Publication
A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Gomes, Cristina Azevedo | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.contributor.author | Novais, Anabela | |
dc.contributor.author | Jales Ribeiro, Esperança | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.contributor.author | Nunes, João | |
dc.contributor.author | Lacerda, Carla | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cátia | |
dc.date.accessioned | 2014-11-19T09:13:32Z | |
dc.date.available | 2014-11-19T09:13:32Z | |
dc.date.issued | 2014-11 | |
dc.description.abstract | Os cursos de Educação Básica (EB) integram, de acordo com a legislação em vigor, uma componente de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A forma de organizar essa componente da formação, embora regulamentada por alguns princípios consignados nos documentos legais, é da responsabilidade de cada uma das instituições de ensino superior que ministram o curso. Neste artigo, apresentamos um estudo que tem como objetivos: (i) refletir sobre o modelo de organização e funcionamento da componente de formação da Iniciação à Prática Profissional que implementamos na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); (ii) conhecer as perspetivas dos alunos do curso da licenciatura em Educação Básica sobre a IPP. Este estudo ocorre no momento em que o terceiro grupo de estudantes está a terminar o curso de Educação Básica (2010, 2011 e 2012) e em que os primeiros estudantes terminaram ou estão a terminar os seus mestrados profissionalizantes no âmbito da formação de professores e educadores de infância (cursos que permitem dar seguimento ao curso de EB). O estudo adota uma metodologia de natureza interpretativa. Participam no estudo alunos (finalistas da licenciatura de EB) e diplomados em EB (a frequentar os mestrados de formação de professores). Os dados foram recolhidos através de inquérito, por questionário e por entrevista, e análise SWOT. Os resultados do estudo apontam para uma boa aceitação por parte dos alunos do modelo de IPP, reconhecendo a importância de contactarem com os três níveis de ensino, em instituições educativas diversas. Para além disso, valorizam as tarefas desenvolvidas no âmbito da IPP, assim como o apoio da equipa multidisciplinar. | por |
dc.identifier.citation | Menezes, L., Figueiredo, M., Gomes, C., Balula, J. P., Novais, A., Ribeiro, E., Silva, A. I., Amante, S., Rocha, J., Nunes, J., Lacerda, C., Rodrigues, C. (2014). A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. R. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.). Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 397-411). Aveiro: UA Editora. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2363 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | UA Editor | por |
dc.subject | Perspetivas de alunos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Iniciação à prática profissional | por |
dc.title | A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 411 | por |
oaire.citation.startPage | 397 | por |
person.familyName | Menezes | |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.familyName | Azevedo Gomes | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.familyName | Jales Ribeiro | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | MOTA ROBOREDO AMANTE | |
person.familyName | Rocha | |
person.familyName | Lacerda José | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Maria | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Esperança | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | FÁTIMA SUSANA | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Carla Sofia Pereira | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
person.identifier.ciencia-id | DB16-B6F8-52F6 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.ciencia-id | 9F1F-DA46-340F | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.ciencia-id | 3315-1423-5042 | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.ciencia-id | 7E10-92E9-CE3B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1494-2459 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2936-9891 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1300-0785 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0053-2915 | |
person.identifier.rid | Q-2500-2018 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | ba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc | |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication | 737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc | |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8c49293c-dbfe-4b85-8b93-24bb49ba62df | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ba653c2a-59d2-49fd-9d3b-2bedf28c9e5e |