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Abstract(s)
Este trabalho pretende dar um contributo para o estudo integrado das relações bancárias e do
desempenho empresarial e avaliar a sua endogeneidade através de um sistema de equações
simultâneas. Entre os factores de carácter interno que condicionam o desempenho empresarial
referem-se: as relações bancárias (Degryse & Ongema, 2001, Ongema & Smith, 2001), o
governo da empresa (Bhagat & Bolton, 2008), os recursos humanos (Rogoff, Lee & Suh,
2004), o marketing (Kara, Spillan & Deshields, 2005), a qualidade, a inovação e os recursos
tecnológicos (Donovan, 1996), os valores culturais e os sistemas de informação (Tse &
Soufani, 2003). Centramo-nos nos dois primeiros.
As relações bancárias permitem superar problemas de assimetria de informação e aliviar as
dificuldades na obtenção de recursos financeiros, constituindo o mercado de crédito a
principal fonte de financiamento das pequenas e médias empresas (PME's), ganhando
relevância o estudo da intermediação bancária, como condicionante do desempenho
empresarial (Boot, 2000).
A revisão da literatura (Degryse & Van Cayselle, 2000, Hernandez & Martinez, 2010)
identifica um conjunto de factores externos e internos que justificam a selecção das entidades
de crédito. Entre os primeiros, Ongena & Smith (2000) advertem que o número de relações
bancárias nos países de tradição continental é maior do que nos países de tradição anglosaxónica
e Soenen (1989) e Lundahl, Vegholm, & Silver (2009) referem o custo dos serviços
financeiros, a flexibilidade e qualidade dos serviços, as relações pessoais e os serviços
especiais. Nos segundos, destacam-se a dimensão (Iturralde, Maseda, & Jose, 2010), a
selecção adversa (Detragliache, Garella, & Guiso, 2000), o sector de actividade (Neuberger,
Solving, & Schacht, 2007), a internacionalização (Hernandez & Martinez, 2010) e as
tecnologias de informação (Johns & Perrrot, 2008). Neste trabalho apenas serão analisados os
factores internos.
A literatura sustenta também que as relações bancárias condicionam a rendibilidade (Ongema
& Smith, 2001) e esta por sua vez o número daquelas (Yosha, 1995, Detraguiache et al.,
2000), sugerindo essa mesma literatura uma relação de causalidade recíproca entre elas
(Degryse & Ongena, 2001, Fok, Chang, & Lee, 2004).
Paralelamente, as especificidades das PME’s , nomeadamente a natureza familiar que a
estrutura de propriedade e controlo lhes confere, remetem-nos para o estudo do governo da
empresa e dos mecanismos de controlo, no cumprimento dos propósitos empresariais (Denis
& McConnel, 2003).
O modelo de equações simultâneas utilizado permite uma abordagem integrada das relações
bancárias e do desempenho empresarial. Os resultados sugerem uma relação de reciprocidade
entre si. A estimação do modelo formulado indica uma relação directa entre a rendibilidade e
o número de relações bancárias e que as empresas, em contextos de assimetria de informação,
são incentivadas a procurar novas relações. Os resultados apontam ainda para que a
diminuição da selecção adversa, que resulta de uma maior rendibilidade, permite às empresas
reduzirem os constrangimentos que decorrem de uma relação bilateral.
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EnANPAD