Loading...
71 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 71
- Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didáticaPublication . Balula, João PauloO acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
- The winners’ drama in Seneca’s TroadesPublication . Balula, João PauloAbstract Introduction:The texts of classical literature are of great importance for the formation of critical readers. For this reason, this article proposes a current reading of the winners’ difficulties that are evident in Seneca’s Troades: Pyrrhus, Agamemnon, Ulysses, Achilles, and Helena. Development: Starting from a content analysis of the literary work, a reflection on the consequences of feelings and passions is presented. It becomes evident that when the human being is confronted with himself and with his essence everything comes to the surface: the most admired virtue (moderation) and the most despicable defects (arrogance, brutality, tyranny, hypocrisy and cowardice). Conclusions: It is concluded that the winners’ concern focuses on the doubt about the success of the return trip.
- Fractures and disruptions in children's literature: From print to screen and back with Isabel Minhós MartinsPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloRecent years have seen a (r)evolution in children’s literature in Portugal, with particular emphasis on the picturebook, perhaps echoing the challenges of a society where page and screen are providing us new ways of seeing and listening to the world. In order to meet these challenges, educators increasingly need to promote a myriad of ways to motivate children to become lifelong readers. Isabel Minhós Martins recent picturebooks (2013) Este livro está a chamar-te (não ouves?) (This book is calling you (don’t you hear?) and Uma onda pequenina (A tiny wave) invite readers to follow such thought-provoking paths, calling them to interact with printed words mingled with a proposed “digital reading experience”, embracing fractures and disruptions that come along. The objectives of this paper are twofold: i) to briefly review the growing importance of the picturebook in education, namely in school selections (Plano Nacional de Leitura - National Reading Plan); ii) to explore how the interaction between text and image might create fractures and disruptions, allowing creativity to thrive and thus contributing to increase children’s motivation to read. It is hoped that such ways of reading pave the way for many more to come.
- Estudos no âmbito da Didática do PortuguêsPublication . Balula, João PauloTexto introdutório de uma secção, dedicada à Didática do Português, que integra dois textos resultantes da investigação realizada no âmbito do mestrado em Didática (Ramo de Didática do Português) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e que focam questões relacionadas com a didática da leitura no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
- “Mora mortis”: os caminhos do sofrimento e da liberdade nas “Troades” de SénecaPublication . Balula, João Paulo; Medeiros, Walter de, Orient.Leitura crítica da tragédia “Troades”, de Séneca, desenvolvida em três momentos: síntese comentada da peça, estudo dos vencedores (Pirro, Aganémnon, Ulisses, Aquiles e Helena) e estudo dos vencidos (Hécuba, Andrómaca, Heitor, Astíanax e Políxena). Omite-se a apreciação de questões relativas às fontes, em particular o paralelo com as tragédias de Eurípides, por se entender que este assunto foi tratado por outros autores. Omitem-se ainda, no tratamento dos vencedores, as figuras de Taltíbio, do Mensageiro e de Calcas, porquanto a sua aparição, mais ou menos fugaz, não consente um juízo aprofundado. No tratamento dos vencidos omitem-se o Ancião, que funciona como uma espécie de “alter ego” de Andrómaca apreensiva, e o Coro que tem importância desigual nas suas intervenções e cujos sentimentos mais significativos se expõem no capítulo de abertura. A “mora” constitui, para vencidos (“mora mortis”) e para vencedores (“mora maris”), o mecanismo fundamental da peça. O homem é um ser adiado. A vida, prolongada no sofrimento, torna-se um impedimento da libertação. Por isso, as cativas - que dão o nome à peça - estão, desde há muito, preparadas para morrer.
- Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à EscritaPublication . Balula, João Paulo; Melão, DulceNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.
- HUMAT: O humor no ensino da MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Ribeiro, António; Santos vasconcelos gomes, Helena; martins, ana patrícia; Oliveira, Ana Maria; Delplancq, Véronique; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Viseu, Floriano; Flores, PabloProcessar o humor e ser capaz de o produzir é, claramente, um sinal de inteligência, revelando, quando bem feito, raciocínios complexos. O humor tem um papel social importante, assumindo-se como uma experiência cognitiva que, para além de criar uma sensação de bem-estar, predispõe as pessoas para o trabalho e pode melhorar a produtividade desse mesmo trabalho. A Matemática é uma disciplina em que o raciocínio ocupa um lugar de destaque, tanto enquanto ciência como enquanto área escolar. Ao mesmo tempo, a Matemática não desperta na generalidade dos alunos o mesmo interesse, havendo alguns que apresentam à partida reações pouco favoráveis. As recentes alterações curriculares no ensino da Matemática têm, na maioria dos países do mundo, afirmado a necessidade de os alunos desenvolverem competências de natureza transversal, como a comunicação, o raciocínio e a resolução de problemas matemáticos a par da aquisição do conhecimento matemático. Também em Portugal, contemplam a importância de promover aprendizagens que aliem a construção de conhecimento matemático ao seu uso, na realização de tarefas matemáticas problemáticas e na comunicação de ideias e raciocínios matemáticos.
