Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Interacções na aula de Matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
matematica2.pdf791.48 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este livro colige um conjunto de trabalhos apresentados no Seminário de Investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática, realizado em Abril de 1999, na cidade de Mangualde. A escolha do tema do seminário, que dá o nome a esta obra – Interacções na Aula de Matemática — foi precedida de bastante discussão no seio do grupo incumbido de organizar este evento. A par das Interacções na Aula de Matemática surgiu também a hipótese de nos centrarmos sobre a Comunicação na Aula de Matemática. Na verdade, existe uma grande proximidade e interligação entre ambos os temas, como se evidencia nos trabalhos de investigação realizados no âmbito da educação matemática. A comunicação verbal que ocorre na sala de aula é uma forma de interacção recorrendo tanto à linguagem natural como à linguagem matemática. Neste sentido, pode-se estudar as interacções entre alunos e professor sem se estar preocupado com questões relacionadas com o processo comunicativo. Por se reconhecer maior abrangência no tema das Interacções comparativamente com o da Comunicação, optou-se pelo primeiro como temática central do encontro. Outro aspecto que influenciou, de algum modo, a escolha do tema foi a tradição de investigação em educação matemática que existe por detrás de cada um dos temas, tanto no plano nacional como no plano internacional.

Description

Keywords

Matemática Interações Comunicação

Pedagogical Context

Citation

Monteiro, C; Tavares, F; Almiro, J.; Ponte, J. e Matos, J (Org). (2000). Interacções na aula de Matemática. Viseu: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

CC License