Repository logo
 
Publication

Atitudes dos estudantes do ensino profissional face à sexualidade

dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabel Nunes Pereira Azevedo
dc.contributor.advisorDuarte, João Carvalho
dc.contributor.authorRodrigues, Liliana Sofia Almeida Ferreira
dc.date.accessioned2015-07-27T08:29:37Z
dc.date.available2015-07-27T08:29:37Z
dc.date.issued2015-02-04
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEnquadramento – A sexualidade é vivida de forma individual, envolvendo as componentes biopsicossociais e contexto em que cada estudante se insere, o que interfere nas suas atitudes face à sexualidade. Objetivos – Caraterizar as atitudes dos estudantes do ensino profissional face à sexualidade. Analisar a relação entre variáveis sociodemográfica, académicas, familiares e de contexto sexual com as atitudes face à sexualidade. Material e Método – Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra não probabilística de 281 estudantes de duas escolas de ensino profissional. O questionário inclui caracterização sociodemográfica, académica, familiar, Escala de Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES-II), Escala de Conhecimentos sobre as Infeções de Transmissão Sexual e Escala de Atitudes Face à Sexualidade. Resultados – Predominam os rapazes (62.27%), com média de idades de 17.63 anos e 45.2% possuem bom ambiente familiar; prevalece a coesão familiar desmembrada (33.5%) e separada (35.6%); têm adaptabilidade familiar flexível (45.1%); sobressai a família meio-termo e equilibrada (31.1%). A maioria (59.8%) já iniciou a vida sexual, desses 38.7% aos 16 anos. O género, situação profissional e habilitações académicas dos pais, ter preservativo quando precisam e conhecimentos sobre as infeções de transmissão sexual interferiram nas atitudes dos estudantes face à sexualidade. Conclusão – Os conhecimentos sobre infeções de transmissão sexual e o tipo de família foram variáveis preditoras das atitudes face à sexualidade. Quanto melhor o tipo de família mais favoráveis as atitudes; quanto pior o tipo de família, mais fracos os conhecimentos sobre as infeções de transmissão sexual. O tipo de família influencia diretamente as atitudes e indiretamente. os conhecimentos.por
dc.description.abstractAbstract Background - Sexuality is experienced individually, involving the biopsychosocial components and context in which each student is inserted, which interferes in their attitudes towards sexuality. Objectives - Characterize the vocational education students attitudes towards sexuality. To analyze the relationship between sociodemographic variables such as academic, family and sexual context with the attitudes towards sexuality. Material and Methods - Quantitative, cross-sectional, descriptive and correlational. Non probabilistic sample of 281 students coming from two vocational education schools. The questionnaire includes sociodemographic characteristics, academic, family, Cohesion and Family Adaptability Scale (FACES-II), Knowledge Scale on Sexually Transmitted Infections and Attitude Scale towards sexuality. Results – Boys predominate (62.27%) with an average age of 17.63; 45.2%; have good family environment; dismembered family cohesion prevails (33.5%) as well as separated (35.6%); 45.1% have flexible family adaptability; Average and balanced families stands out (31.1%). Most 59.8% are already sexually active, 38.7% since the age of 16 years. Gender variables, employment status and educational attainment of parents, having condoms available when they need and knowledge about sexually transmitted infections interferes in students' attitudes towards sexuality. Conclusion - Knowledge on sexually transmitted infections and the type of family structure were predictors of attitudes towards sexuality, the more favorable type of family, the better the attitudes; the less favorable type of family, the weaker knowledge about sexually transmitted infections. The type of family structure directly influences attitudes as it indirectly influences knowledge.por
dc.identifier.tid201179830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2855
dc.language.isoporpor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectConhecimentos, atitudes e prática em saúdepor
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAdolescentpor
dc.subjectAttitudepor
dc.subjectEducation, professionalpor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectHealth knowledge, attitudes, practicepor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectSexually transmitted diseasespor
dc.subjectStudentspor
dc.titleAtitudes dos estudantes do ensino profissional face à sexualidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineUnidade de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitáriapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitáriapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RODRIGUES, LilianaSofiaAlmeidaFerreira DM.pdf
Size:
17.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: