Repository logo
 
Publication

Da literatura para a matemática e da matemática para a literatura: percursos para aprendizagens com significado

dc.contributor.authorCardoso, Mariana
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
dc.date.accessioned2020-01-21T16:42:49Z
dc.date.available2020-01-21T16:42:49Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractNo âmbito do mestrado de formação de professores dos 1.º e 2.ºciclos do ensino básico (CEB), estamos a desenvolver uma investigação que visa estudar contributos da literatura para a infância, ao nível da aprendizagem da matemática. Ambas as áreas valorizam a relação entre linguagens, ao aliar a componente linguística pela narrativa e a componente visual pela ilustração, a partir da qual também se identificam pistas para a concretização de ideias matemáticas, que simultaneamente dialogam com a dimensão semiótica do texto. Neste póster, descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a Infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.ºCEB, e em função de conteúdos descritos nos referenciais da ação docente: Programa Metas Curriculares de Português (2015) e Programa Metas Curriculares de Matemática (2013); Aprendizagens Essenciais (2018). A partir de uma das obras selecionadas, propomos dar a conhecer tarefas para o 1.º CEB, desenhadas a partir da exploração de linguagens diferenciadas: a literária e a matemática, potenciando a visão holística e flexível de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento, ao invés de uma visão espartilhada por fronteiras muito definidas. A Literatura para a infância não serve apenas o propósito de introduzir ideias matemáticas, mas potencia a reflexão sobre o uso da linguagem, nomeadamente pelas sequências narrativas; pela plurissignificação que da leitura emerge, explicitando diferentes camadas de significado das palavras, bem como pela flexibilidade do léxico utilizado; e pelas inferências que se constroem a partir dos contextos, no qual coabitam palavras e elementos pictóricos. O trabalho nesta investigação visa, também, identificar atitudes positivas perante a matemática porque são propostos contextos próximos da realidade dos alunos que permitem desenvolver aprendizagens com significado ao nível da matemática, ao potenciarem a concretização de ideias abstratas que tradicionalmente corporizam essa área. Trata-se de uma proposta que se alinhava com recurso à interpretação semântica e pragmática do que se lê e do que se vê em cada obra selecionada, com especial incidência para a vertente matemática. Assim, propomos, neste poster analisar as potencialidades de uma obra literária, na compreensão e aplicação de ideias matemáticas, ao nível de conteúdos (texto ou ilustrações).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-36-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6117
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectLiteratura para a Infânciapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectIlustraçãopt_PT
dc.subjectLiteracia.pt_PT
dc.titleDa literatura para a matemática e da matemática para a literatura: percursos para aprendizagens com significadopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básicopt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNamedos Santos Vasconcelos Gomes
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameHelena Margarida
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.ciencia-id1615-CFD4-B746
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0001-7517-891X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublicationc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
ENFL_Cardoso_Silva& Santos .pdf
Size:
205.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Poster_Da literatura para a matemática (Ana Isabel Silva) (Ana Isabel Silva).pdf
Size:
391.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: