Repository logo
 
Publication

Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.

dc.contributor.authorSantos, Ricardo
dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.date.accessioned2017-01-17T15:46:56Z
dc.date.available2017-01-17T15:46:56Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractOs alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínuapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, R. & Pereira, A. (2016). Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD, 2(1) 13-22.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4013
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpdd.org/Cache/binImagens/XPQJBcAXX4217giEJo9Oj18ZKU.pdfpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.titleCompetências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.pt_PT
dc.title.alternativeSkills of Physical Education teachers to intervene with students with ASD. A case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleDesporto e Atividade Física para Todos - Revista Científica da FPDDpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Santos e Pereira (2016). Competências de professores de Educação Física.pdf
Size:
588.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: