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As rádios escolares como estratégia de educomunicação: o estudo de caso do projeto Forest FM em estabelecimentos escolares da região de Viseu

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Abstract(s)

Os media desempenham, atualmente, um papel crucial na educação, tal como as escolas podem representar na educação para os media. Assim, a ligação entre a educação e a comunicação, que engloba também a presença dos media é pertinente para o reforço da literacia mediática na sociedade. No âmbito do projeto “Forest FM - envolvimento de jovens na prevenção dos incêndios rurais através de um programa de rádio participativo” desenvolveu-se um trabalho junto dos alunos de quatro escolas do distrito de Viseu (Carregal do sal, Nelas, Mortágua e Tondela). O propósito deste projeto de investigação passa por incentivar os alunos a criar programas de rádio participativos dentro da temática dos incêndios rurais, em que no processo adquirem competências para melhor entenderem os meios de comunicação. A metodologia utilizada foi mista, cruzando métodos qualitativos e quantitativos. As principais recolhas de dados sustêm-se no inquérito por questionário, na realização de focus group e nas entrevistas aos docentes que acompanharam as sessões. Em complemento dos dados obtidos foram escritas notas de campo das sessões dinamizadas nas escolas. Na análise dos resultados obtidos percebemos que é pelas redes sociais que os jovens mais se informam e menos pelos meios de comunicação tradicionais, como a televisão, rádio ou jornal. Depois da criação dos programas de rádio participativos, os alunos consideram que a educação para os media é importante para ensinar a pesquisar e a reconhecer as fontes de informação pertinentes, saber interpretar a informação presente no digital e alertar para a desinformação. Contudo, consideram também que deve ser a escola a promover a educação para os media, como a criação de rádios escolares, por exemplo.
The media currently play a crucial role in education, just as schools can play a crucial role in media education. Thus, the link between education and communication, which also includes the presence of the media, is relevant to strengthening media literacy in society. As part of the project "Forest FM - involving young people in the prevention of rural fires through a participatory radio program", work was carried out with students from four schools in the district of Viseu (Carregal do Sal, Nelas, Mortágua and Tondela). The aim of this research project is to encourage students to create participatory radio programs on the subject of rural fires, in the process acquiring skills to better understand the media. The methodology used was mixed, combining qualitative and quantitative methods. The main data collection methods were a questionnaire survey, focus groups and interviews with the teachers who attended the sessions. In addition to the data obtained, field notes were taken of the sessions held in the schools. In the analysis of the results obtained, we realized that it is through social networks that young people find out the most and less through traditional media such as television, radio or newspapers. Following the creation of participatory radio programs, the students believe that media education is important for teaching how to research and recognize relevant sources of information, how to interpret information on digital media and how to warn against disinformation. However, they also believe that it should be the school that promotes media education, such as the creation of school radio stations, for example.

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Keywords

educomunicação educação para os media rádios escolares rádios comunitárias literacia mediática educommunication media education school radios community radios media literacy

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