Repository logo
 
Publication

Manual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseu

dc.contributor.authorCoutinho, Emília
dc.contributor.authorAlves, Susana
dc.contributor.authorSantos, Elisa
dc.contributor.authorCoelho, Inês
dc.contributor.authorAlmeida, Simone
dc.contributor.authorLoureiro, Cátia
dc.contributor.authorAlves, Ana Berta
dc.contributor.authorSousa, Artur
dc.contributor.authorQuental, Carlos
dc.contributor.authorChaves, Claudia
dc.contributor.authorCosta, Cristina Amaro da
dc.contributor.authorPeixoto, Cristina
dc.contributor.authorVala, Helena
dc.contributor.authorMartins, Isabel
dc.contributor.authorContente, Olga
dc.contributor.authorCorreia, Paula
dc.contributor.authorSantos, Paula
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorBettencourt, Paula
dc.contributor.authorPaiva, João Monney
dc.date.accessioned2021-12-22T15:41:28Z
dc.date.available2021-12-22T15:41:28Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCoutinho E., Alves, S., Santos, E., Coelho I., Almeida, S., Loureiro, C., Alves, A. B., Sousa, A., Quental, C., Chaves, C., Amaro da Costa, C., Peixoto, C., Vala, H., Martins, I., Contente, O., Correia, P., Santos, P., Campos, S., Bettencourt, P., & Paiva, J. L. M. S. (2021). Manual de mentoria: Programa do Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde de Viseu. https://doi.org/10.34633/978-989-54712-5-6pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34633/978-989-54712-5-6
dc.identifier.isbn978-989-54712-5-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6957
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherEscola Superior de Saúde de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://pv.inclusao.ipv.pt/wp-content/uploads/2021/10/PM.IPV_.2021.ISBN_.pdfpt_PT
dc.subjectPrograma de mentoriapt_PT
dc.subjectPolitécnico de Viseupt_PT
dc.subjectTutoriapt_PT
dc.subjectMentorpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectMentoradopt_PT
dc.subjectMentoradapt_PT
dc.subjectMentorapt_PT
dc.subjectMentores em açãopt_PT
dc.titleManual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseupt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.titleManual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseupt_PT
person.familyNameCoutinho
person.familyNameAlves
person.familyNameQuental
person.familyNameMargarida Correia Balula Chaves
person.familyNameAmaro da Costa
person.familyNamePeixoto
person.familyNameVala Correia
person.familyNameContente
person.familyNameCorreia
person.familyNameMargarida Campos
person.familyNamePaiva
person.givenNameEmília
person.givenNameAna Berta
person.givenNameCarlos
person.givenNameCláudia
person.givenNameCristina Isabel
person.givenNameCristina
person.givenNameHelena Maria
person.givenNameOlga Maria de Sousa
person.givenNamePaula
person.givenNameSofia
person.givenNameJoão
person.identifierEip44s0AAAAJ
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-id7913-CE3A-277F
person.identifier.ciencia-id4819-29C0-6C72
person.identifier.ciencia-id5E17-848F-D48C
person.identifier.ciencia-id7C19-6CEF-B511
person.identifier.ciencia-id4B16-176A-223A
person.identifier.ciencia-id721B-A48E-DA1B
person.identifier.ciencia-id7A1E-E85E-FFA4
person.identifier.ciencia-id7915-FB81-4520
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.orcid0000-0002-9506-4626
person.identifier.orcid0000-0002-8958-4254
person.identifier.orcid0000-0002-8249-4766
person.identifier.orcid0000-0001-9034-8956
person.identifier.orcid0000-0002-8103-7221
person.identifier.orcid0000-0001-8625-2206
person.identifier.orcid0000-0002-0995-6637
person.identifier.orcid0000-0001-6829-4867
person.identifier.orcid0000-0002-1551-9791
person.identifier.orcid0000-0002-2023-4475
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.orcid0000-0002-1522-8927
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.scopus-author-id42361579800
person.identifier.scopus-author-id24597116100
person.identifier.scopus-author-id57204888708
person.identifier.scopus-author-id7003826442
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication87353ab1-b0e6-4243-bb44-95e55387538b
relation.isAuthorOfPublication3842924a-df07-4454-b428-c0da689d8f98
relation.isAuthorOfPublicationa08faa9c-e1db-4505-8b13-99901ec2e6b8
relation.isAuthorOfPublication0328ced1-b85d-49e8-9648-e3460ea97f2b
relation.isAuthorOfPublication0de35fd7-5d3c-4954-a5ed-51c44d0579ea
relation.isAuthorOfPublicationd58c2d3b-f869-429d-9152-89f5b03bd781
relation.isAuthorOfPublication44ca4e21-6a9d-43aa-b7fd-ac6191ac347d
relation.isAuthorOfPublicationcdc3d2e2-df06-40ed-8900-1ecbc8a06c8a
relation.isAuthorOfPublication499a0e19-0520-4b0f-87f6-0e2281ae4c78
relation.isAuthorOfPublication9395b4b0-ffd1-4f2d-a99c-4bb5cac701c0
relation.isAuthorOfPublication860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b
relation.isAuthorOfPublication4afbd2a5-676a-4c2d-abf0-0cb8dd171fc1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery499a0e19-0520-4b0f-87f6-0e2281ae4c78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PM.IPV_rev.pdf
Size:
742.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format