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Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão

dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2020-03-04T16:11:25Z
dc.date.available2020-03-04T16:11:25Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs desafios da complexidade, da globalidade, da mutação, da contextualização, da interatividade, da flexibilidade e da preparação para o incerto, os paradigmas de formação, as diversas óticas de desenvolvimento profissional e as diferentes perspetivas de supervisão sobre a Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores, estimulam as instituições de ensino superior para a mudança e para novas e diferentes responsabilidades na formação e desenvolvimento profissional de professores. As oportunidades de mudança plasmadas no atual regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, colocaram novas exigências e alterações à Formação Inicial de Professores, nomeadamente à Prática de Ensino Supervisionada, abrindo oportunidades de renovação do ensino superior. A investigação que desenvolvemos, enquadrada na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, tem como finalidade, construir conhecimento no âmbito da supervisão, tendo em vista a identificação da possível emergência de um novo modelo supervisivo nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar o objetivo proposto, propusemo-nos desenhar e realizar uma investigação centrada numa abordagem de natureza qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista. A entrevista foi aplicada a responsáveis educativos que participaram na criação e/ou adequação dos cursos de Formação Inicial de Professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico aos diplomas legais que regulam a referida formação e a especialistas nacionais de supervisão. Procurando uma leitura global dos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de adequar as práticas supervisivas aos desafios colocados pelas sociedades contemporâneas, pelo que, dos discursos dos interlocutores emerge um novo modelo de supervisão, mais adaptado às novas contingências e conjuntura (em que a formação é bietápica e a prática perde espaço) e perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais da educação e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, que denominamos bioecodesenvolvimentista e integrador e que é necessário aproveitar e pôr em prática, possibilitando uma formação mais adequada aos futuros professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRocha, J. (2019). Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão. In J. Pinhal, C. Cavaco, M.ª J. Cardona, F. Costa, J. Marques, & A. R. Faria (Orgs.) (2019). A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1262-1273). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-35-5.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6216
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxv-coloquio-2018/atas-2018/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subject1.o Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectmodelos de supervisãopt_PT
dc.titleFormação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa - Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage1273pt_PT
oaire.citation.startPage1262pt_PT
oaire.citation.titleA investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
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