Publication
Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes
dc.contributor.author | Pestana, Leonor | |
dc.contributor.author | Duarte, João | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Chaves, Cláudia | |
dc.contributor.author | Nelas, Paula | |
dc.contributor.author | Amaral, Odete | |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T17:19:11Z | |
dc.date.available | 2017-01-30T17:19:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Abstract: Background: The academic performance of adolescents is determined by variables related to domestic and leisure activities. Objective: To identify variables related to domestic and leisure activities that influence the academic performance of adolescents. Methodology: Observational quantitative, non-experimental, cross-sectional, descriptive and correlational, explanatory and retrospective study, using a non-probabilistic sample intended for convenience, consisting of 380 adolescents with an average age of 13.5 years (± SD 1:56). Results: Adolescents who collaborate with the family in household activities show better academic performance (p = 0.014). The daily time engaged in leisure activities, as computer use (p = 0.05), video watching (p = 0.021) and the use of games on PC or game consoles (p = 0.011), if over an hour, has negative repercussions on the academic performance of adolescents. Conclusion: Domestic activities positively influence the adolescents school performance, while leisure activities like computer use, watching videos and playing games on computers or game consoles have a negative impact, when occupying more than one hour per day. | pt_PT |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: O rendimento escolar dos adolescentes é determinado por variáveis relacionadas com as atividades domésticas e de lazer. Objectivo: Identificar as variáveis relacionadas às atividades domésticas e de lazer que influenciam o rendimento escolar dos adolescentes. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo, não experimental, em corte transversal, descritivo e correlacional, explicativo e retrospectivo, realizado numa amostra não probabilística intencional por conveniência, constituída por 380 adolescentes com uma média de idades de 13.5 anos (±1.56 dp). Resultados: Os adolescentes que colaboram com os familiares em atividades domésticas revelam melhor rendimento escolar (p=0,014). O rendimento escolar dos adolescentes é maior naqueles que ocupam menos de uma hora por dia em atividades de lazer, como no uso do computador (p=0,05), na visualização de vídeos (p=0,021), e no uso de jogos em PC ou em consola (p=0,011). Conclusão: As atividades domésticas influenciam positivamente o rendimento escolar dos adolescentes, enquanto as atividades de lazer como passar tempo a usar o computador, ver vídeos, jogar em computador e/ou em consola em tempos superiores a uma hora o influenciam negativamente. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/Multi/04016/2016. Agradecemos adicionalmente ao Instituto Politécnico de Viseu e ao CI&DETS pelo apoio prestado | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pestana L, Duarte J, Coutinho E, Chaves C, Nelas P, Amaral O. Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología. 2016;1(2):347-57. doi: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.581 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17060/ijodaep.2016.n2.v1.581 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4198 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Asociación INFAD | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/581/509 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Domestic activities | pt_PT |
dc.subject | Leisure activities | pt_PT |
dc.subject | Adolescents | pt_PT |
dc.subject | Academic achievement | pt_PT |
dc.subject | Atividades domésticas | pt_PT |
dc.subject | Atividades de lazer | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_PT |
dc.subject | Ocupação de tempos livres | pt_PT |
dc.title | Repercussões das atividades domésticas e de lazer no rendimento escolar dos adolescentes | pt_PT |
dc.title.alternative | Impact of domestic and leisure activities in the academic achievement of adolescents | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 357 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 347 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista INFAD de Psicologia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- REPERCUSSÕES DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS E DE LAZER.pdf
- Size:
- 288.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: