Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.52 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É crescente a valorização da empatia nas práticas educativas hodiernas, face à necessidade de promover uma compreensão mais apurada das relações estabelecidas no quotidiano. Neste artigo, tomando como matéria-prima o livro-álbum A menina que reparava em tudo, da autoria de Jane Porter, sugerem-se caminhos de leitura que possam contribuir para o fomento do cultivo da empatia, possibilitando o germinar do cuidado. Parte-se de um referencial teórico que privilegia o diálogo do papel do livro-álbum na Educação com relatórios internacionais relativos à Educação para a Cidadania Global, ao Desenvolvimento Humano e à reescrita dos futuros da Educação. Dois objetivos principais norteiam o processo de indagação levado a cabo: i) sugerir caminhos de leitura que potenciem a descoberta do detalhe conferido ao cuidado como via de compreensão da empatia; ii) investigar a relação promovida pelo diálogo texto/ilustrações como convite à participação ativa na interação bondosa com os Outros. Conclui-se que a obra selecionada convoca inúmeros périplos do olhar que possibilitam cultivar a empatia e compreender os veios de cuidado de que se reveste.
Description
Keywords
livro-álbum empatia cuidado educação
Citation
Melão, D. (2024). Cultivar a empatia com o livro-álbum contemporâneo. In C. F. Araújo, P. D. Fernandes, A. P. Monte, J. S. Sousa, & V. Gonçalves (Eds.), V Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas LUSOCONF2023: Livro de Atas (pp. 225-231). Instituto Politécnico de Bragança
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança