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Retórica da imagem publicitária no espaço público pós-secular: metáforas e iconocracia do pensamento colectivo

dc.contributor.authorBarroso, Paulo
dc.date.accessioned2018-07-02T12:45:57Z
dc.date.available2018-07-02T12:45:57Z
dc.date.issued2015
dc.date.updated2018-06-21T01:40:22Z
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que hoje vivemos, paradoxalmente, num tempo e num espaço globais, fundidos e estereotipados, ambos caraterizados pela proliferação de estilos de vida uniformizados e de formas de cultura essencialmente visuais, a omnipresença de ecrãs e, por conseguinte, de imagens estrategicamente trabalhadas influenciam os modos de ver, comunicar, agir e pensar de um modo deliberado ou inadvertido. Neste sentido, o problema a analisar com esta proposta de artigo são as implicações semânticas e pragmáticas da retórica sobre os discursos modernos, i.e. pretende-se responder à questão: Qual é a relação da ubiquidade retórica visual com a massificação da sociedade e a (re)criação de mitos ou imaginários sociais num tempo e espaço pós-seculares? Da ideia de “civilização da imagem” de Deleuze como civilização do cliché e da ubiquidade das imagens, segue-se uma estratégia reflexiva e crítica, com o objectivo de compreender a iconocracia do espaço público e testar a hipótese da sua tautologia pelos discursos epidícticos e apodícticos, que resemantizam e secularizam este espaço público em imaginário social e modo estratégico de expressão do pensamento colectivo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarroso, Paulo M.Retórica da imagem publicitária no espaço público pós-secular: metáforas e iconocracia do pensamento colectivo, Trabalho apresentado em I Encontro de Cultura Visual – A Partilha do Visível: Políticas do Olhar, In Livro de Resumos do I Encontro de Cultura Visual – A Partilha do Visível: Políticas do Olhar, Coimbra, 2015.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5026
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.titleRetórica da imagem publicitária no espaço público pós-secular: metáforas e iconocracia do pensamento colectivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do I Encontro de Cultura Visual – A Partilha do Visível: Políticas do Olhar,pt_PT
person.familyNameBarroso
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id5118-DF80-195D
person.identifier.orcid0000-0001-7638-5064
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd201ccb0-30c4-4030-8e57-fc3afd20327e
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