CI&DEI - Capítulo em obra nacional, como autor
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Recent Submissions
- Empreendedorismo social em estudantes do ensino superiorPublication . Fernandes, Rosina; Figueiredo Martins, Emília da Conceição; Mendes, Francisco; Sargento, José
- Desenho no DigitalPublication . Sousa, Catarina Carneiro deHá no desenho contemporâneo uma dimensão digital que não pode ser ignorada. O propósito deste capítulo é pensar, de forma muito breve, alguns dos diferentes processos pelos quais esta dimensão digital se tem manifestado no desenho autónomo. Para isso iremos comparar as diferenças entre a remediação digital de processos tradicionais e processos nativamente digitais. Parece- nos particularmente signi"cativo distingui-los, por um lado, mas também compreender como podem, atualmente, tender para a hibridização.
- Ensino Superior e diplomas: contornos regionais de acesso e preparação para o trabalhoPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e
- Perspetivas sobre o ensino politécnico: contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionaisPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Cardoso, Ana Paula; Santos, Maria João; Campos, Sofia; Paiva, Teresa
- Contributos do método Montessori à luz do atual enquadramento legislativo da educação inclusiva em Portugal: A intervenção com crianças com perturbação do espectro de autismoPublication . Gomes, Laura; Rodrigues, Ana; Pereira, Sara; Lima, Pâmela; Ribeiro, Esperança JalesSão analisados os contributos do método Montessori para a educação inclusiva e, neste sentido, é averiguada a existência de linhas convergentes com o quadro conceptual da legislação mais atual neste domínio, o Decreto_Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que procura garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de quem aprende. Exploram-se ainda os benefícios do referido método na intervenção socioeducativa orientada para crianças com perturbações do espectro do autismo.
- As Práticas Sustentáveis e a Preocupação Ambiental dos portugueses: Um estudo exploratórioPublication . Amaro, Suzanne; Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Espírito Santo, PedroA sustentabilidade é um tema presente e tem sido uma das preocupações dos governos pelas alterações que o meio ambiente tem tido ao longo dos últimos anos. A atribuição de responsabilidades às atividades humanas pelas alterações ambientais é o ponto de partida para esta investigação. Assim, tendo em conta o aumento dos problemas ambientais nos últimos anos, este capítulo teve como principal objetivo analisar a preocupação ambiental e as práticas sustentáveis dos portugueses. Foi aplicado um inquérito por questionário online à população portuguesa, tendo sido obtidas 700 respostas. Uma análise fatorial revelou que os comportamentos sustentáveis podem ser divididos em cinco grupos: Poupança de Energia e Água, Participação Ativa, Redução do Desperdício, Reciclagem e Transporte Os resultados mostram, ainda, que apesar de os portugueses terem uma elevada preocupação ambiental, ainda revelam práticas sustentáveis muito abaixo do que seria esperado.
- Formação de pessoas idosas em novas tecnologiasPublication . Murciano Hueso, Alicia; Cardoso, Ana PaulaO prolongamento da vida das pessoas é uma das conquistas mais notáveis do nosso tempo. Portugal e Espanha, tal como outros países europeus, têm vindo a experimentar, nas últimas décadas, as consequências de profundas alterações demográficas e o aumento da esperança de vida, que representam já significativas oportunidades e desafios no desenvolvimento das sociedades do século XXI. A este fenómeno de acentuado envelhecimento, alia-se o desenvolvimento das sociedades de informação, com a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos as áreas. Esta situação complexa implica também mudanças aceleradas em muitos setores da sociedade, que representam um sério desafio para os países em desenvolvimento. Como resposta, a comunidade científica tem vindo a combinar esforços para estudar em profundidade a relação entre as tecnologias e os processos de envelhecimento. Assim, o campo de investigação da educação de adultos e da gerontologia educativa há muito que aborda a necessidade de estudar processos e espaços de aprendizagem adaptados às exigências e características das pessoas idosas, a fim de ultrapassar a brecha digital e assegurar o acesso e uso da tecnologia, com vista a beneficiar das suas vantagens. A seguir, apresentamos duas linhas chave de investigação educacional para países como Portugal e Espanha, que, com uma população envelhecida, enfrentam atualmente desafios e oportunidades semelhantes.
