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Políticas e práticas de avaliação de manuais de Português em Portugal e no Brasil

dc.contributor.authorMaciel, Francisca
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2018-01-23T08:46:39Z
dc.date.available2018-01-23T08:46:39Z
dc.date.issued2017-10-25
dc.description.abstractO manual escolar (em Portugal) ou o livro didático (no Brasil) é o recurso didático mais acessível aos alunos e às suas famílias, mas é, também, muito influenciado por decisões políticas. Em Portugal, a avaliação e a adoção dos manuais escolares tem como princípios a liberdade e a autonomia na sua produção, escolha e utilização. O enquadramento jurídico vigente, estabelecido pela Lei n.º 47/2006, de 28 de agosto, sofreu algumas alterações ao longo dos últimos anos, mas não foi, ainda, objeto de um estudo sistemático dos seus resultados. Por sua vez, no Brasil, a Portaria Ministerial n.º 82, de 20 de janeiro de 2000, estabelece que o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza a avaliação pedagógica do livro didático como parte da execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do livro de literatura, concretizando o Programa Nacional Biblioteca da Escola. Através do PNLD, são distribuídas gratuita e universalmente as obras didáticas nas escolas públicas, cumprindo o preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96). Considerando a importância de fundamentar as decisões nos resultados da investigação, esta comunicação visa apresentar os resultados de um estudo, de natureza qualitativa, sobre a legislação que suporta a avaliação de manuais escolares ou de livros didáticos em Portugal e no Brasil no início do século XXI. Os resultados preliminares deste estudo permitem destacar as vantagens de associar a avaliação dos manuais de Português a uma reflexão sobre o seu contributo para a garantia da qualidade das aprendizagens dos alunos, procurando, assim, definir linhas diretrizes que ajudem a melhorar os sistemas em vigor.pt_PT
dc.description.sponsorshipCI&DETS, Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4788
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relationCI&DETS, IPVpt_PT
dc.subjectRecursos didáticospt_PT
dc.subjectAvaliação de manuais escolarespt_PT
dc.subjectAvaliação de livros didáticospt_PT
dc.subjectPolítica educativapt_PT
dc.titlePolíticas e práticas de avaliação de manuais de Português em Portugal e no Brasilpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleVI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesapt_PT
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785

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