| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Ainda que comummente associada ao jornalismo, a infografia atualiza potencialidades que pensamos redimensionar para diversos contextos educativos, incluindo a educação especial. Nesta comunicação descrevemos a infografia como uma ferramenta ao serviço da literacia, pelo cariz facilitador da compreensão das mensagens escritas. Propomos cartografar a utilização desta ferramenta ao serviço de crianças e jovens com necessidade educativas especiais, promovendo a literacia visual. A partir da análise de documentos reguladores da ação docente, de instrumentos e recursos didáticos à disposição de professores, descrevemos a pertinência da utilização da infografia para e com estes públicos. Paralelamente, propomos, neste âmbito, caracterizar e avaliar o impacto da utilização da infografia na compreensão de conteúdos escolares em diferentes anos de escolaridade.
Description
Keywords
Literacia Necessidades Educativas Especiais TIC Infografia
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Facultade de Ciencias da Educación - Campus Vida Santiago de Compostela
