, nomeadamente no que diz respeito à perceção dos alunos face à importância da relação entre Professor Aluno para o desenvolvimento da autoestima, expressividade e criatividade no contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report was conducted within the scope of the Master's in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education, of the School of Education of Viseu, and includes two parts. The first part is a synthesis of the Supervised Teaching Practices I, II and III. This way, contexts, analyses, and critical reflections of the practices developed during the internship are addressed, and the Internship Reports referring to each of the periods of Pedagogical Practice are attached. The second part concerns the research project, which had as it is theme "Visual and Technological Education as Enablers of the Teacher-Student Relationship". Regarding the second part, we tried to contribute to the study of the teacherstudent relationship in the context of Visual Education (VS) and Technological Education (TE). In the theoretical framework we tried to study the problem supported by some reference authors such as John Dewey, Carl Rogers, Elliot Eisner, and Lev Vygotsky. About the empirical study, we opted for a predominantly qualitative approach by doing research work with 5th and 6th grade students and teachers at the school of Mundão, where there was an opportunity to perform the Supervised Teaching Practices II and III. Group interviews and questionnaires were the methods chosen for the development of data collection. Answering the initial objectives stated from the starting question, the results obtained allow us to reach some conclusions, particularly about the students' perception of the importance of the relationship between teacher-student for the development of self-esteem, expressiveness, and creativity in the context of the Visual Education and Technological Education subjects.pt_PT
dc.identifier.tid203406435pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8070
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectEV e ETpt_PT
dc.subjectDiálogopt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_PT
dc.subjectEV and ETpt_PT
dc.subjectDialoguept_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectExpressionpt_PT
dc.titleA Educação Visual e Educação Tecnológica como potenciadores da relação professor-alunopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
281-Relatório final-2420-1-4-20230701.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: