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Abstract(s)
As empresas estão cada vez mais competitivas, daí um dos principais objetivos para alcançar
o sucesso é a diferenciação perante as restantes. Não se pode dar por garantida a venda de um
produto, é necessário saber diferenciá-lo. Por isso, o ponto principal começa quando este se
consegue destacar dos restantes na prateleira do local de venda.
Esta investigação tem por base perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas
comunica com o consumidor, pois de nada serve apresentarmos uma bebida em que
sugerimos elevada qualidade se depois essa qualidade não é transmitida. Assim, o principal
objetivo é perceber como é que a embalagem das águas engarrafadas influência na compra
nomeadamente através da importância do packaging das águas engarrafadas quanto ao
marketing e através os aspetos que levam à interação da embalagem com o consumidor.
O packaging é, por isso, um elemento diferenciador, pois é através dele que se desperta o
interesse e a curiosidade do ser humano. No caso das águas engarrafadas estas têm sofrido
muitas alterações desde o seu formato da embalagem, até à sua composição, isto porque têm
surgido cada vez mais concorrentes no mercado.
Até há algum tempo a água era considerada como um produto que servia apenas para beber,
não interessando a sua embalagem. Hoje em dia, essa abordagem mudou e a água engarrafada
é vista como um produto igual aos outros, sujeita também a diferenciação.
Podemos atualmente encontrar as marcas brancas e as marcas premium em que é valorizada a
diferenciação da embalagem. A embalagem premium era geralmente encontrada em
restaurantes e lojas gourmet. Hoje já se consegue encontram em qualquer superfície
comercial.
Com o surgimento de todas as diversas marcas de água engarrafada, a água deixou de ser vista
apenas como um bem, passando assim a ter outro destaque quando é encontrada numa
prateleira de supermercado.
Assim, os principais resultados mostram que efetivamente a embalagem influência na compra
onde as características destacadas são embalagens Recicláveis e Reutilizáveis em que ocorrem
algumas diferenças no género feminino e masculino. Consequentemente, percebeu-se que
existem características que são vistas pelos consumidores como mais importantes do que
outras para a influência da compra.
Por último são apresentadas as conclusões, as limitações do estudo e as pistas para
investigações futuras.
Description
Keywords
Embalagem Decisão de Compra Água Engarrafada Consumidor