Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Melão, Dulce Helena Morgado Raimundo

Search Results

Now showing 1 - 10 of 24
  • Dar abrigo à dor e à perda: o papel do livro-álbum em contexto educativo
    Publication . Melão, Dulce
    Nos últimos anos, o contexto pandémico permeou de incertezas o quotidiano, tendo como consequência inúmeras perdas, eivadas de dor. A literatura para a infância, porto de abrigo de generosidades, pode auxiliar a sua compreensão. A tal luz, tendo como matéria-prima O rapaz e o gorila (Kramer, 2022), procura-se: i) investigar o modo como este livro-álbum reverbera dimensões do cuidar da perda; ii) analisar o papel do espaço representado nas ilustrações, abrigando o luto; iii) aferir a relevância da sua abordagem em contexto escolar, no que respeita à conciliação da Educação Literária com a Educação para a Cidadania Global. O enquadramento teórico do artigo é sustentado: i) em relatórios internacionais tendo como foco a ética do cuidado e a Educação para a Cidadania Global (UNESCO, 2016; 2021); ii) na literatura de especialidade focando temas fraturantes na literatura para a infância (Barros & Azevedo, 2019; Kenfel & House, 2020). No que à metodologia diz respeito, optou-se, por um lado, pela exploração do tecido peritextual e, por outro, pelo descortinar da plurissignificação resultante do acolhimento dado na obra aos espaços representados, configurando propostas de itinerários poéticos. Conclui-se que este livro-álbum possibilita abrir caminhos ternos de compreensão da perda, nutrindo a empatia, e podendo assumir um papel relevante em contexto educativo, face aos percursos propostos.
  • Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbum
    Publication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel
    Este artigo procura investigar o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! (Martins, 2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. O referencial teórico deste artigo baseia-se: i) no Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) no documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) na Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçam-se os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas reverberações na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar a realidade; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Conclui-se que este livro-álbum potencia fortemente a liberdade das crianças redescobrirem, autonomamente, valores e alimenta a compreensão da sua pluralidade e diversidade, como meio de abranger a Educação como uma viagem permanentemente aberta – tendo os direitos das crianças no seu cerne
  • Picturebooks in primary education: didatic paths of shared reading
    Publication . Melão, Dulce
    The central role of books in early childhood education and primary education is widely recognized, due to the ways in which they welcome children and give them access to paths of curiosity and imagination, promoting critical thinking. Aspects relating to the materiality of the book have become increasingly important, given the growing investment by publishers in high-quality aesthetic objects that make reading more appealing. Picturebooks are gaining relevance in this context, given the metamorphoses they are increasingly undergoing, fostering plural readings that echo multiple realities to be rediscovered by readers. This paper, taking as its raw material the picturebooks Little sheep give me wool, by Isabel Minhós Martins and My incredible knitting nana, by Rowena Blyth, seeks to investigate the role of peritexts in the construction of a multifaceted network of affections that can promote the cultivation of kindness and analyze the ways in which dialogues instigated by the text/image interconnection can support shared reading practices that increase the pleasure of reading, along paths that foster children's aesthetic sensibility. To fulfil these goals, the theoretical framework of this paper draws from specialized literature focused on the current relevance of the picturebook in education and the unusual characteristics it brings together, as well as curricular guidelines for primary education in Portugal. In addition, the contribution of international reports that focus on education for global citizenship is considered, to increase the understanding of the didactic paths suggested and to provide tools for thinking about the role picturebooks play for its implementation and development. The analysis carried out allow us to infer that both picturebooks provide ample material for exploring reading paths that can contribute greatly to building educational practices that are nourished by welcoming Others, as the guiding principle for responsible and active citizenship futures. The poetic nature of these picturebooks, coupled with the chords of tenderness that reverberate through them, could become one of the veins of such an axis, and hopefully nurture the cultivation of kindness. Providing pre-service and in-service teachers with the means to select picturebooks that bring together aesthetic enhancement and themes that promote it should therefore continue to be one of the fundamental objectives of their training, which is constantly changing in the face of the unexpected and growing challenges of today's society.
  • “Aqui estamos nós” – reescritas da cidadania global com Oliver Jeffers
    Publication . Melão, Dulce
    A relevância e a crescente visibilidade conferidas, a nível nacional e internacional, à Educação para a Cidadania Global (ECG) apelam à renovação de práticas educativas, no âmbito das quais se podem conciliar caminhos que tenham o livro-álbum contemporâneo como tela privilegiada de atenção. Nesse sentido, o objetivo principal desta reflexão é rever os itinerários da ECG acolhidos pelos olhares multifacetados que se cruzam, repetidamente, nas ilustrações do livro-álbum Aqui estamos nós. Apontamentos para viver no planeta Terra (Jeffers, 2018). O enquadramento teórico da reflexão ancora-se: i) nos documentos internacionais que contemplam a ECG (UNESCO, 2015; 2016), em articulação com documentos nacionais como o Referencial de educação para o desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Torres et al, 2016) e a Estratégia nacional de educação para a cidadania (Ministério da Educação, 2017); ii) na literatura de especialidade relativa ao papel maior desempenhado pela ilustração no livro-álbum contemporâneo (Kümmerling-Meibauer, 2017; Ramos, 2010). O artigo é norteado pelos seguintes objetivos: i) refletir sobre o modo como as ilustrações deste livro-álbum podem convocar uma teia de plurissignificações que implicam os leitores na compreensão da redescoberta de trilhos da cidadania global; ii) atentar nos modos como o entrelaçamento das ilustrações na narrativa possibilita olhar, de maneira renovada, o planeta Terra, pulsando nas múltiplas vozes aí inscritas. A análise detalhada de tal simbiose, em estreita associação com o papel central que daí decorre para os leitores (Eco, 2019), constitui o fulcro da metodologia adotada. Conclui-se que as diferentes vias de exploração desta narrativa visual reunindo, de forma singular, “apontamentos para viver no planeta Terra” acolhem itinerários de ECG de extraordinária riqueza que podem contribuir para a compreensão de algumas das suas dimensões conceptuais (socioemocional e comportamental), constituindo uma proposta que se adequa à natureza transdisciplinar que caracteriza a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento (CeD) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). As reescritas de mundos propostas por Oliver Jeffers lançam-nos, pois, o desafio de nos inscrevermos nos exercícios de empatia com a gentileza do traço que a narrativa e as ilustrações revelam – prolongamentos do bem-estar que (cuidadosamente) vai atravessando este livro-álbum.
  • Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia
    Publication . Melão, Dulce; Macário, Maria João
    O presente estudo é norteado pelo objetivo de compreender de que modo a literatura para a infância pode ser tela propiciadora de motivação para a leitura, de estudantes futuros profissionais da Educação, contribuindo para fazer germinar percursos autónomos, visando a fruição na leitura. Para tal, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes deste estudo foram vinte e três estudantes inscritos na unidade curricular de Literatura para a Infância I, no ano letivo de 2020/2021, integrando o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior politécnico portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados foram 23 reflexões integradas no Portefólio elaborado pelos estudantes, entregue no final da unidade curricular. O convite feito aos estudantes para a leitura integral de dois livros-álbum e as partilhas em sala de aula que daí resultaram permitiram-nos compreender que a literatura para a infância estimula a motivação para a leitura, tendo repercussões positivas nas abordagens didáticas que os futuros profissionais da Educação terão junto dos seus públicos.
  • Da breve idade imensa do sonho: a leveza vivaz das palavras recordada por Álvaro Magalhães
    Publication . Melão, Dulce
    Nos múltiplos sentidos desvelados em "O homem que não queria sonhar e outras histórias" plasmam-se linhas temáticas que percorrem, de modo vivo, a escrita de Álvaro Magalhães – modos de ler e de ver o tempo e a vida – que constituem um apelo renovado à releitura da sua obra, oferecendo abundantes possibilidades de reflexão sobre os desafios com que hoje nos debatemos, e se configuram enquanto alento redobrado do nosso exercício de cidadania. Neste capítulo, tendo como entrelaçamentos temáticos infâncias e sonhos abrigados em múltiplos tempos, apresentamos trilhos potenciadores de tal exercício, alimentado pela fruição da poesia que percorre a escrita de Álvaro Magalhães.
  • Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira
    Publication . Melão, Dulce
    O papel de relevo da literatura para a infância no âmbito da Educação é, hoje, consensualmente reconhecido, a nível nacional e internacional. Este capítulo procura lançar luz sobre alguns dos percursos que podem integrar tal demanda, através da proposta de itinerários de fruição de duas obras: A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça (Holzwarth, 2022) e Damião, a toupeira furacão (Llenas, 2017a). Os alicerces teóricos e a fundamentação curricular que sustentam esta reflexão contemplam: i) a importância hodierna da literatura para a infância na Educação; ii) o contributo da Educação Literária para a compreensão das singularidades que ampliam a diversidade de posicionamentos no mundo, alimentando o refinamento da apreciação estética; iii) a relevância da Educação para a Cidadania Global para o acolhimento da plurissignificação plasmada em modos de ser e de estar no quotidiano que implicam a participação ativa de todas as crianças e a escuta das suas vozes. À luz do apontado, traçaram-se os seguintes objetivos: i) indagar o modo como os peritextos e os textos alvos de atenção se entrelaçam, promovendo itinerários do olhar que potenciam o desenvolvimento da empatia e a sensibilidade estética das crianças; ii) refletir sobre as potencialidades das duas obras, no que respeita à compreensão da diversidade enquanto pilar da Educação para a Cidadania Global, em diálogo com a Educação Literária. Conclui-se que as duas obras possibilitam desvelar percursos de fruição estética e de compreensão da identidade e da diversidade englobadas nos quotidianos vivenciados, abrindo novos trilhos que iluminam espaços de afeição que acolhem os leitores. Os diálogos sugeridos potenciam reflexões sobre o inusitado, implicando olhares renovados sobre pormenores que devem ser alvo de cuidado, no âmbito da Educação, entendida como perene partilha, em comum.
  • O contributo dos manuais de Português para as práticas de leitura literária - percursos de análise no 1.º CEB
    Publication . Melão, Dulce; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana; Castelo, Adelina; Matos, Isabel Aires; Balula, João Paulo
    É reconhecido que o processo de avaliação e certificação dos manuais escolares implicou um conjunto significativo de mudanças na reorganização dos mesmos. Relativamente aos manuais de Português destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), tais mudanças repercutiram-se, sobretudo, no reajustamento dos domínios da Oralidade, da Leitura e Escrita, da Gramática e da Educação Literária. Tendo como quadro teórico de referência o cruzamento da reconceptualização da Educação Literária no Programa e Metas Curriculares de Português (2015) com o desenvolvimento de estratégias didáticas de ensino da compreensão na leitura, traçámos os seguintes objetivos: i) analisar o modo como as atividades propostas nos manuais promovem o cumprimento dos objetivos do domínio da Educação Literária em articulação com a compreensão na leitura; ii) compreender que repercussões terão tais opções para a reconstrução conjunta, de docentes e de alunos(as), de itinerários de leitura que possibilitem cultivar o gosto pela mesma. Relativamente às opções metodológicas, a nossa abordagem foi de natureza qualitativa, tendo sido selecionados três manuais do 1.º CEB adaptados ao Programa e Metas Curriculares de Português. Recorremos à técnica da análise de conteúdo para o estabelecimento de categorias a posteriori, de modo a podermos compreender que tipo de atividades os manuais privilegiam e quais as razões que subjazem a tal escolha. Concluímos que as atividades propostas, embora contribuam para a promoção da Educação Literária, se articulam, por vezes, de forma débil, com o desenvolvimento da compreensão na leitura, o que poderá repercutir-se nos itinerários de leitura partilhados em contexto escolar.
  • Da leitura como perene reinício de constelações de afetos – reencontrar Conceição Dinis Tomé
    Publication . Melão, Dulce
    Neste capítulo aborda-se a leitura como perene reinício de constelações de afetos plasmados na obra de Conceição Dinis Tomé, numa rede delicada de intertextualidades. Reencontrar, de modo renovado, modos de olhar a leitura e nela acolher abrigos que se reconstroem através das múltiplas vozes que ecoam na obra da autora, reveste-se de particular significado. Périplos do sonho, reescritas do silêncio e pinceladas de luz, oferecidos aos leitores por Conceição Dinis Tomé, ganham destaque e constituem ensejos de outras leituras, inscrevendo a autora como relevante voz e rosto da literatura para a infância e a juventude.
  • Children’s literature in primary education: Creative writing practices
    Publication . Cardoso, Rita; Lopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira; Melão, Dulce
    Desde cedo, é fundamental promover a construção da entidade leitora da criança, por meio de como se organizam os primeiros contactos da criança com o livro, possibilitando-lhe o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da imaginação, da curiosidade e o seu sentido de descoberta. A par disso, a literatura é um veículo, que reúne um conjunto de condições, que nos possibilita ampliar o nosso olhar, por meio de uma visão múltipla e multifacetada do mundo, o que exige, por parte do leitor, um sentido crítico-reflexivo. Por outras palavras, funciona como uma espécie de “ponte”, que nos possibilita explorar o mundo e a nós próprios, permitindo-nos ler e compreender o eu nesses outros. Posto isto, a seleção e enunciação do problema, para o que pretendemos encontrar resposta, assume como questões centrais desta investigação, as seguintes: 1. De que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico pode fomentar a criatividade? / 2. Como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma? Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo teve como participantes alunos(as) de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 24 alunos(as), de uma escola situada na cidade de Viseu: dez do sexo feminino e catorze do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Uma das atividades desenvolvidas, a par do papel transformador dos livros, teve como designação “gosto de mim (quase sempre)? Espelho meu, espelho meu, o que vejo eu?”, impulsionada pela leitura do livro, em formato pop-up: “Gosto de ti (quase sempre)” de Anna Llenas (2020). Esta atividade revelou o modo como as crianças, daquela turma, se viam a si próprias, desde representações muito positivas a menos positivas, através de uma atividade de escrita criativa. Pudemos aferir, de igual forma, que foi um meio de conhecer melhor os(as) alunos(as) e de estes se conhecerem (a si e aos colegas). Por outro lado, serviu ainda como um veículo para refletirmos sobre a questão da diferença, na medida em que cada um de nós é um ser único. Aliás, devemos acolher e compreender a diferença, para sabermos viver em sociedade. Nesta perspetiva, os livros revelam-se como ferramentas imprescindíveis no desenvolvimento de competências socioemocionais, confitando a permanentes perguntas, até porque a leitura deve ser entendida como um alimento (Cruz, 2021). Face a esta evidência, o(a) professor(a) enquanto mediador da leitura e da sua fruição, deve ter bons critérios de escolha, na seleção dos livros, privilegiando a qualidade, em detrimento, se necessário for, da quantidade, assim como a dimensão estético-literária e iconográfica (conjugação entre o código escrito e plástico). Em conclusão, esta atividade deixou bem patenteada a ideia de que as palavras precisam de fazer fricção e provocar estranhamento, de onde resultam as subsequentes transformações, a partir da sua leitura e escrita.