Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.56 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta reflexão é norteada pelo objetivo principal de indagar modos de reconstrução de práticas de leitura que favoreçam o cultivo de hábitos de leitura de futuros professores.
O referencial teórico do estudo contempla: i) a relação entre a formação de leitores e os hábitos de leitura; ii) o crescimento de práticas de mediação da leitura; iii) o relevo concedido ao livro, no âmbito da Educação Literária e suas repercussões em contexto educativo.
No que se refere à metodologia, optou-se por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como referencial metodológico o estudo de caso, assentando numa visão holística da realidade, com ênfase em processos plurissignificativos que pudessem reverberar as práticas de cuidado partilhadas.
O estudo teve lugar no 1.º semestre de 2021/2022, na unidade curricular de Formação de Leitores, integrando o plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, de uma instituição de ensino superior politécnico sediada em Portugal. Os participantes foram nove estudantes do sexo feminino, a totalidade dos inscritos na unidade curricular.
Os instrumentos de recolha de dados foram constituídos por nove reflexões individuais, resultantes dos itinerários percorridos ao longo da unidade curricular, e quatro planificações de projetos de mediação da leitura, realizados em grupo, tendo como público-alvo alunos do 2.º CEB.
Globalmente, o estudo contribuiu para ilustrar como modos de ler instigam modos ser, aí ganhando renovado destaque os hábitos de leitura na atualidade, a exigir permanente e vigilante atenção. Tal poderá contribuir para agilizar o crescimento da compreensão da Educação para a Cidadania Global (ECG), no respeitante ao iluminar de gestos de empatia que possam augurar a tão necessária Paz.
Description
Keywords
Hábitos de leitura Cuidado Educação Literária Livro
Citation
Melão, D. & Balula, J. P. (2023. Cuidar de los hábitos de lectura en la actualidad: un estudio de caso. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Eds.) Los hábitos de lectura en el siglo XXI. Editorial Dykinson.
Publisher
Editorial Dykinson