Repository logo
 
Publication

A aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infância

dc.contributor.advisorRibeiro, António
dc.contributor.authorLourenço, Joana Andreia Pinto
dc.date.accessioned2014-01-15T16:58:21Z
dc.date.available2014-01-15T16:58:21Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractOs jogos são um recurso didático importante para a construção de conhecimentos, habilidades e competências. Através da sua utilização, as crianças são estimuladas a utilizar o raciocínio e a criatividade na resolução de problemas, bem como a desenvolverem a sua comunicação. O jogo é uma atividade fundamental na vida das crianças e, por esse motivo, assume grande importância na educação pré escolar, devendo ser considerada pelo educador de infância nas suas propostas de tarefas. Pelos motivos atrás mencionados, pretende-se com este trabalho discutir o papel que o jogo assume no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como no desenvolvimento de competências, quer sejam matemáticas ou pessoais, com crianças em idade pré escolar. Esta investigação tem como objetivo primordial conhecer as conceções dos educadores de infância sobre a importância do jogo nas atividades matemáticas, e de que modo é que estas se articulam com as suas práticas. Dada a natureza deste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de matriz qualitativa numa das suas variantes: o estudo de caso, tendo-se recorrido a instrumentos e técnicas de recolha de dados baseados em entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados da investigação apontam no sentido de que o jogo é, neste nível etário, essencial para a aprendizagem da matemática e para o desenvolvimento de certas competências, como sejam matemáticas ou pessoais, entre elas, o raciocínio, a comunicação e a resolução de problemas.por
dc.description.abstractAbstract The game is an important resource for the construction of knowledge, skills and competencies. Through its use, children are encouraged to use creativity in reasoning and problem solving, as well as to develop their communication. The game is a key activity in children's lives and, therefore, of great importance in pre school and should be considered by the kindergarten teacher in their proposed tasks. For the reasons mentioned above, the aim of this study was to discuss the role that the game takes, in the teaching and learning of mathematics, as well as skills development, whether mathematical or personal, with preschool age children. This research aims to understand the fundamental conceptions of kindergarten teachers about the importance of play in mathematical activities, and how do they articulate their practices. Given the nature of this study we chose a research methodology of a qualitative array of variants: the case study, with recourse to instruments and techniques of data collection based on semi-structured interviews and observations. Research results point towards the game is, in this age level, essential for learning mathematics and the development of certain skills, such as math or personal, between them, reasoning, communication and problem solving.por
dc.identifier.tid201216590
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2002
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectJogopor
dc.subjectEducação pré escolarpor
dc.subjectEducador de infânciapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleA aprendizagem da matemática e o jogo: conceções e práticas dos educadores de infânciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final -lourenço.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: