Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A autonomia como competência no contexto da Educação Visual e Educação Tecnológica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
433-Relatório final-3365-1-4-20240120.pdf8.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio contém duas componentes, uma referente à prática de ensino supervisionada e outra relativa ao projeto de investigação. O projeto de investigação teve como propósito compreender de que forma a autonomia dos alunos pode ser desenvolvida em contexto das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Nesse sentido, professores que lecionam ambas as disciplinas e os alunos do 2.º ciclo do ensino básico foram os participantes que colaboraram na realização deste projeto. No que diz respeito à revisão de literatura, procurou-se o debruçar sobre questões fundamentais para a problemática do estudo, contextualizando a competência e os temas interligados que sustentaram a concretização do mesmo. No que se refere à metodologia do estudo, é desempenhada uma investigaçãoação de natureza mista, quantitativa e qualitativa, na qual foi utilizada uma análise de estatística descritiva e de conteúdo, com a recolha de dados a partir da aplicação de um questionário dirigido aos professores de Educação Visual e de Educação Tecnológica e de um recurso aplicado em contexto de estágio com os alunos do 2.º ciclo. Os resultados obtidos desvendam a opinião dos professores face à importância do desenvolvimento da capacidade autónoma dos alunos e são reveladas estratégias que utilizam para o desenvolvimento da competência na prática. Tal situação resulta no conhecimento de diversas estratégias, ferramentas e metodologias a serem aplicadas a fim de desenvolver a competência de autonomia dos alunos, verificando-se que é possível o seu adequado desenvolvimento com o contributo das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
This Final Internship Report contains two components, one relating to supervised teaching practice and the other to the research project. The purpose of the research project was to understand how students' autonomy can be developed in the context of Visual Education and Technological Education. To this end, teachers who teach both subjects and students from the 2nd cycle of basic education were involved in collaborating on this project. As far as the literature review is concerned, the aim was to look at issues that are fundamental to the problem of the study, contextualizing the competence and the interconnected themes that underpin its implementation. As far as the study's methodology is concerned, it is an action-research study of a mixed quantitative and qualitative nature, in which descriptive statistics and content analysis were used, with data collection based on the application of a questionnaire addressed to Visual Education and Technology Education teachers and a resource applied in the context of an internship with 2nd cycle students. The results obtained reveal the teachers' opinions on the importance of developing students' autonomy skills and the strategies they use to develop this skill in practice. This situation results in knowledge of various strategies, tools and methodologies to be applied in order to develop students' autonomy skills, and it is possible to develop them adequately with the contribution of the Visual Education and Technological Education subjects.

Description

Keywords

Autonomia Educação Visual Educação Tecnológica Tecnologias Digitais Centralidade do aluno Autonomy Visual Education Technological Education Digital technologies Student centricity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue