Repository logo
 
Publication

A tendência emergente da economia da experiência motivada pela comunicação interna, em Portugal

dc.contributor.advisorAugusto, Luísa
dc.contributor.authorTiago, Ana Beatriz Firme
dc.date.accessioned2023-10-20T09:03:47Z
dc.date.available2023-10-20T09:03:47Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.description.abstractNum mundo globalizado onde os mercados se tornam competitivos, os colaboradores mais exigentes e insaciáveis, surgem novas necessidades do Homem no trabalho, a experiência pode ser fator diferenciador na sua jornada dentro da organização. Decorrente da tendência da economia da experiência, que tem ganho primazia nos negócios relativamente ao consumidor, procurou-se, nesta investigação, conhecer se esta tendência seria transversal ao público interno, motivada pela comunicação interna. Para determinar se é possível adotar o conceito de economia da experiência e as suas quatro dimensões (entretenimento, aprendizagem, evasão e estética), propostas por Pine e Gilmore (1998), realizou-se um estudo empírico, pela interpretação de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis pela comunicação interna, de nove organizações, distinguidas no Top 20 do estudo “Empresas mais felizes para trabalhar em Portugal”, da Happiness Works, em 2021. Os resultados permitiram concluir que existe economia da experiência relacionada com o colaborador e da otimização da experiência resultam cinco formas de retorno financeiro: atração de talento e sua retenção, atração de clientes e sua retenção também, e aumento de produtividade. Desta forma, os responsáveis pela comunicação interna e gestão da felicidade dos colaboradores têm um papel preponderante no sucesso de uma organização. O contributo da amostra tornou possível a construção de um modelo de experiências diferenciadoras com resultados positivos comprovados.pt_PT
dc.description.abstractIn a globalized world where markets become competitive, employees are more demanding and insatiable and new human needs at work arise, experience can be a differentiating factor in their journey within the organization. Due to the trend of the experience economy, which has gained primacy in business over the consumer, this investigation sought to find out if this trend would be transversal to the internal public, motivated by internal communication. To determine whether it is possible to adopt the concept of experience economy and its four dimensions (entertainment, learning, evasion and aesthetics), proposed by Pine and Gilmore (1998), an empirical study was carried out, through the interpretation of semi-structured interviews with those responsible for internal communication, of nine organizations, distinguished in the Top 20 of the study “Happiest Companies to Work for in Portugal”, by Happiness Works, in 2021. The results allowed us to conclude that there is an economy of experience related to the employee and experience results in five forms of financial return: attracting talent and retaining it, attracting customers and retaining them, and increasing productivity. In this way, those responsible for internal communication and managing the happiness of employees have a leading role in the success of an organization, and the contribution of the sample made it possible to build a model of differentiating experiences with proven positive results.pt_PT
dc.identifier.tid203371135pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7987
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação Internapt_PT
dc.subjectTendênciapt_PT
dc.subjectEconomia da Experiênciapt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.subjectFelicidade no trabalhopt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectTendenciespt_PT
dc.subjectExperience Economypt_PT
dc.subjectEmployeespt_PT
dc.subjectHappiness at workpt_PT
dc.titleA tendência emergente da economia da experiência motivada pela comunicação interna, em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
192-Trabalho de projeto-2567-1-4-20230828.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: