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Advisor(s)
Abstract(s)
Abstract: Background: The academic performance of adolescents is determined by variables related to
domestic and leisure activities.
Objective: To identify variables related to domestic and leisure activities that influence the academic
performance of adolescents.
Methodology: Observational quantitative, non-experimental, cross-sectional, descriptive and
correlational, explanatory and retrospective study, using a non-probabilistic sample intended for
convenience, consisting of 380 adolescents with an average age of 13.5 years (± SD 1:56).
Results: Adolescents who collaborate with the family in household activities show better academic
performance (p = 0.014). The daily time engaged in leisure activities, as computer use (p =
0.05), video watching (p = 0.021) and the use of games on PC or game consoles (p = 0.011), if over
an hour, has negative repercussions on the academic performance of adolescents.
Conclusion: Domestic activities positively influence the adolescents school performance, while
leisure activities like computer use, watching videos and playing games on computers or game consoles
have a negative impact, when occupying more than one hour per day.
RESUMO Introdução: O rendimento escolar dos adolescentes é determinado por variáveis relacionadas com as atividades domésticas e de lazer. Objectivo: Identificar as variáveis relacionadas às atividades domésticas e de lazer que influenciam o rendimento escolar dos adolescentes. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo, não experimental, em corte transversal, descritivo e correlacional, explicativo e retrospectivo, realizado numa amostra não probabilística intencional por conveniência, constituída por 380 adolescentes com uma média de idades de 13.5 anos (±1.56 dp). Resultados: Os adolescentes que colaboram com os familiares em atividades domésticas revelam melhor rendimento escolar (p=0,014). O rendimento escolar dos adolescentes é maior naqueles que ocupam menos de uma hora por dia em atividades de lazer, como no uso do computador (p=0,05), na visualização de vídeos (p=0,021), e no uso de jogos em PC ou em consola (p=0,011). Conclusão: As atividades domésticas influenciam positivamente o rendimento escolar dos adolescentes, enquanto as atividades de lazer como passar tempo a usar o computador, ver vídeos, jogar em computador e/ou em consola em tempos superiores a uma hora o influenciam negativamente.
RESUMO Introdução: O rendimento escolar dos adolescentes é determinado por variáveis relacionadas com as atividades domésticas e de lazer. Objectivo: Identificar as variáveis relacionadas às atividades domésticas e de lazer que influenciam o rendimento escolar dos adolescentes. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo, não experimental, em corte transversal, descritivo e correlacional, explicativo e retrospectivo, realizado numa amostra não probabilística intencional por conveniência, constituída por 380 adolescentes com uma média de idades de 13.5 anos (±1.56 dp). Resultados: Os adolescentes que colaboram com os familiares em atividades domésticas revelam melhor rendimento escolar (p=0,014). O rendimento escolar dos adolescentes é maior naqueles que ocupam menos de uma hora por dia em atividades de lazer, como no uso do computador (p=0,05), na visualização de vídeos (p=0,021), e no uso de jogos em PC ou em consola (p=0,011). Conclusão: As atividades domésticas influenciam positivamente o rendimento escolar dos adolescentes, enquanto as atividades de lazer como passar tempo a usar o computador, ver vídeos, jogar em computador e/ou em consola em tempos superiores a uma hora o influenciam negativamente.
Description
Keywords
Domestic activities Leisure activities Adolescents Academic achievement Atividades domésticas Atividades de lazer Adolescentes Rendimento escolar Ocupação de tempos livres
Citation
Pestana L, Duarte J, Coutinho E, Chaves C, Nelas P, Amaral O. Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología. 2016;1(2):347-57. doi: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.581
Publisher
Asociación INFAD