Repository logo
 
Publication

Para chegar depressa ao Séc. XXI.

dc.contributor.authorSimões, Alfredo
dc.date.accessioned2011-02-02T10:54:46Z
dc.date.available2011-02-02T10:54:46Z
dc.date.issued1997-01
dc.description.abstractPara além (ou por causa) da concorrência inter-empresarial, cada vez mais as cidades e as regiões competem entre si. Cada cidade ou região procura ter maior peso económico, atraindo investimento externo ou fomentando a iniciativa doméstica; cada cidade ou região esforça-se por acolher os serviços desconcentrados da Administração Pública ou luta pela fixação de instituições prestigiadas e prestigiantes; cada cidade ou região tem para oferecer mais facilidades de relação com os mercados e com o mundo envolvente; cada cidade ou região exige estar na primeira linha do poder do Estado lançando holofotes sobre os seus políticos, intérpretes da sua vontade e depositários das expectativas das suas populações. Em final do século, a competitividade das cidades ou das regiões assume-se tão importante para o desenvolvimento como a competitividade de cada um dos seus agentes económicos. Ora, num mundo em rápida e permanente mudança, a competitividade ganha-se - ou perde-se - na capacidade de inovação e na consequente capacidade de antecipação dos movimentos sociais, culturais e económicos. Mas um espaço onde ocorra a inovação pressupõe a existência de um ambiente propício com recursos humanos qualificados, adequada oferta de formação e de bens culturais, incluindo, necessariamente, a cultura científica e tecnológica. Não há inovação sem informação. Por isso, a abertura ao exterior é indispensável, assim como uma crescente fluidez de informação de forma a contribuir para uma apertada "rede de cumplicidades" entre os agentes sociais da cidade e da região. Um espaço de inovação necessita, por outro lado, de estar associado a um centro urbano com dimensão crítica suficiente para se assumir como um importante e qualitativamente exigente mercado de produtos finais e "merecedor" da instalação de serviços de elevado valor acrescentado.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/680
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries5;
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectInovaçãopor
dc.titlePara chegar depressa ao Séc. XXI.por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Para chegar depressa ao séc. XXI.pdf
Size:
222.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: