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Perceção parental sobre hábitos e qualidade do sono das crianças em idade pré-escolar

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Enquadramento: A qualidade do sono é determinante para o bem-estar durante o dia e para otimizar o desempenho nas atividades de cada criança. Objetivos: Caracterizar os hábitos e a qualidade de sono percebidos pelos pais das crianças em idade pré-escolar. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e correlacional. Amostra não probabilística com 642 pais de crianças que frequentavam o ensino pré-escolar dos concelhos de Albergaria-a-Velha (64,2%) e Águeda (35,8%). Utilizou-se o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Resultados: Apurou-se que 64,8% das crianças foi classificada como tendo boa qualidade de sono; 47,2% demoram a adormecer entre 16 a 30 minutos; 88,3% dormem entre 09h30 e 10h30 horas; 84% apresentam uma eficiência habitual do sono muito boa; 75,4% referem perturbação do sono; 97,5% não usam medicação para dormir e 76,6% não referem disfunção diurna. Conclusão: Embora a qualidade do sono seja boa na maioria das crianças, foram identificados vários aspetos preocupantes. Assim, é necessário que seja fornecida educação sobre a higiene do sono aos pais e à comunidade pré-escolar.
Abstract Background: Sleep quality is essential for children’s well-being during the day and to optimize their school performance. Objectives: To characterize the sleep habits and quality of preschool-aged children based on their parents’ perceptions. Methodology: A quantitative, descriptive, and correlational study was conducted using a nonprobability sample of 642 parents of children attending preschool in the municipalities of Albergaria-a-Velha (64.2%) and Águeda (35.8%). The Pittsburgh Sleep Quality Index was used. Results: The results showed that 64.8% of children had a good sleep quality; 47.2% of them took 16 to 30 minutes to fall asleep; 88.3% of them slept between 9 and a half hours and 10 and a half hours; 84% had very good habitual sleep efficiency; 75.4% had sleep disturbance; 97.5% did not use sleeping pills; and 76.6% had no daytime dysfunction. Conclusion: Although sleep quality is good in most of the children, a number of concerns were identified. Thus, sleep hygiene education should be provided to parents and the preschool community.
Resumen Marco contextual: La calidad del sueño es determinante para el bienestar durante el día y para optimizar el desempeño en las actividades que realiza el niño. Objetivos: Caracterizar los hábitos y la calidad del sueño percibidos por los padres de los niños en edad preescolar. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo y correlacional. Muestra no probabilística con 642 padres. Los niños asisten a la enseñanza preescolar de los municipios de Albergaria-a-Velha (64,2%) y Águeda (35,8%). Se utilizó el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh. Resultados: Se constató que al 64,8% de los niños se le clasificó como con buena calidad del sueño; el 47,2% tarda en dormirse entre 16 y 30 minutos; el 88,3% se duerme entre las 9h30 y las 10h30; el 84% presenta una eficiencia habitual del sueño muy buena; el 75,4% indicó trastornos del sueño; el 97,5% no usa medicamentos para dormir y el 76,6% no indicó ninguna disfunción diurna. Conclusión: En la mayoría de los niños la calidad del sueño es buena, pero hay aspectos preocupantes, por lo que es necesario educar sobre la higiene del sueño a los padres y a la comunidad educativa preescolar.

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Higiene do sono Pré-escolar Enfermeiras e enfermeiros Sleep hygiene Child Preschool Nurses Higiene del sueño Preescolar Enfermeros

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Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

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