Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
791.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este livro colige um conjunto de trabalhos apresentados no Seminário de Investigação em Educação Matemática, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática, realizado em Abril de 1999, na cidade de Mangualde. A escolha do tema do seminário, que dá o nome a esta obra – Interacções na Aula de Matemática — foi precedida de bastante discussão no seio do grupo incumbido de organizar este evento. A par das Interacções na Aula de Matemática surgiu também a hipótese de nos centrarmos sobre a Comunicação na Aula de Matemática. Na verdade, existe uma grande proximidade e interligação entre ambos os temas, como se evidencia nos trabalhos de investigação realizados no âmbito da educação matemática. A comunicação verbal que ocorre na sala de aula é uma forma de interacção recorrendo tanto à linguagem natural como à linguagem matemática. Neste sentido, pode-se
estudar as interacções entre alunos e professor sem se estar preocupado com questões relacionadas com o processo comunicativo. Por se reconhecer maior abrangência no tema das Interacções comparativamente com o da Comunicação, optou-se pelo primeiro como temática central do encontro. Outro aspecto que influenciou, de algum modo, a escolha do tema foi a tradição de investigação em educação matemática que existe por detrás de cada um dos temas, tanto no plano nacional como no plano internacional.
Description
Keywords
Matemática Interações Comunicação
Citation
Monteiro, C; Tavares, F; Almiro, J.; Ponte, J. e Matos, J (Org). (2000). Interacções na aula de Matemática. Viseu: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação