Repository logo
 
Publication

LGP na Educação pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de histórias

dc.contributor.authorAlves, Sabrina
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2021-04-09T09:26:39Z
dc.date.available2021-04-09T09:26:39Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste artigo procura-se compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de Educação Pré-escolar (EPE), com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Recorreu-se ao Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) (2009) para descrever o envolvimento de crianças no momento do conto da história O Passeio da D. Rosa (2011). Foram selecionadas três crianças de diferentes faixas etárias de dois grupos. O Passeio da D. Rosa (2011) foi contado em LGP nos dois momentos, apenas no segundo, se recorreu às ilustrações. Apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP, no entanto, em ambos os grupos, atingiram-se níveis de envolvimento elevado no 1.º momento, diminuindo no 2.º momento. A análise da compreensão global da história foi feita a partir de desenhos e reconto oral. Os recontos orais permitiram evidenciar que as crianças de ambos os grupos compreenderam globalmente a história, recorrendo também a vocabulário em LGP.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we seek to understand whether the use of Portuguese Sign Language (PSL) in the context of Pre-school Education (PSE), with hearing children, has repercussions on their involvement and overall understanding of stories. We use the Effective Early Learning Handbook (EEL/DQP) (2009) to describe the involvement of three children at the time of the storytelling. To both groups, Rosie’s Walk (2011) was told in LGP, without using the illustrations and then using them. Although one group had previous knowledge of LGP, most children in both groups reached high levels of involvement in the 1st moment, decreasing in the 2nd moment. The analysis of the overall understanding of the story was made from drawings and oral recounting, making known the most significant elements and moments in the story. The oral retells showed that children from both groups understood the story globally, also using PSL vocabulary.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlves, S. & Silva, A.I. (2021). LGP NA EDUCAÇÃO PRÉ- ESCOLAR COM CRIANÇAS OUVINTES: REPERCUSSÕES E INTERFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO GLOBAL DE HISTÓRIAS. In C. Morgado (Coord.) Cadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico. (pp.86-102). Porto: IPP-ESE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-37-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6718
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.subjectLGPpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectCrianças ouvintespt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subjectEffective Early Learningpt_PT
dc.subjectHearing childrenpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectPSLpt_PT
dc.titleLGP na Educação pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage102pt_PT
oaire.citation.issue1.ªpt_PT
oaire.citation.startPage86pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Pedagógicos I Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básicopt_PT
oaire.citation.volumeVOL. 1pt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2021_Alves&Silva.pdf
Size:
515.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format