- Storytelling and digital art: tools for enhancing multilingual skillsPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
- Biliteracy and Multiliteracies: Building Paths to the FuturePublication . Lúgaro, Carolina; Sá, Maria Helena Araújo; Silva, Ana IsabelLiving in a modern world where linguistic and cultural diversity, enhanced by a host of technologies, are present in people's daily lives, demands skills on multiliteracies, which must incorporate the different languages and cultures and the different forms in which texts appear (Cope & Kalantzis, 2009). For an emancipatory approach to the deaf as critical agents of citizenship, capable of acting and intervening in the different spheres of society, they need to build up skills to deal with multilingualism and multimodality. Language and literacies of the deaf have been widely discussed in the scientific literature in recent decades, from broader studies about reading and language development of the deaf (Domínguez, Pérez, & Alegría, 2014; Goldin-Meadow & Mayberry, 2001; Lederberg, Miller, Easterbrooks, & Connor, 2014; Spencer & Marschark, 2010; Y. Wang & Andrews, 2014; Worsfold, Mahon, Pimperton, Stevenson, & Kennedy, 2018), to those on more specific themes, such as the use of reading strategies (Banner & Wang, 2011; Furlonger, 2016; Schirmer, Bailey, & Lockman, 2004), emergent literacy skills (Easterbrooks, Lederberg, Miller, Bergeron, & McDonald Connor, 2008; Kyle & Harris, 2011; Zupan & Dempsey, 2013), reading comprehension response to complex grammar (Traxler, Corina, Morford, Hafer, & Hoversten, 2013), the impact of new technologies on literacy development (Harris, 2015), and those that focus on how to teach reading to this public (Ducharme & Arcand, 2011; Martins, 2015). Moreover, in recent years, multi/plurilingualism related to the deaf has given rise to research that comes from the multidisciplinary fields of Language Studies, Deaf Studies and Educational Sciences and discuss language issues within a plurilingual1 view, even if they have different approaches and diverse focus and objectives.
- Práticas discursivas de jornalistas portugueses em tempo de COVID-19Publication . Freitas, Andreia; Silva, Ana Isabel; Amante, Susana“Quero acreditar que estaremos fortes para esta luta que vai piorar antes de melhorar.” Estas foram as primeiras palavras de Rodrigo Guedes de Carvalho ao encerrar o telejornal da SIC, a 13 de março de 2020. A agenda dos media firmou-se nos boletins diários das entidades de saúde, em Portugal e no mundo, e nas alterações sociais daí decorrentes. As notícias de outros temas escassearam e o jornalismo centrou-se, por um lado, na comunicação da informação sobre a pandemia; por outro, democratizou a sua função de serviço para o público, ao mesmo tempo que redirecionou a função crítica para a função pedagógica. O jornalista passou também a partilhar os impactos da pandemia na sua própria vida, identi!cando-se como um cidadão, representando em si a realidade de muitos portugueses. Jornalistas de vários telejornais apresentam discursos pautados pela emoção e apontamentos de moralidade, orientando a população para comportamentos sem risco associado para o travar do vírus, tanto no cenário português como no cenário internacional. Parece-nos importante analisar este fenómeno atendendo aos discursos sobre a pandemia COVID-19 nos telejornais portugueses, bem como os seus efeitos na sociedade e no jornalismo, objetivado nos seguintes pontos: a) Que discursos de jornalistas, em território nacional, sobre a pandemia se tornaram notícia; b) Qual o impacto destes fenómenos televisivos para a consciência de pandemia; e c) Qual a perceção do cidadão sobre estas práticas discursivas. Foi aplicado um inquérito por questionário à população portuguesa. Concluiu-se que a disseminação destes discursos é coincidente com o efeito perlocutório pretendido de “!car em casa”. As mesmas práticas discursivas permitiram que o jornalista se distancie da sua função e se assuma como cidadão. Este exercício em direto nos telejornais provocou uma sensação de con!ança e aumentou a perceção acerca da importância pedagógica e democrática do jornalista neste cenário de pandemia.