Publication
Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso.
dc.contributor.author | Santos, Ricardo | |
dc.contributor.author | Pereira, Antonino | |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T15:46:56Z | |
dc.date.available | 2017-01-17T15:46:56Z | |
dc.date.issued | 2016-09 | |
dc.description.abstract | Os alunos com necessidades educativas especiais impõem às escolas a necessidade de terem professores competentes para lhes propiciar uma aprendizagem com qualidade e igualdade de oportunidades. Este estudo teve como objetivo conhecer a preparação dos professores de Educação Física para intervirem com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, que frequentam turmas do ensino regular. Recorreu-se a uma metodologia de caráter qualitativo, tendo sido realizadas quinze entrevistas semiestruturadas, a professores de Educação Física, a exercerem no Ensino Básico e Secundário na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores. A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram, maioritariamente, que os professores consideram possuir poucas competências para lecionação com este tipo de alunos, manifestando maiores dificuldades nas relacionadas com o saberconhecer. Relativamente à formação dos docentes, concluímos que grande parte não possui formação específica acerca desta temática. No âmbito da formação informal, entre os modos mais evidenciados para obtenção de competências, salientamse a aprendizagem com colegas e a pesquisa bibliográfica. A maioria afirma que a formação inicial e a contínua não lhes permitiu desenvolver competências para trabalhar com alunos com PEA e o fato de exercerem no Arquipélago dos Açores ser um entrave à obtenção de formação contínua | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, R. & Pereira, A. (2016). Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. Desporto e Atividade Física para Todos – Revista Científica da FPDD, 2(1) 13-22. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4013 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | 1; | |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpdd.org/Cache/binImagens/XPQJBcAXX4217giEJo9Oj18ZKU.pdf | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | formação | pt_PT |
dc.title | Competências de professores de Educação Física para intervir com alunos com PEA - Um estudo de caso. | pt_PT |
dc.title.alternative | Skills of Physical Education teachers to intervene with students with ASD. A case study | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 22 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | Desporto e Atividade Física para Todos - Revista Científica da FPDD | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Santos e Pereira (2016). Competências de professores de Educação Física.pdf
- Size:
- 588.52 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: