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Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T16:11:25Z | |
dc.date.available | 2020-03-04T16:11:25Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Os desafios da complexidade, da globalidade, da mutação, da contextualização, da interatividade, da flexibilidade e da preparação para o incerto, os paradigmas de formação, as diversas óticas de desenvolvimento profissional e as diferentes perspetivas de supervisão sobre a Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores, estimulam as instituições de ensino superior para a mudança e para novas e diferentes responsabilidades na formação e desenvolvimento profissional de professores. As oportunidades de mudança plasmadas no atual regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, colocaram novas exigências e alterações à Formação Inicial de Professores, nomeadamente à Prática de Ensino Supervisionada, abrindo oportunidades de renovação do ensino superior. A investigação que desenvolvemos, enquadrada na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, tem como finalidade, construir conhecimento no âmbito da supervisão, tendo em vista a identificação da possível emergência de um novo modelo supervisivo nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar o objetivo proposto, propusemo-nos desenhar e realizar uma investigação centrada numa abordagem de natureza qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista. A entrevista foi aplicada a responsáveis educativos que participaram na criação e/ou adequação dos cursos de Formação Inicial de Professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico aos diplomas legais que regulam a referida formação e a especialistas nacionais de supervisão. Procurando uma leitura global dos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de adequar as práticas supervisivas aos desafios colocados pelas sociedades contemporâneas, pelo que, dos discursos dos interlocutores emerge um novo modelo de supervisão, mais adaptado às novas contingências e conjuntura (em que a formação é bietápica e a prática perde espaço) e perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais da educação e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, que denominamos bioecodesenvolvimentista e integrador e que é necessário aproveitar e pôr em prática, possibilitando uma formação mais adequada aos futuros professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, J. (2019). Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão. In J. Pinhal, C. Cavaco, M.ª J. Cardona, F. Costa, J. Marques, & A. R. Faria (Orgs.) (2019). A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1262-1273). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-35-5. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8272-35-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6216 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxv-coloquio-2018/atas-2018/ | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | 1.o Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | modelos de supervisão | pt_PT |
dc.title | Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1273 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1262 | pt_PT |
oaire.citation.title | A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
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