Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
202 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Sucesso Escolar Ă© uma temĂĄtica de relevante
interesse para estudantes, pais, professores e instituiçÔes escolares.
Torna-se importante compreender os fatores que poderĂŁo
influenciar o desempenho e o sucesso dos estudantes,
nomeadamente dos que frequentam o ensino superior. Este estudo
procura identificar o modo como a InteligĂȘncia Emocional (EI) se
relaciona com o Sucesso Escolar nos estudantes do curso de
licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de SaĂșde de
Viseu (ESSV).
Metodologia: A colheita de dados efetuou-se em
Setembro de 2011, numa amostra de 287 estudantes e o tipo de
estudo caracteriza-se como quantitativo nĂŁo experimental,
descritivo-correlacional, de corte transversal. Para a colheita de
dados utilizåmos um questionårio de caracterização sócio
demogråfica e académica e uma escala de avaliação de
InteligĂȘncia Emocional (EI) da autoria de Rego & Fernandes
(2005)
Resultados: O género, o estado civil, o tempo de
deslocação até à escola e o possuir bolsa de estudo não
influenciam o Sucesso Escolar dos estudantes. VerificĂĄmos que a
idade e o semestre que os estudantes frequentam tĂȘm influĂȘncia
sobre os resultados escolares. Os fatores da escala da InteligĂȘncia
Emocional exercem influĂȘncia sobre o Sucesso Escolar.
ConclusĂŁo: Os resultados encontrados neste estudo
convidam a uma reflexão sobre a implementação de estratégias
que permitam desenvolver nos estudantes a inteligĂȘncia emocional, de forma a melhorar globalmente o sucesso escolar e,
de modo especial, na vertente do ensino clĂnico.
Description
Keywords
Sucesso escolar InteligĂȘncia emocional Estudantes de enfermagem
Citation
Silva, Daniel Marques & Duarte, JoĂŁo Carvalho (2012). Sucesso Escolar e InteligĂȘncia Emocional. Millenium, 42 (janeiro/junho). Pp. 67-84.