dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T16:11:30Z | |
dc.date.available | 2023-03-22T16:11:30Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Esta reflexão é norteada pelo objetivo principal de indagar modos de reconstrução de práticas de leitura que favoreçam o cultivo de hábitos de leitura de futuros professores. O referencial teórico do estudo contempla: i) a relação entre a formação de leitores e os hábitos de leitura; ii) o crescimento de práticas de mediação da leitura; iii) o relevo concedido ao livro, no âmbito da Educação Literária e suas repercussões em contexto educativo. No que se refere à metodologia, optou-se por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso, assentando numa visão holística da realidade, com ênfase em processos plurissignificativos que pudessem reverberar as práticas de cuidado partilhadas. O estudo teve lugar no 1.º semestre de 2021/2022, na unidade curricular de Formação de Leitores, integrando o plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, de uma instituição de ensino superior politécnico sediada em Portugal. Os participantes foram nove estudantes do sexo feminino, a totalidade dos inscritos na unidade curricular. Os instrumentos de recolha de dados foram constituídos por nove reflexões individuais, resultantes dos itinerários percorridos ao longo da unidade curricular, e quatro planificações de projetos de mediação da leitura, realizados em grupo, tendo como público-alvo alunos do 2.º CEB. Globalmente, o estudo contribuiu para ilustrar como modos de ler instigam modos ser, aí ganhando renovado destaque os hábitos de leitura na atualidade, a exigir permanente e vigilante atenção. Tal poderá contribuir para agilizar o crescimento da compreensão da Educação para a Cidadania Global (ECG), no respeitante ao iluminar de gestos de empatia que possam augurar a tão necessária Paz. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. & Balula, J. P. (2023. Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Eds.) Los hábitos de lectura en el siglo XXI. Editorial Dykinson. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-1122-919-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7687 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editorial Dykinson | pt_PT |
dc.subject | Hábitos de leitura | pt_PT |
dc.subject | Cuidado | pt_PT |
dc.subject | Educação Literária | pt_PT |
dc.subject | Livro | pt_PT |
dc.title | Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Madrid | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 187 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 173 | pt_PT |
oaire.citation.title | Los hábitos de lectura en el siglo XXI | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Dulce Helena Morgado Raimundo | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 9012-9535-91C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57201314223 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 |