- Literatura para a infância e espaços educativos: a exploração didática do álbum narrativo no âmbito da Educação Pré-EscolarPublication . Pereira, Andreia; Melão, Dulce; Balula, João PauloAtualmente o álbum narrativo tem sido alvo de atenção crescente na literatura de especialidade, sendo realçada a sua mais-valia em contextos educativos diversificados, mormente na Educação Pré-Escolar, favorecendo o prazer de ler, aspetos bem vincados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016). No entendimento de que as práticas de leitura das crianças em contexto educativo se podem entrelaçar, de forma benéfica, com práticas educativas em contexto familiar, este estudo centra-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Procura-se, assim, responder à seguinte questão de investigação: «Qual o contributo da exploração didática regular de álbuns, envolvendo a família, no que respeita ao desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças, no âmbito da Educação Pré-Escolar?». Face à questão colocada, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: i) compreender se o envolvimento da família em atividades de leitura pode motivar as crianças para a mesma; ii) analisar de que modo a exploração didática de álbuns narrativos, no jardim de infância, pode contribuir para motivar as crianças para a leitura; iii) promover momentos lúdicos de contacto com álbuns.
- A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelênciaPublication . Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João PauloO século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento da sociedade. A necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos investigadores relativamente à garantia de um sistema orientado para a excelência. Uma das áreas que pode contribuir significativamente para alcançar a excelência é a da concepção e da produção de recursos didácticos, que tem assumido uma importância cada vez maior. Do conjunto dos recursos didácticos, pretendemos destacar os manuais escolares que têm assumido um papel tão importante quanto polémico. Simultaneamente, tem havido uma descentralização de parte da responsabilidade relativa à sua avaliação com vista a garantir a qualidade. A última fase do alargamento da responsabilidade sobre a produção dos manuais escolares consistiu na acreditação de entidades avaliadoras e certificadoras de manuais escolares que dêem garantias de poderem proceder à realização de um trabalho que visa assegurar, antes de chegarem às mãos dos professores e dos alunos, a qualidade científica e pedagógica desses recursos, a conformidade com o currículo nacional e com os programas ou orientações curriculares em vigor e ainda garantir que constituem um instrumento adequado de apoio ao ensino e aprendizagem, bem como à promoção do sucesso educativo. Nesta comunicação, pretendemos apresentar uma reflexão sobre o quadro legal que regulamenta este processo, com base nos dados relativos ao envolvimento de uma entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares no processo de avaliação e certificação de manuais, no final de 2009 e princípio de 2010. Pretendemos também apresentar um primeiro balanço desta experiência, com base na análise e interpretação dos dados relativos à primeira fase da actividade da entidade certificadora. Estes dados apontam para um impacto muito positivo do processo de avaliação e certificação na melhoria da qualidade dos manuais. Abstract. The twenty-first century has brought about more frequent and larger challenges to society in general, and specifically to Schooling. The most predominant challenges are the necessity to assure the quality of an educational system when economical resources have become scarce, when the system has become more heterogeneous and when expectations regarding School’s contribution to the development of society have increased. The need to provide education for all has highlighted politicians, teachers and researchers’ responsibilities in guaranteeing a system steered towards excellence. One of the fields which can significantly contribute to achieving excellence is the conception and production of didactic resources, as they have gained considerable importance. Among the number of didactic resources, textbooks will be featured, playing both an important role as well as a controversial one. Simultaneously, there has been a decentralization of the responsibility of its evaluation in guaranteeing quality. The last step in extending responsibility in the production of textbooks consists of the accreditation of evaluating and certifying entities of textbooks, guaranteeing scientific and pedagogical quality that it is in compliance with the syllabus or guidelines in force, and guaranteeing that they are an adequate tool for education and learning support, as well as promoting educational success before reaching both students and teachers. This communication aims to present a reflection of the legal framework that regulates this procedure, supported by the data of an evaluating and certifying entity of textbooks which was involved in this process from the end of 2009 and the beginning of 2010. Moreover, it intends to illustrate the first outcome of this experience supported by the data analysis and interpretation of the first phase of the procedure. The data indicates a very positive impact of the evaluation and certification process on improving the quality of the textbooks.
- Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel; Simões, Dabiel; Carvalho, MartaEste artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles.