Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As Crianças e a Igualdade de Género

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
370-relatorio final.pdf5.34 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes fundamentais, sendo que a primeira diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar, mencionadas por ordem temporal dos estágios, e a segunda corresponde ao trabalho de investigação que deu título ao Relatório: “As Crianças e a Igualdade de Género”. A igualdade de género assenta no reconhecimento, na aceitação e na valorização das diferenças entre mulheres e homens, assim como dos diferentes papéis que estes têm na sociedade, tanto no que diz respeito à vida pública como à vida privada, sendo que o termo género é usado para descrever as interpretações e significações atribuídas às pessoas com base na sua categoria sexual de pertença, tratando-se da construção de categorias sociais resultantes das diferenças biológicas. De notar que a igualdade de género é um dos conteúdos recomendados ao longo dos doze anos de escolaridade obrigatória em Portugal, no âmbito da Educação para a Cidadania. Assim sendo, este consiste num estudo de cariz qualitativo, assente na temática da Educação para os Valores, no âmbito da Educação para a Cidadania, o qual objetiva compreender a perceção das/dos crianças/alunos da EPE e do 1.º CEB relativamente à igualdade de género. Os objetivos principais almejam compreender as conceções das/dos crianças/alunos da EPE e do 1.º CEB relativas ao género e as conceções de género dos seus pais/encarregados de educação. De um modo mais específico, pretende-se relacionar as conceções de género das/dos crianças/alunos com as conceções dos seus pais/encarregados de educação, procurando perceber de que modo a família influencia a perceção das crianças. Para tal, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a dez crianças de uma sala de um jardim de infância, dez alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade, assim como aos respetivos pais/encarregados de educação de ambos os grupos, perfazendo o total de quarenta entrevistas. A informação obtida através da recolha de dados, em grande parte, revela a presença de alguns estereótipos de género, alguns já identificados em estudos de diversos autores apresentados no capítulo da revisão da literatura, confirmando que as conceções de género das crianças, tanto em idade pré-escolar como no 1.º CEB, sofrem influência não só da família, mas também da sociedade, sendo que esta última condiciona até as escolhas e a postura dos próprios pais, que pretendem proteger os filhos dos preconceitos que ainda persistem na sociedade de hoje. Assim sendo, percebe-se que, embora se tenha assistido a uma evolução, ao longo do tempo, no que respeita à igualdade de género, ainda há um enorme e difícil caminho a percorrer, o qual deve começar pela eliminação dos estereótipos de género, pois são precisamente as ideias estereotipadas que moldam o pensamento dos indivíduos, desde a mais tenra idade.
The present Final Internship Report is divided into two fundamental parts. The first part is dedicated to a critical reflection on the practices developed in the context, particularly in the 1st Cycle of Basic Education and in Preschool Education, mentioned in chronological order of the internships. The second part corresponds to the research work that gave title to the report: "Children and Gender Equality”. Gender equality is based on the recognition, acceptance and appreciation of the differences between women and men, as well as the different roles they have in society, both with regard to public and private life, with the term gender being used to describe the interpretations and meanings attributed to people based on their sexual category of belonging, dealing with the construction of social categories resulting from biological differences. Must be noted that gender equality is one of the recommended contents throughout the twelve years of compulsory education in Portugal, within the scope of Education for Citizenship. Therefore, this consists of a qualitative study, focused on the theme of Values Education within the scope of Citizenship Education. It aims to understand the perceptions of children/students in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education regarding gender equality. The overall objectives are to comprehend their gender conceptions and the gender conceptions of their parents. More specifically, the aim is to relate the gender conceptions of children/students with those of their parents, looking for to understand how the family influences children's perceptions. To achieve this, semi-structured interviews were conducted with ten children from a kindergarten class, ten students from a 4th-grade class, as well as with the respective parents of both groups, totaling forty interviews. The information obtained through data collection largely reveals the presence of gender stereotypes, some already identified in studies by different authors presented in the literature review chapter. It confirms that children's gender conceptions, both in preschool age and in the 1st Cycle of Basic Education, are influenced not only by the family but also by society. Moreover, society even conditions the choices and attitudes of parents, who intend to protect their children from the prejudices that still persist in today's society. Therefore, it is evident that, although there has been significant progress over time regarding gender equality, there is still a long and challenging path ahead. This path should begin with the elimination of gender stereotypes because it is precisely these stereotyped ideas that shape individuals' thinking from a very young age.

Description

Keywords

Género vs. Sexo Educação para a Igualdade de Género Estereótipos de Género Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Sex vs. Gende Education for Gender Equality Gender Stereotypes Preschool Education 1st Cycle of Basic Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue