Repository logo
 
Publication

Integração dos sistemas aumentativos e alternativos nafamília de crianças com paralisia cerebral

dc.contributor.advisorRego, Belmiro
dc.contributor.advisorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorSousa, Sandrina Fidalgo
dc.date.accessioned2019-12-18T14:54:13Z
dc.date.available2019-12-18T14:54:13Z
dc.date.issued2018-11-15
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo avaliar e caracterizar a integração dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) nas famílias de crianças com paralisia cerebral (PC). Neste sentido, foram utilizadas famílias de 28 crianças com PC. Os critérios de inclusão definidos apontam para o benefício de acompanhamento de Terapia da Fala a frequentarem o pré-escolar ou o 1º ciclo do ensino básico (1º CEB). Elaborou-se um questionário subdividido em quatro partes, a primeira recolhe dados sociodemográficos, uma segunda parte relacionada com o diagnóstico e os acompanhamentos, uma terceira parte que recolhe dados quanto ao perfil comunicativo da criança e uma quarta parte referente à utilização dos SAAC. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que a introdução e o acompanhamento da implementação dos SAAC nas famílias, por um técnico especializado, é fundamental, para que posteriormente as crianças possam utilizar os mesmos noutros contextos. O envolvimento da família torna-se principal para o sucesso de uma intervenção na área da comunicação aumentativa e alternativa.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to evaluate and characterize the integration of augmentative and alternative communication systems in the families of children with cerebral palsy. In this sense, families of 28 children with cerebral palsy were used. The defined inclusion criteria point to the benefit of accompaniment of Speech Therapy and attend the preschool or the 1st cycle of basic education. A questionnaire was drawn up in four parts, the first one collects socio-demographic data, a second part related to diagnosis and support, a third part that collects data on the communicative profile of the child and a fourth part on the use of augmentative and communication alternatives. Through the analysis of the data obtained it is possible to conclude that the introduction and monitoring of the implementation of augmentative and alternative systems of communication in the families by a specialized technician is fundamental so that later the children can use them in other contexts. Family involvement becomes central to the success of an intervention in the area of augmentative and alternative communication.pt_PT
dc.identifier.tid202346110pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6070
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectParalisia cerebralpt_PT
dc.subjectcomunicaçãopt_PT
dc.subjectsistemas aumentativos e alternativos de comunicaçãopt_PT
dc.subjectfamíliaspt_PT
dc.subjectcerebral palsypt_PT
dc.subjectcommunicationpt_PT
dc.subjectaugmentative and alternative communication systemspt_PT
dc.subjectfamiliespt_PT
dc.titleIntegração dos sistemas aumentativos e alternativos nafamília de crianças com paralisia cerebralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
MESTRE SANDRINA.pdf
Size:
630.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: