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Abstract(s)
Este estudo têm o propósito de especificar o género de violência ou formas de violência exercida contra assistentes sociais gestores de organizações sociais pelos clientes. Apurar das suas causas e motivações, do perfil e do contexto dos possíveis agressores e averiguar como as instituições reagem e protegem os seus profissionais.
A recolha de dados foi feita a quatro assistentes sociais a exercer funções no concelho de Lamego, e em âmbitos distintos de ação.
As conclusões revelaram que as profissionais já foram vítimas de agressões verbais, que a indisponibilidade de recursos, a escassez de apoio institucional, as contrariedades, a falta de empatia e a irracionalidade momentânea estão muito associadas ao risco da agressividade, especialmente à agressão verbal. Que qualquer indivíduo pode tornar-se num cliente agressivo independentemente do seu contexto social de pertença, e que as estratégias de ação das instituições não certificam a necessária existência dos três níveis de prevenção nas intervenções das profissionais.
Description
Keywords
Agressividade no trabalho Riscos Perfis e contextos Medidas de prevenção