Repository logo
 
Publication

Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes

dc.contributor.authorPestana, Leonor
dc.contributor.authorDuarte, João
dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorChaves, Cláudia
dc.contributor.authorNelas, Paula
dc.contributor.authorAmaral, Odete
dc.date.accessioned2017-01-30T17:19:11Z
dc.date.available2017-01-30T17:19:11Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAbstract: Background: The academic performance of adolescents is determined by variables related to domestic and leisure activities. Objective: To identify variables related to domestic and leisure activities that influence the academic performance of adolescents. Methodology: Observational quantitative, non-experimental, cross-sectional, descriptive and correlational, explanatory and retrospective study, using a non-probabilistic sample intended for convenience, consisting of 380 adolescents with an average age of 13.5 years (± SD 1:56). Results: Adolescents who collaborate with the family in household activities show better academic performance (p = 0.014). The daily time engaged in leisure activities, as computer use (p = 0.05), video watching (p = 0.021) and the use of games on PC or game consoles (p = 0.011), if over an hour, has negative repercussions on the academic performance of adolescents. Conclusion: Domestic activities positively influence the adolescents school performance, while leisure activities like computer use, watching videos and playing games on computers or game consoles have a negative impact, when occupying more than one hour per day.pt_PT
dc.description.abstractRESUMO Introdução: O rendimento escolar dos adolescentes é determinado por variáveis relacionadas com as atividades domésticas e de lazer. Objectivo: Identificar as variáveis relacionadas às atividades domésticas e de lazer que influenciam o rendimento escolar dos adolescentes. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo, não experimental, em corte transversal, descritivo e correlacional, explicativo e retrospectivo, realizado numa amostra não probabilística intencional por conveniência, constituída por 380 adolescentes com uma média de idades de 13.5 anos (±1.56 dp). Resultados: Os adolescentes que colaboram com os familiares em atividades domésticas revelam melhor rendimento escolar (p=0,014). O rendimento escolar dos adolescentes é maior naqueles que ocupam menos de uma hora por dia em atividades de lazer, como no uso do computador (p=0,05), na visualização de vídeos (p=0,021), e no uso de jogos em PC ou em consola (p=0,011). Conclusão: As atividades domésticas influenciam positivamente o rendimento escolar dos adolescentes, enquanto as atividades de lazer como passar tempo a usar o computador, ver vídeos, jogar em computador e/ou em consola em tempos superiores a uma hora o influenciam negativamente.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/Multi/04016/2016. Agradecemos adicionalmente ao Instituto Politécnico de Viseu e ao CI&DETS pelo apoio prestadopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPestana L, Duarte J, Coutinho E, Chaves C, Nelas P, Amaral O. Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología. 2016;1(2):347-57. doi: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.581pt_PT
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.581pt_PT
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4198
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/581/509pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDomestic activitiespt_PT
dc.subjectLeisure activitiespt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subjectAtividades domésticaspt_PT
dc.subjectAtividades de lazerpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectOcupação de tempos livrespt_PT
dc.titleRepercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentespt_PT
dc.title.alternativeImpact of domestic and leisure activities in the academic achievement of adolescentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage357pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage347pt_PT
oaire.citation.titleRevista INFAD de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS E DE LAZER.pdf
Size:
288.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: