Publication
O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Castilho, Liliana Andrade De Matos | |
dc.contributor.author | Pais, Liliana Patrícia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T17:19:50Z | |
dc.date.available | 2019-12-18T17:19:50Z | |
dc.date.issued | 2019-05-02 | |
dc.description.abstract | Este relatório final de estágio, tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre e subdivide-se em dois pontos fundamentais, sendo eles uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas ao longo da Práticas de Ensino Supervisionadas e uma investigação sobre: “O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico”. Na primeira parte foi apresentado, analisado e alvo de reflexão, o percurso formativo nas práticas, decorridas tanto no 1.º Ciclo do Ensino Básico como no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na nossa perspetiva este tipo de retrospetiva sobre a ação pedagógica tem um efeito muito positivo, já que enquanto professoras teremos de estar em constante aprendizagem e atualização para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A segunda parte centra-se num questionamento pessoal, em que nos propusemos a pensar e investigar se património local é utilizado como ferramenta didática, e sendo-o, como é que o património local é utilizado como ferramenta didática, por parte dos professores de História do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho de investigação foi desenvolvido com a colaboração de cinco professores, do 2.º Ciclo de Ensino Básico e também quatro turmas de alunos, do 2.º Ciclo de Ensino Básico. Optámos por questionar os alunos para que fosse estabelecida uma comparação entre a perceção dos alunos e as respostas dadas pelos professores nas entrevistas. Com os resultados obtidos concluiu-se que os professores utilizam o Património local como ferramenta didática, ainda que com pouca frequência, tendo uma utilização diversificada através de fotografias, visitas de estudo, vídeos ou visitas virtuais. O modo que privilegiam são as visitas de estudo, considerando esta estratégia, a mais eficaz. Justificam a pouca frequência da concretização destas, com a burocracia, a indisponibilidade dos colegas e a responsabilidade que envolve a realização das visitas de estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This final internship report aims to obtain the Master's degree and is subdivided into two fundamental points, being a critical reflection on the practices developed throughout the Supervised Teaching Practices and an investigation on: "The local Heritage as a didactic tool in teaching History in the 2nd Cycle of Basic Education". In the first part, the formative course in the practices, both in the 1st Cycle of Basic Education and in the Second Cycle of Basic Education, was presented, analyzed and targeted for reflection. In our perspective this type of retrospective on pedagogical action has a very positive effect, since as teachers we have to be constantly learning and updating for the improvement of the teaching-learning process. The second part focuses on a personal questioning, in which we set out to think and investigate whether local heritage is used as a didactic tool, and how it is, how the local heritage is used as a didactic tool, by teachers of History of the 2nd Cycle of Basic Education. This research was developed with the collaboration of five teachers, the 2nd Cycle of Basic Education and also four classes of students, of the 2nd Cycle of Basic Education. We chose to question the students so that a comparison was made between the students' perception and the answers given by the teachers in the interviews. With the results obtained it was concluded that the teachers use the local Heritage as a didactic tool, although infrequently, having a diversified use through photographs, study visits, videos or virtual visits. Study visits are the preferred way of thinking, considering this strategy the most effective. They justify the infrequency of their implementation, with bureaucracy, the unavailability of colleagues and the responsibility involved in undertaking study visits. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202347966 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6075 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | História | pt_PT |
dc.subject | Património | pt_PT |
dc.subject | Ensino da História | pt_PT |
dc.subject | 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | History | pt_PT |
dc.subject | Heritage | pt_PT |
dc.subject | History Teaching | pt_PT |
dc.subject | 2nd Cycle of Basic Education | pt_PT |
dc.title | O Património local como ferramenta didática no ensino da História no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- LilianaSantosPais_10709_final (2x).pdf
- Size:
- 1.99 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: